Como saber se estou com virose ou infecção intestinal?

Perguntado por: rpeixoto3 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Fica fácil se confundir, mas dá para perceber alguns sinais. Na virose intestinal, as fezes são mais pastosas e a febre mais baixa, pode haver tosse e dor de garganta. Já na intoxicação alimentar, as fezes são mais aquosas e a febre bastante elevada, podendo durar alguns dias.

Os principais sintomas de infecção intestinal incluem diarreia, cólicas, náuseas, vômitos e febre.

As viroses gastrointestinais são causadas principalmente pelo enterovírus, que causa uma inflamação e é transmissível pelo contato com superfícies, águas e alimentos. Entre os sintomas de virose, estão a dor abdominal, diarreia (que pode ser mais líquida e pastosa) ou até mesmo o aumento da frequência da evacuação.

O tratamento contra a virose gastrointestinal deve ser sintomático (trata os sintomas). Tome analgésico para dor no corpo e antitérmico em caso de febre – conforme a orientação médica! O essencial mesmo é hidratar-se, tomando bastante líquido – água e água de coco são boas opções.

Da seguinte maneira: gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. A causada pelo adenovírus, por exemplo, pode durar entre uma a duas semanas7; gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue.

Durante o processo de recuperação de uma virose, evite consumir alimentos muito gordurosos, açucarados e com molhos.

Muitas das viroses são transmitidas através do contato com outras pessoas doentes, seja por gotículas da saliva ou do nariz. Além disso, o contato oro fecal também pode acontecer, fazendo com que o hospedeiro entre em contato.

Você deve procurar um médico quando os sinais e sintomas piorarem, quando notar sangue nas fezes e não conseguir se hidratar adequadamente apenas com líquidos por boca. De acordo com o Dr. Andrade, os sinais da desidratação são fraqueza, mãos geladas, tontura ao se levantar e frequência do coração aumentada.

O sintoma mais frequente na infecção intestinal é a diarreia. Um quadro diarréico agudo caracteriza-se pela presença de 3 ou mais episódios de fezes com consistência diminuída ou aquosa num período de 24h. O início da infecção intestinal geralmente é abrupto e o curso é potencialmente autolimitado.

Dor nos músculos – principalmente na região abdominal; Perda de apetite; Mal-estar.

Os principais sintomas da virose são diarreia, febre, vômito, enjoo, falta de apetite, dor muscular, dor na barriga, dor de cabeça, secreção nasal e tosse. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e não necessariamente alguém com virose apresentará todos eles.

As viroses gastrointestinais são causadas principalmente pelo enterovírus, que causa uma inflamação e é transmissível pelo contato com superfícies, águas e alimentos. Entre os sintomas de virose, estão a dor abdominal, diarreia (que pode ser mais líquida e pastosa) ou até mesmo o aumento da frequência da evacuação.

No Brasil, ainda, é preconizada a associação sulfametoxazol-trimetoprim como opção terapêutica para a diarreia causada por Shigella4. A Organização Mundial da Saúde (OMS)2 recomenda a ciprofloxacina em qualquer faixa etária. Como opções, sugere outras fluoroquinolonas, e nos casos de multirresistência, a ceftriaxona.

Sintomas como estufamento, excesso de gases, dor abdominal, inchaço, barulhos na barriga e diarreia são sinais de disbiose. Ela acontece quando há o crescimento exagerado de alguma bactéria ruim no intestino. Suas causas podem ser desde alimentação desbalanceada até o uso prolongado de antibióticos.

Crianças mais velhas e adultos podem optar por bebidas isotônicas, como Gatorade. Entretanto, em casos de diarreia intensa, é recomendável o uso de soluções de reidratação oral; Para bebês e crianças pequenas, as soluções de reidratação oral são a melhor opção, podendo ser encontradas em farmácias (exemplo: Pedialyte);

“Pedidas como morango, limão, laranja, tangerina e gengibre são ricas nesta vitamina. Podemos citar também aqueles ricos em zinco, que é um importante nutriente na melhora do quadro imunológico.

Assim, quando o muco é claro e fino, a infecção deve ser viral. Por outro lado, se ele apresentar um aspecto verde-escuro, ela pode ser bacteriana.