Como saber se estou conversando com um fake no Tinder?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

É possível fazer chamadas de vídeo no Tinder para ter a certeza de que você está se comunicando com um perfil autêntico. Para isso, avise ao seu match sobre sua intenção de fazer a chamada e, de preferência, combinem o melhor horário.

Existem alguns aplicativos, pagos ou gratuitos, que podem ser usados para verificar esses dados, como o EXIF Metadata (iOS), o Photo EXIF Editor (Android) e o Fake Imagem Detector (Android).

Nesse caso, o perfil é criado só por diversão, para conhecer novas pessoas sem se expor, para homenagear seus personagens preferidos. É comum que esses perfis utilizem termos como online e offline, em que "online" são seus perfis falsos na internet, e "offline" é a pessoa que se encontra por trás desse perfil.

Uma perícia imagética ajuda a detectar se houve manipulação ou adulteração. Forensically e FotoForensics são ferramentas para tal, analisando uma imagem publicada à procura de pistas que apontam se a foto foi editada ou alterada.

Criar um perfil falso na internet é crime? Quando falamos de perfis de internet, temos que ficar bem atentos, pois criar um perfil falso na internet, de uma pessoa que não existe, para proteger sua identidade, não é crime.

O Tinder não permite que os usuários se façam passar por outras pessoas, ou façam declarações falsas a respeito de afiliação, conexão ou associação com qualquer pessoa ou entidade.

pressione e puxe a tela para baixo até ver uma barra de busca. toque no nome da pessoa na barra de busca.

Abra um mecanismo de busca e digite o nome de usuário da pessoa suspeita entre aspas para ver apenas os resultados dela. Por exemplo, digite “site:sitedenamoro.com” para ver se o perfil dela aparece. Se preferir, pesquise diretamente digitando a URL no navegador seguida por “/@nomedeusuario” ou “/nomedeusuario”.

Em 2017, o Tinder retirou o recurso que exibia quando um usuário acessou o app pela última vez. Desde então, não há mais como saber se a pessoa excluiu o Tinder ou se ainda está online no aplicativo de encontro — pelo menos de forma oficial.

Você pode ver o perfil de alguém novamente se essa pessoa excluir sua conta e decidir voltar, ou se você estiver deslizando, mas sua conexão estiver fraca.

A Polícia Civil tem mecanismos para rastrear, por meio de vestígios digitais, e idenitificar os autores da prática de desinformação", explicou Cotrim. O delegado ainda acrescentou que a melhor maneira de evitar a disseminação de fake news é a prevenção, com a checagem antes de compartilhamento.

Calúnia, difamação e injúria: a criação de perfis falsos para difamar, caluniar ou injuriar outra pessoa também é uma ação criminosa. Isso ocorre quando informações falsas ou ofensivas são divulgadas com o intuito de prejudicar a reputação ou causar danos à honra de alguém.

E o site Instasham faz com que você tenha sempre ótimas fotos dos mais variados tipos – mesmo que não esteja nos lugares de fato. É isso mesmo: ele oferece ao internauta diversas “fotos fake” para que ele publique em seu perfil na rede social.

Faça uma denúncia para a rede social: praticamente todas as redes sociais possuem ferramentas de denúncia que analisam possíveis perfis falsos. Geralmente, basta localizar a conta e buscar entre as opções a alternativa “Denunciar”.

Rodolfo Salas como Miguel Estévez / Fernando Castell
O casal vive na Colômbia, em um bairro de classe alta, muito pela grande fortuna da família de sua esposa. Ele é conhecido por ter tido casos extraconjugais no passado e não vê problema em esbanjar o dinheiro que tem.

O que fazer para se proteger:

  1. Denuncie a conta fake. Denuncie para o próprio Instagram a conta fake. ...
  2. Comunique ao perfil oficial. Envie uma mensagem ao perfil oficial sobre essa conta fake e utilize de print de mensagens que foram enviadas. ...
  3. Não passe informações. ...
  4. Cai no golpe, e agora?

Uma busca reversa da imagem também pode ser útil: faça o upload da foto em ferramentas como Google , TinEye ou Yandex, o que muitas vezes leva a mais informações e pode até revelar sua origem.

Acesse a página Imagens do Google. No computador, localize o arquivo com a imagem que você quer usar na pesquisa. Clique na imagem. Mantenha o botão do mouse pressionado, arraste e solte a imagem na caixa de pesquisa.

Dicas do Match Group para evitar cair em golpes no Tinder
Se notar uma atitude estranha ou ver que a pessoa difere da foto, a sugestão é deixar passar. Outro caso para ficar de olho são as pessoas que tentam levar a conversa para uma plataforma de terceiros, como o WhatsApp ou o Telegram.