Como saber se estou expulsando o saco gestacional?

Perguntado por: icalixto7 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Neste ponto, pequenas cólicas abdominais e manchas leves ou sangramento são possíveis.

Caso realmente não se forme um embrião, o saco poderá ser expelido naturalmente como um aborto espontâneo ou em ocasiões, necessitar ser retirado pelo médico no hospital por curetagem ou aspiração.

O exame de ultrassom poderá confirmar a interrupção da gravidez, ao identificar na imagem a falta de batimentos cardíacos e de movimentação do bebê. Pode ser também que o feto não apareça na ultrassonografia, caso já tenha sido eliminado pelo útero materno.

Com 5 semanas de gestação, o diâmetro médio de um saco gestacional é em torno de 25 mm e pode dobrar de tamanho ao decorrer da semana. Dica Importante: nessa fase tão incerta, é fundamental estar com os betas HCG em dia, sendo recomendado fazer o exame a cada 2 ou 3 dias.

Quando o problema ocorre no início da gestação, não é preciso realizar curetagem nem tomar medicamentos. "Para tentar engravidar novamente, a mulher deve apenas esperar até o sangramento e a dor de perder um bebê passarem", diz o médico.

Dentro do saco gestacional, há a vesícula vitelínica, uma estrutura temporária responsável por nutrir e levar oxigênio e sangue ao embrião até que a placenta esteja formada e madura para assumir essa função.

Curetagem: quando é necessário fazer? A curetagem é eficaz em quase 100% dos casos de aborto retido. Por esta razão, se o tratamento expectante e farmacológico não derem certo e quatro semanas depois do diagnóstico o feto ainda estiver retido, é necessário internar a paciente para realizar a curetagem.

O que é aborto retido? É considerado aborto retido quando constatado a morte do embrião ainda dentro do útero, onde não ocorre a expulsão espontânea1 após 30 dias do diagnóstico. Normalmente ocorre entre a 6º e a 10º semana.

A partir do final da 6º semana de gestação já é possível que o feto seja avistado no saco gestacional, porém quando ocorre gravidez com ovo cego não se encontra o bebê, nem mesmo em saco gestacional com mais de 25mm.

Quando o descolamento ocorre, o fluxo de sangue é pequeno e de cor escura, parecido com uma borra de café. A mulher muitas vezes não sente cólicas e ele pode durar vários dias.

Em todos esses casos, o recomendado pela OMS e por especialistas como mais seguro é substituir a curetagem pela aspiração manual intra-uterina (AMIU) ou mesmo por métodos farmacológicos, como o uso combinado de mifepristone e misoprostol.

Existem dois métodos de curetagem. A tradicional é feita com uma colher utilizada para raspar o interior do útero. A segunda opção é uma aspiração intrauterina que suga os restos da placenta. Esse método é mais moderno e há menos chances de lesar o útero e o endométrio.

Não pode fazer esforço físico após a curetagem quem dirá pegar peso. O médico recomenda repouso total, de 7 a 10 dias.

Recomenda-se repouso de aproximadamente sete dias após o procedimento.

Segundo a médica ginecologista, por ser um procedimento cirúrgico, a curetagem é feita sob anestesia geral. A paciente é sedada para não se mover ou sentir dor, assim como também pode ser aplicada anestesia local na área ao redor do colo do útero.

Há concepção, mas não embrião
“Tecnicamente, você concebeu, e é por isso que um teste de gravidez pode dar um resultado positivo. Mas, se nenhum sinal de embrião aparecer em um segundo ultrassom, em uma data posterior, então, você provavelmente experimentou uma gravidez química”, afirma o médico.

Normalmente, um ultrassom pode detectar o motivo deste sangramento. Porém, coágulos são um sinal de que o endométrio, necessário para a gravidez está saindo em grande quantidade. Nesse caso, o médico deve avaliar a possibilidade de medicar a gestante e a colocar em repouso absoluto, inclusive com abstinência sexual.

O aborto retido manifesta sinais de regressão da gestação, não há sangramento vaginal e o colo uterino permanece fechado.

Quanto aos achados clínicos, a paciente que apresentar descolamento prematuro de placenta frequentemente irá queixar-se de sangramento vaginal com coloração escurecida, dor abdominal intensa e súbita e contrações uterinas.

Methergin® é utilizado na obstetrícia: Para tratar a involução incompleta do útero (útero dilatado devido ao muco, sangue e restos de tecido que não podem ser eliminados), loquiometria e sangramento pós-parto.