Como saber se estou com verme solitária?

Perguntado por: hcunha . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 10 votos

São relatados fadiga, dor de cabeça, dor abdominal, perda de peso, diarréia e/ ou constipação. Uma forma de perceber a presença do verme é a eliminação de pequenas partes dele nas fezes da criança, ou até mesmo nas roupas íntimas.

A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes.

A bula do albendazol indica a melhor dose para o tratamento de cada verme ou parasita. Normalmente, ele é administrado em dose única, mas nem sempre é assim. “Nos casos de solitária é comum precisar de mais tempo.

A teníase é provocada por dois diferentes vermes intestinais, que possuem um aspecto de uma longa fita, podendo medir até 10 metros de comprimento - e, muitas vezes, passam despercebidos pelo portador.

Vermes adultos podem ser erradicados com praziquantel ou niclosamida. O tratamento sintomático da neurocisticercose é complicado; é feito com corticoides, anticonvulsivantes e, em algumas situações, albendazol ou praziquantel.

O diagnóstico somente é conclusivo com a ajuda de imagens de ressonância magnética ou de tomografia computadorizada, que apontam um ou vários cistos, às vezes muitos, a povoar regiões do cérebro do paciente.

Quais os sintomas?

  • Neurocisticercose. Cisticercos localizados no cérebro: Dores de cabeça frequentes; Convulsões; Confusão mental.
  • Pode se localizar na musculatura ocasionando: Inchaço; Inflamação; Dificuldade nos movimentos.
  • Cisticercose ocular: Pode levar a cegueira.

Transmissão de Taenia spp
As formas adultas do verme podem viver mais de 20 anos no intestino do hospedeiro produzindo diariamente milhares de ovos que são excretados com as fezes. Quando ingeridos por hospedeiros intermédios, os ovos vão dar origem a larvas (cisticercos) que podem migrar até aos músculos.

Os parasitas retiram as substâncias nutrientes dos hospedeiros e às vezes o privam dos alimentos necessários para viver. A maior tênia já encontrada media 22 metros. Deve ter sido absorvido do Sashimi.

Duas das espécies mais conhecidas de solitárias são a Taenia saginata, conhecida como tênia bovina, e Taenia solium, ou tênia suína. As tênias são responsáveis por duas doenças que atacam humanos: a teníase e a cisticercose.

Em geral, os sintomas mais comuns das verminoses são a diarreia, fezes sanguinolentas, anemia, dor abdominal, náuseas com ou sem vômitos, emagrecimento e perda do apetite.

“Os sintomas das verminoses e protozooses são parecidos e incluem desconforto abdominal, cólica, diarreia. Alguns protozoários, como a ameba, podem provocar uma diarreia com pus e sangue. Já a giardíase causa dor de estômago e diarreia”, afirma o médico.

A teníase (também conhecida como 'solitária') é provocada pela presença do parasita no intestino delgado. Geralmente é assintomática, mas pode causar dores abdominais, náuseas, debilidade, perda de peso, flatulência, diarreia ou constipação.

Portanto, o vermífugo é um remédio que deve ser tomado apenas com prescrição médica. Então, isso deve acontecer após a detecção de sintomas muito evidentes ou de um exame de fezes como o parasitológico de fezes, por exemplo, ou quando há recomendação de órgãos de saúde pela região.

Os médicos diagnosticam teníase intestinal através da descoberta de segmentos ou ovos do verme em uma amostra de fezes e diagnosticam cisticercose identificando os cistos em outros locais do corpo ao fazer exames de imagem ou de sangue.

“Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.

O nome teníase vem de tênia: um verme achatado que só vive no intestino das pessoas e pode chegar a até 4 metros de comprimento na fase adulta. Já pensou ter um bicho desses dentro de sua barriga? Por viver sozinha no intestino, a tênia é chamada também de “solitária”.

Esquistossomose medular: Granulomas produzidos por ovos de Schistosoma Mansoni comprimindo a medula, epicone, cone e cauda eqüina.