Como saber se eu estou com fibrose?

Perguntado por: zgonzaga . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

Os principais sintomas que despertam o alerta para a fibrose pulmonar são:

  1. Falta de ar;
  2. Tosse seca;
  3. Cansaço excessivo;
  4. Dores musculares e articulares;
  5. Alargamento e arredondamento das pontas dos dedos, chamado de baqueteamento digital.

Outros tipos de fibroses
Alguns exemplos são: fibrose do fígado (cirrose), fibrose do mediastino (tecido mole do mediastino), mielofibrose (medula óssea), Doença de Crohn (intestino), quelóide (pele), artrofibrose (joelho, ombro, outras articulações), fibrose nos pés (ledderhose) e por aí vai.

O que provoca a fibrose pulmonar? A doença é resultado de diversas formas de agressão aos pulmões, que com o passar do tempo leva a sua fibrose. Pode acontecer por exposição a toxinas nocivas, condições médicas e medicamentos, além de fatores ambientais e ocupacionais.

Quando o pulmão do indivíduo, por algum motivo, fica com cicatrizes em seu tecido ou passa a ser mais endurecido, o paciente é diagnosticado com a fibrose pulmonar. A fibrose pulmonar pode acontecer, por exemplo, devido a inalação de substâncias que fazem mal para o corpo, como o mofo, a poeira, o feno e madeira velha.

Fibrose após Lipoaspiração: entenda as causas!

  1. Endurecimento.
  2. Dor local.
  3. Depressões visíveis na pele.
  4. Sensação de pele “presa”

Tratamentos estéticos, como ultrassom estético, carboxiterapia, drenagem linfática e endermoterapia podem ajudar na redução dessa fibrose, principalmente quando ela for recente, ou seja, tiver menos de um mês.

A fibrose começa a se manifestar sete dias após o procedimento cirúrgico e diminui bastante depois de cerca de seis meses.

Quando a fibrose é uma complicação
Em alguns casos, a fibrose pode se apresentar com tamanhos maiores e em maior quantidade, resultando em irregularidades na pele da região operada, que poderá apresentar nódulos, endurecimento e desconforto ou dor.

A fibrose faz parte do processo de cicatrização e normalmente não causa problemas, uma vez que com os meses ela tende a desaparecer. Contudo, algumas vezes pode ocorrer uma fibrose excessiva, que pode causar dor e deformidade na região operada. Algumas vezes ela pode se manifestar através de nódulos endurecidos.

Ainda pouco conhecida, a fibrose pulmonar idiopática (FPI) é uma perigosa doença que atinge os pulmões, comprometendo gravemente a função do órgão.

Ao contrário da cirrose, a fibrose hepática é reversível, desde que se consiga interromper a agressão que a está a estimular. Essa regressão, contudo, pode demorar anos.

Medicamentos como Nintedanibe e Pirfenidona, por exemplo, são antifibróticos eficientes para controlar a perda de função pulmonar progressiva e a piora dos sintomas. Eles ajudam a desacelerar a velocidade do processo de cicatrização ocasionada pela doença.

Com expectativa de vida de aproximadamente 40 anos, as pessoas que sofrem de fibrose cística podem ter de lidar com diversas limitações caso não tratem adequadamente a condição. Embora não haja cura, o acompanhamento médico e tratamentos oferecidos garantem uma vida sadia e praticamente livre de restrições.

O que acontece são lesões nas células que causam inflamações, inchaços e equimose. O corpo reage produzindo mais proteínas na região operada, assim produzindo mais colágeno e resultando em fibroses em excesso. Os sintomas vão aparecendo nas primeiras semanas após a cirurgia e se agravando nos primeiros meses.

Em fases iniciais, a fibrose hepática pode regredir se a causa for reversível (p. ex., nos casos de eliminação viral). Depois de meses a anos de lesão crônica ou recorrente, a fibrose torna-se permanente. O desenvolvimento da fibrose é mais acelerado quando há mecanismos de obstrução biliar.

Um gene defeituoso e a proteína produzida por ele fazem com que o corpo produza muco de 30 a 60 vezes mais espesso que o usual. O muco espesso leva ao acúmulo de bactéria e germes nas vias respiratórias, podendo causar inchaço, inflamações e infecções como pneumonia e bronquite, trazendo danos aos pulmões.