Como saber se estou devendo para o INSS?

Perguntado por: lmata . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Com agendamento na Agência: o documento será entregue ao final do atendimento. Em caso de dúvidas, ligue para a Central 135. Ligue para 135.

Quem contribuir como facultativo pode pagar atrasado se a guia não estiver atrasada mais de 6 meses. Nestes casos, o cálculo do INSS em atraso pode ser feito pela internet neste link da Receita Federal.

  1. Acesse o sistema Processos Digitais;
  2. Clique em Solicitar serviço via processo digital;
  3. Selecione a área CERTIDÕES E ATESTADOS e o serviço correspondente ao tipo de certidão desejada.

Como saber se sou um segurado do INSS?
...
Veja como consultar:

  1. Entre no site Meu INSS, ou aplicativo de mesmo nome disponível para celular Android e iOS.
  2. Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço que você quer;
  3. Clique em “Baixar PDF”;

Como saber se tenho direito ao valor atrasado do INSS? Basta acessar o site do Tribunal Regional Federal referente a sua região, procurar por RPV ou precatórios e acessar com seu CPF ou número da ação.

Motivo 5: Contribuições com pendências no INSS
Em alguns casos, o INSS tem problemas com processamento de dados ou, então, a empresa deixa de recolher seu INSS. Neste caso, alguns dos seus períodos trabalhados ficam com pendências que poderão prejudicar você no momento da aposentadoria.

Uma pendência indica que o INSS não concluiu a análise do requerimento solicitado pelo cidadão por falta de documento ou informação. Segundo o órgão, uma notificação automática aparece no visor do celular para aqueles que possuem o aplicativo Meu INSS instalado no aparelho e tenham algum tipo de pendência.

Além de multas e juros, você pode perder sua qualidade de segurado da Previdência Social. Isso significa que após 12 meses sem contribuir, se precisar de auxílio-doença, você não terá mais direito a esse benefício. Por fim, terá impacto na sua aposentadoria, pois terão menos meses de contribuição.

Se você parou de contribuir para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), e agora quer voltar a fazer contribuições, saiba que isso é plenamente possível. Por inúmeros motivos, é comum que os segurados parem de contribuir. Seja em razão do desemprego, de uma demissão, seja por conta do déficit na renda familiar.

Os casos mais comuns que não precisam de recolhimento em atraso são: Trabalho rural antes de 1991; Trabalho prestado como contribuinte individual (autônomo) para pessoa jurídica após 2003; Emprego informal, sem registro em carteira.

A certidão negativa INSS é um certificado emitido pela Receita Federal que mostra que o MEI não tem pendências com a Previdência Social nem débitos previdenciários, ou seja, é o atestado de regularidade junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

1 - Acesse o site serasa.com.br. 2 - Digite o número do CPF na tela inicial e clique em “Consultar agora”. 3 - Preencha o cadastro, caso seja o seu primeiro acesso. São solicitadas informações como CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha.

O que são certidões negativas? A Certidão Negativa de Débitos (CND) é um documento que tem como objetivo comprovar que uma pessoa, empresa ou bem (carro, imóvel, terreno etc.) não possui débitos junto aos órgãos públicos e que não existem ações civis, criminais ou federais.

Se você nunca recolheu contribuições para previdência social, você não terá direito a concessão do benefício de aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença. Mas há possibilidade de que você tenha direito à concessão de um benefício de prestação continuada da assistência social (LOAS).

Veja como fazer:

  1. Ligue o número 135;
  2. O horário de atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h;
  3. Digite/Informe seu CPF quando solicitado;
  4. E faça a consulta do andamento do seu benefício.

Após transcorrido todo o prazo a que o cidadão tinha direito para manter a condição de segurado do INSS, mesmo sem efetuar recolhimentos, haverá a chamada “perda da qualidade de segurado”.

Segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com ganhos de ações na Justiça contra o órgão previdenciário têm direito a receber os chamados atrasados do INSS, cujo nome técnico é composto por uma sigla: RPV (Requisições de Pequeno Valor).

1. Trabalhos perigosos ou que fazem mal a saúde contam mais para se aposentar. Quem tem contato com alguns elementos que são perigosos (periculosidade) ou que fazem mal a saúde (insalubridade) tem direito a um tempo adicional na aposentadoria ou a se aposentar sem o fator previdenciário.

Segundo reportagem do Extra, além da cobrança judicial do débito, há outras consequências para quem é inscrito na Dívida Ativa. Uma possibilidade é a de deixar de ser segurado do INSS, perdendo acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria e auxílio-doença.

O vínculo aberto ocorre quando o empregador (patrão) deixa de dar baixa no vínculo do empregado quando ele para de trabalhar na empresa. Dessa forma, este vínculo fica EM ABERTO no INSS.

Solicitar Regularização de Pagamentos em Atraso - Acordo Internacional

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite o nome do serviço/benefício que você quer; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;