Como saber se estourou o tímpano?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Os sinais e sintomas que podem indicar que o tímpano pode estar perfurado são:

  1. Intensa dor de ouvido que surge de repente;
  2. Perda repentina da capacidade para ouvir;
  3. Coceira no ouvido;
  4. Saída de sangue pelo ouvido;
  5. Secreção amarela no ouvido devido à presença de vírus ou bactérias;
  6. Zumbido no ouvido;

O tímpano perfurado, quando não é corretamente tratado, pode causar complicações, como Perda de Audição, Otites, Colesteatoma e até mesmo o aparecimento de Cistos no ouvido médio. Buscar ajuda profissional assim que os sintomas aparecerem garantirão que sua saúde auditiva continue em dia e sem complicações.

Tímpano perfurado tem cura? Sim, a perfuração do tímpano tem tratamento e, dependendo da gravidade, pode não deixar sequelas na audição.

O tímpano só pode ser perfurado através de traumas – MITO
As perfurações timpânicas podem ocorrer de maneira traumática, mas não é a única forma. O problema também pode ser gerado de maneira espontânea, devido a otites médias, que são inflamações na região do ouvido que ficam por dentro do tímpano.

Em alguns casos, as perfurações podem voltar ao normal em algumas semanas, mas, em outros, se o problema não for tratado da forma devida, pode causar a perda auditiva .

- Inserção de objetos pontiagudo no ouvido (hastes flexíveis, grampo, palito) ou pela pressão anormal de um jato de água ou ar. - Uma infecção no ouvido médio - ou repetidas otites, por exemplo - com acúmulo progressivo de secreção purulenta também pode causar ruptura da membrana timpânica.

sensação de que um corpo estranho está atrapalhando a audição; perda de acuidade auditiva; secreção purulenta; quando o ouvido está infeccionado, o paciente pode apresentar febre e perda de apetite.

Entre as causas mais comuns está a infecção de ouvido, conhecida como otite. Neste caso, a sensação de ouvido tampado é causado pelo inflamamento no canal auditivo, dificultando a passagem de som até o ouvido interno. Outra causa comum para a sensação de ouvido tampado é a produção em excesso de cera.

Como sei se o meu ouvido está com excesso de cera?

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.

O primeiro passo, caso você identifique algum dos sintomas citados acima, é procurar um otorrinolaringologista, especialista nesse tipo de enfermidade. Apenas esse profissional está apto a pedir os exames necessários e fazer a avaliação do quadro, para encaminhamento do melhor tratamento.

Nesse caso damos preferência para não realizar a lavagem do ouvido e sim realizar a limpeza com aspiradores/curetas ou pinças especiais. No entanto em alguns casos pode ser necessário a lavagem. Nestes casos é importante a realização de cuidados adicionais como utilização de gotas profiláticas.

Em crianças mais velhas e adultos, os sintomas incluem dor de ouvido, problemas de audição, ouvido tapado ou pressão no ouvido, febre, drenagem do ouvido, tonturas e perda de equilíbrio e náusea ou vômito. Sintomas sem dor ou febre também podem significar que há líquido no ouvido e devem ser analisados.

OTOSPORIN® é indicado para o tratamento de otites externas (infecção do ouvido na região da orelha externa), com suspeita ou certeza de infecção bacteriana. O uso de OTOSPORIN® não exclui o tratamento sistêmico concomitante com antibióticos, quando for adequado.

O tímpano perfurado tende a cicatrizar por conta própria em cerca de dois meses, sendo que deverá sempre ser observado por um otorrinolaringologista para avaliar o seu caso específico. O médico pode então sugerir antibióticos para prevenir ou tratar a infeção e analgésicos para aliviar a dor.

As causas mais comuns da dor de ouvido são infecções por vírus, bactérias e fungos, ou exposição à água. Traumas, especialmente a manipulação incorreta da parte externa da orelha (com hastes flexíveis ou objetos), além da presença de cera endurecida ou ressecada, podem ser a causa da dor.

Quando acontece, o paciente costuma sentir uma dor forte e, alguns casos, ela é acompanhada por eliminação de pus ou sangue. O tímpano costuma se regenerar depois de algumas semanas.

audição abafada e dificultosa; dor de ouvido; chiados e estalos incomuns.

Sintomas da otite média secretora
As pessoas costumam ter uma sensação de entupimento no ouvido tapado e, ao engolir, podem ouvir um estalido, ou um som crepitante. É comum se desenvolver perda auditiva.

Se você tem um caso de secreção no ouvido é muito importante que procure um profissional especializado para que seja feito o tratamento adequado o mais rápido possível. Isso porque infecções não tratadas podem gerar consequências graves, que vão de perdas auditivas e até doenças como a meningite.

Bem, então você pode ter uma infecção no ouvido. As infecções de ouvido são muito comuns e podem ser causadas por muitas coisas, incluindo sinusite, excesso de muco, alergias e até tabagismo. Ouvidos entupidos de uma infecção leve geralmente duram uma ou duas semanas.

A Otite média secretora é uma doença predominante em crianças com dificuldades respiratórias, respiradoras bucais e com aumento das adenóides. É uma doença silenciosa; ou seja: não causa dor; e, normalmente, a hipoacusia (diminuição da audição) é o único sintoma.