Como saber se estou grávida com ovário policístico?

Perguntado por: iAvila . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Sintomas de gravidez com ovários policísticos

  1. Aumento das mamas;
  2. Distensão do abdômen;
  3. Mais vontade de urinar;
  4. Enjoo;
  5. Cansaço;
  6. Desejos de comer comidas diferentes;
  7. Variação de humor.

Barriga inchada, estufada, algumas vezes dolorida….

Mas, afinal, quem tem micropolicisto demora quanto tempo para engravidar? Quando se tem ovários micropolicísticos, a indicação médica é de que os casais tentem engravidar por 12 meses. Após este período, caso não consigam conceber, a recomendação é procurar um especialista para avaliar a fertilidade de ambos.

Acompanhar o seu ciclo, sua temperatura corporal basal diariamente e fazer testes em casa de ovulação que medem o hormônio luteinizante (LH) podem ajudar você a determinar seu período fértil e ovulação. Se a perda de peso e a indução da ovulação com medicamentos não funcionar, existem outras opções.

SIM. Pacientes com Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) podem apresentar maior taxa de aborto espontâneo por razões metabólicas-hormonais.

Ovário policístico causa dor pélvica? A simples presença de um cisto não costuma provocar dores na região da pelve feminina. Ainda assim, elas podem surgir, especialmente durante a realização de movimentos mais intensos, como a prática de atividades físicas. Também podem ocorrer situações de torção do ovário.

Logo, quem tem ovário policístico tem sim maior chance de gerar gêmeos, mesmo que a questão gemelar esteja, na maior parte das vezes, ligada a questões hereditárias da mãe.

Sintomas da síndrome do ovário policístico: o que observar
Menstruação que tem fluxo intenso ou pouco fluxo. Pelos novos ou em excesso crescendo na face ou no corpo. Cabelo ralo na cabeça.

No mundo todo, diversas mulheres são combalidas tanto pela endometriose, quanto pela síndrome dos ovários policísticos. Por apresentarem sintomas semelhantes, esses dois conhecidos distúrbios ginecológicos são confundidos e, muitas vezes, remediados da mesma maneira, atrasando a precisão de um diagnóstico médico.

Além de um sangramento leve, a gravidez inicial também pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen (pé da barriga) ou uma sensação de inchaço abdominal, parecendo-se muito com os sintomas pré-menstruais.

As mulheres com a síndrome do ovário policístico não costumam ovular; ou pelo menos, não regularmente. Esse grupo de mulheres tem menstruações irregulares ou infrequentes. Se você não estiver ovulando, o óvulo não será liberado do ovário para passar pela tuba uterina, ser fertilizado e implantado no útero.

Cólicas fortes
Muitas mulheres que têm ovário policístico relatam que sentem cólicas mais fortes do que o normal. Se você apresenta esse sintoma, é preciso ficar alerta e consultar um ginecologista.

"O que importa de fato é a concentração de espermatozoides com mobilidade progressiva no esperma, não a força da gravidade." Os espermatozoides devem percorrer um caminho difícil de cerca de 20 centímetros até chegar ao final do trajeto pela trompa de Falópio.

Quando a mulher possui apenas um ovário e a trompa do mesmo lado, ele faz essa função sozinho, ou seja, ainda é possível que a fecundação aconteça e, consequentemente, a gravidez.