Como saber se estou tendo uma crise de depressão?

Perguntado por: amarinho6 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Os principais sintomas da depressão são:

  1. irritabilidade, ansiedade e angústia;
  2. desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas;
  3. diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer ;
  4. desinteresse, falta de motivação e apatia;

Os principais sintomas dos episódios depressivos são a perda de interesse e o humor triste, que podem vir acompanhados de: fadiga / perda de energia; redução da concentração, capacidade de pensar e/ou tomar decisões; mudanças significativas na alimentação e sono; ansiedade; lentificação ou agitação dos movimentos; ...

A depressão afeta o hipocampo, a amígdala e o córtex pré-frontal. Essas três regiões do cérebro respondem por funções importantes, como o processamento da memória, aprendizado, concentração e cognição.

Começo da depressão: quais os primeiros sinais? O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.

Conhecida por ser uma doença silenciosa, a depressão aparece de maneiras diferentes na vida das pessoas. Os indícios podem ser desde a perda do apetite, fome e sono, ansiedade, agitação, até pensamentos suicidas.

Diferente da ansiedade, a depressão não é normal mesmo em dosagem baixa. Ela não é saudável em nenhum aspecto e só tem impactos negativos na vida do paciente. Tanto o transtorno de ansiedade quanto a depressão paralisam o indivíduo.

A pessoa depressiva vive em meio a sentimentos pesados e negativos, como por exemplo desesperança, baixa autoestima, sensação de vazio e amargura que se refletem inclusive fisicamente. Além disso, é comum os pacientes apresentarem transtornos de sono e apetite no começo da depressão.

Segundo o psiquiatra, itens altamente processados/industrializados, bebidas energéticas, café, álcool, fast-food, açúcar em excesso, são alguns alimentos que, se presentes nas escolhas diárias, podem impactar negativamente o quadro depressivo pois contribuem para o surgimento ou potencialização de alguns dos sintomas.

A depressão profunda é a fase mais severa e grave da doença, por conta disso os sintomas estão em sua intensidade máxima e afetam integralmente a vida de quem sofre com o transtorno.

A crise emocional é caracterizada por um desgaste psicológico que pode ser decorrente de diversos fatores na vida de uma pessoa. Também conhecida como surto emocional, ela se instala quando o sofrimento psíquico é muito grande, ultrapassando a capacidade do indivíduo de lidar com a crise.

Sendo assim, a resposta para a perguntar “como tratar a depressão?” é a seguinte: não é possível curar a depressão totalmente sozinho. Afinal, quando estamos doentes, devemos procurar um médico, certo? É o mesmo com a depressão. O psicólogo deve ser procurado.

Essa luz à noite é convertida em melatonina, pelo escuro, e isso melhora os sintomas depressivos.

Fadiga e cansaço
Cansaço frequente e fadiga são comuns em pessoas com depressão, mesmo quando elas não realizam esforço físico. O indivíduo se queixa que simples atividades podem ser exaustivas, como vestir uma blusa e tomar banho.

Depressivos têm mais chances de ter dor de cabeça
Pessoas com depressão têm mais chances de apresentar dor de cabeça por serem mais afetados por situações de pressão no dia a dia, causando a Cefaleia Tensional. Também ficam mais suscetíveis por apresentarem alterações hormonais que agravam o sintoma.

Dor de barriga, nas têmporas, nas costas... Esses podem ser os primeiríssimos sinais de que alguém está prestes a mergulhar em um quadro depressivo.

As consequências são sintomas como tristeza profunda; perda de interesse generalizado; apatia; dificuldade de concentração; pessimismo; insegurança; perda de apetite; ausência de prazer e oscilações de humor, que podem culminar em pensamentos suicidas.

Quem tem este tipo de depressão apresenta os sinais clássicos e comumente associados à doença: humor muito deprimido (tristeza, desânimo e pensamentos negativos), pouco interesse em atividades (mesmos aquelas que geralmente seriam prazerosas), dificuldades para dormir, alterações no apetite ou no peso, perda de energia ...

5 problemas de saúde confundidos com a depressão

  • Hipotireoidismo. O metabolismo como um todo é comprometido pela ausência de vários hormônios, o que desestabiliza as emoções. ...
  • Transtorno bipolar. ...
  • Fibromialgia. ...
  • Falta de vitaminas. ...
  • Menopausa.