Como saber se estou no fim da puberdade?

Perguntado por: dbrito . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Geralmente o fim da puberdade ocorre por volta dos 18 anos de idade. É nessa fase que se percebe o fim do crescimento esquelético e também o completo amadurecimento do sistema reprodutor feminino e masculino.

Quando não há o aparecimento dos caracteres sexuais secundários, dentro do período esperado, ou seja, até os 13 anos para o sexo feminino, e 14 anos para o sexo masculino, esta disfunção é chamada de puberdade tardia.

A chegada dos 18 anos é um momento esperado por todo jovem. Chega o sinal verde para, por exemplo, dirigir, comprar bebidas alcoólicas e frequentar as animadas festas. Para além das novas liberdades, atingir a maioridade também traz deveres que antes poderiam não fazer parte do cotidiano.

Nestes anos da adolescência o corpo masculino se torna mais forte, com ganho de massa muscular, principalmente em regiões de braços, pernas e tórax. Todos os órgãos internos se desenvolvem e apresentam um aumento de capacidade física, notadamente cardiovascular e pulmonar.

O estágio 1 corresponde sempre à fase infantil, impúbere, e o estágio 5, à fase pós-puberal, adulta. Portanto, são os estágios 2, 3 e 4 que caracterizam o período puberal.

As fases da puberdade no corpo feminino

  • 1 – Crescimento Acelerado. ...
  • 2 – Desenvolvimento dos Seios. ...
  • 3 – Curvas pelo Corpo. ...
  • 4 – Surgimento dos Pelos. ...
  • 5 – Suando em Bicas. ...
  • 6 – Desenvolvimento dos Órgãos Genitais. ...
  • 7 – Secreção e Menstruação.

A puberdade termina por volta dos 18 anos de idade. Nesse momento, termina o crescimento físico e também o amadurecimento do sistema genital.

Há formas naturais de retardar a menarca, como praticar exercícios intensos, ter uma alimentação pouco calórica e dormir direito. Outras maneiras envolvem o uso de medicamentos, como progesterona, para impedir a ovulação, ou bloqueadores de gonadotrofina, responsável por disparar a fabricação de hormônios sexuais.

O atraso puberal pode resultar de atraso constitucional, que ocorre com frequência em adolescentes com história familiar de retardo de crescimento. A velocidade de crescimento pré-puberdade é normal, mas há atraso no amadurecimento ósseo e no estirão puberal; o amadurecimento sexual é tardio, embora seja normal.

O novo Código Civil (Lei nº 10.406/02), em seu art. 5º, diminuiu a idade para aquisição da maioridade civil, de 21 para 18 anos.

Você deixa de vez de ser um teen, mas ainda é jovem demais para ser visto como um adulto. É a fase que você toma as decisões mais importantes da sua vida, aquelas que vão decidir como você viverá nas próximas décadas. E mesmo assim, a sua maior preocupação no momento é: qual o rolê do final de semana.

Causas e tratamentos
Outras causas são doenças crônicas; deficiência de produção de hormônios que regulam o crescimento, desenvolvimento, puberdade, reprodução e secreção de hormônios; além de falência das gônadas (ovários e testículos).

A pré-adolescência é indicada por muitos pais como o período mais difícil no relacionamento com os filhos. Apesar de ser um período desafiador para ambos, é essencial criar laços afetivos nesse momento para que os jovens encontrem nos pais a ajuda e conselhos necessários em uma fase de tantas descobertas.

Em meninos, ocorre entre 9 e 14 anos e o primeiro sinal é o aumento do tamanho dos testículos. Nesta fase também surgem os pelos pubianos, pelos axilares, odor axilar, acne e aumento da oleosidade da pele.

Hormônios começam a diminuir gradualmente a partir dos 25 anos, explica médico nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo.