Como saber se estou infectado DST?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

A grande maioria das DST / IST são provocadas por vírus e bactérias e os principais sintomas são:

  1. a coceira,
  2. presença de feridas,
  3. corrimento ou dor no local da lesão.

Algumas DSTs provocadas por bactérias podem manifestar seus sintomas em algumas semanas como: gonorréia, clamídias, cancro etc.; outras provocadas por vírus podem levar um tempo maior, em alguns casos leva anos para manifestar a doença, como a Aids.

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's) são transmitidas através da atividade sexual e sim, possuem cura. Apenas a AIDS não tem cura. A Herpes genital e o HPV não possuem cura através de medicamentos, mas podem ser curadas pelo próprio organismo da pessoa infectada.

A secreção vaginal da DST costuma ter coloração amarelada, esverdeada ou marrom, geralmente, acompanhada por outros sintomas como um mau odor, ardência ou vermelhidão. Ela deve ser diferenciada da secreção fisiológica, comum em toda mulher, que é clara e sem cheiro, e surge até cerca de 1 semana antes da menstruação.

Sim, a sífilis, que é uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível), pode ser transmitida pelo beijo se a outra pessoa estiver contaminada e com alguma ferida na boca! Entretanto, a forma mais comum de contágio é sexual.

Tratamento. Infecções por clamídia, ureaplasma e micoplasmas são tratadas com um dos seguintes antibióticos: Dose única do antibiótico azitromicina tomada por via oral. Doxiciclina, eritromicina, levofloxacino ou ofloxacino tomados por via oral durante sete dias.

Teste de DSTs - R$178,00 - Labi Exames.

O que fazer em caso de suspeita de DST? Se você em algum momento achar que tem uma DST – Doença Sexualmente Transmissível, a melhor alternativa é procurar um médico, mesmo que seu organismo não esteja apresentando qualquer sintoma.

O período de incubação dura de 9 a 90 dias (a média são 2 a 4 semanas).

Para tratar esta infecção, normalmente é usado o antibiótico Metronidazol, seguindo o esquema:

  • Metronidazol 400 mg, 5 comprimidos em dose única;
  • Metronidazol 250 mg, 2 comprimidos de 12/12h por 7 dias.

O tratamento de um DST não é tão simples quanto parece, e dependendo de sua gravidade, como é o caso da Aids, seu tratamento pode durar o resto da vida. As mulheres devem procurar um Ginecologista para exames preventivos e no caso do homem, o médico indicado é o Urologista.

Conheça as principais DSTs em homens e como são seus tratamentos!

  1. Dor ou queimação durante a micção;
  2. Uma necessidade de urinar com mais frequência;
  3. Dor durante a ejaculação;
  4. Corrimento anormal do pênis, corrimento particularmente amarelado ou com mau cheiro;
  5. Inchaços, bolhas ou feridas no pênis ou órgãos genitais.

A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.

Vaginose Bacteriana
Suas características clínicas incluem corrimento vaginal com odor fétido (semelhante a “peixe podre”), mais acentuado após a relação sexual e durante o período menstrual, corrimento vaginal branco-acinzentado, de aspecto fluido ou cremoso e algumas vezes bolhoso.

As lesões orais da sífilis podem ser múltiplas e com características diversas, o que aumenta a com- plexidade do diagnóstico3. As manifestações mais comuns são placas cinzentas, úlceras com bordas irregulares e esbranquiçadas, placas mucosas, nó- dulos, manchas e erosão.

Para que você pegue a sífilis, você tem que apresentar micro lesões na pele do dedo. Assim a bactéria poderá entrar no tecido de sua mão. Essas micro lesões podem se desenvolver durante a relação sexual. Isto é, a bactéria da sífilis não consegue penetrar através da pele íntegra e sem lesões.