Como saber se estou precisando de vitamina B12?

Perguntado por: amorgado . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Os sintomas da anemia por deficiência de vitamina B12 incluem:

  • Palidez na parte inferior das pálpebras;
  • Cansaço ou fadiga;
  • Dificuldade para respirar;
  • Falta de ar;
  • Tonturas;
  • Coração acelerado;
  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares.

Para todos os pacientes, é indicado orientar sobre alimentos ricos em vitamina B12, tais como: ovos, carne, leite e produtos lácteos, salmão, bacalhau e alimentos fortificados (cereais, pães, leite vegetal). Alimentos fortificados são uma boa opção para dietas com restrição de alimentos de origem animal [7].

A deficiência de cobalamina pode ser causada por ingestão de alimentos com níveis baixos desse nutriente ou má absorção. Vale lembrar que a absorção da vitamina B12 é relativa e vai depender do organismo de cada indivíduo. Portanto, algumas pessoas irão absorver muito melhor e ficarão livres de problemas mais graves.

O sistema nervoso sofre com a deficiência do componente – há formigamento, dores, perda de coordenação motora, paralisia e espasmos quando não há vitamina B12 suficiente no organismo. Dessa forma, consumir produtos ricos na substância irão impedir que você tenha problemas de saúde e de ordem psicológica.

Condições associadas à elevação de vitamina B12. ¹No mieloma múltiplo, o paciente pode apresentar dor óssea, fadiga, anemia, hipercalcemia e/ou insuficiência renal aguda e lesões líticas em exames de imagem, nesses casos deve ser solicitada eletroforese de proteínas [13].

A resposta hematológica é rápida, com aumento de reticulócitos em 1 semana e correção das alterações hematológicas em 6 a 8 semanas. A melhora dos sinais e sintomas neurológicos inicia-se em uma semana, mas pode demorar até 6 meses para resolução.

Para a manutenção dos níveis de vitamina B12 no organismo, a ingestão diária por pessoas adultas deve ser de, pelo menos, 2,4mcg por dia, caso o consumo seja por meio da alimentação. Para quem a consome através da suplementação, a quantidade ideal aumenta para 5mcg diários.

Certos distúrbios gastrointestinais (como gastrite atrófica ou doença de Crohn) podem causar absorção reduzida de vitamina B12 pelo intestino; Pessoas que bebem muito álcool e não comem com frequência têm mais dificuldade para absorver a vitamina B12.

Para saber corretamente é necessário consultar um médico e realizar exames. Desse modo, ele poderá informar corretamente quais vitaminas estão faltando, o motivo dessa falta e como repô-las corretamente.

O próprio hemograma pode detectar falta de vitaminas, de forma que o profissional de confiança poderá perceber indícios de acordo com as taxas obtidas.

Os principais sinais e sintomas da falta de vitaminas

  • Cansaço e fraqueza muscular. Um dos principais sinais desse problema é o cansaço e também a fraqueza muscular. ...
  • Anemia. ...
  • Problemas de visão. ...
  • Depressão e ansiedade.

Principais fontes da vitamina B12
A vitamina B12 é encontrada em alimentos de origem animal, como os ovos, fígado bovino e de galinha, atum, sardinha (em óleo), sardinha, salmão, linguado, iogurte e leite.

A deficiência de nutrientes como ferro, ácido fólico, zinco e vitamina B12 pode estar envolvida no desencadeamento de alterações de humor, transtornos de ansiedade e problemas de concentração e sono, dificultando a eficiência dos tratamentos farmacológicos e devendo ser avaliada durante o acompanhamento do paciente.

Vitamina B12
Em especial, sua ação na manutenção do sistema nervoso e das hemácias (glóbulos vermelhos) é fundamental para evitar o cansaço. Isso porque a baixa dessa vitamina no corpo pode levar à anemia, uma das doenças que mais prejudica a disposição.

A vitamina B12 só é encontrada naturalmente em carnes, peixes, leite e seus derivados. Por isso, a nossa lista só inclui alimentos de origem animal, com exceção dos cereais matinais fortificados. Mas, e quem é vegano ou não come nada disso.

Além disso, ele aconselha a sempre tomar a vitamina B12 pela manhã para evitar que ela afete o sono, uma vez que se trata de uma vitamina que pode ser energizante.

A dosagem ideal de vitamina B12, na mensuração no exame de sangue, é de acima de 200 pg/ml. Abaixo disso, é preciso realizar acompanhamento médico. Isso porque quando as concentrações de vitamina B12 estão abaixo do recomendado, alguns problemas de saúde podem acontecer.

O exame mais comum para identificar os níveis de vitamina B12 no organismo é o que mede a sua presença no sangue. Considera-se como valores normais a presença de 200 a 900 pg/ml dessa substância no organismo. Valores menores ou maiores indicam desordens fisiológicas.

A posologia para adultos assintomáticos é de 1000 mcg de vitamina B12, intramuscular, 1 vez por semana, até que a deficiência seja corrigida (em geral 6 a 8 semanas). Após, para casos com indicação de reposição por toda a vida, 1 vez ao mês (cianocobalamina) ou 1 vez a cada dois meses (hidroxicobalamina).

A deficiência de vitaminas, como a vitamina D, vitamina B12 e ferro, pode levar à queda de cabelos. Essas vitaminas são importantes para a saúde do cabelo, pois ajudam a fortalecer as raízes e promover o crescimento saudável dos fios.