Como saber se estou com verme no fígado?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Inicialmente, os trematódeos hepáticos podem não causar sintomas ou, dependendo do tipo e da gravidade da infecção, podem causar febre, calafrios, dor abdominal, dilatação do fígado, náusea, vômito e urticária. Os trematódeos Fasciola têm mais propensão a causar esses sintomas.

O verme do fígado é um verme parasita que normalmente vive de gado, ovelhas e outros animais. O gado pode pegá-los no pasto e, se não for tratado, pode afetar drasticamente seu desempenho e causar danos ao fígado. A doença que causam é chamada fasciolose.

Pois, se não tratadas adequadamente, podem ser fatais. Já a tênia é o maior parasita que pode nos infectar. Chegando a medir até 12 m, ela pode ocupar todo o intestino.

Dependendo do tipo de trematódeo, medicamentos como praziquantel, albendazol ou triclabendazol podem eliminá-los.

Em algumas pessoas, as amebas são transmitidas para o fígado, onde podem causar um abscesso. Os sintomas incluem febre, suores, calafrios, fraqueza, enjoo, vômito, perda de peso e dor ou desconforto na região superior direita do abdômen sobre o fígado.

Simples e eficiente, o EPF diagnostica não apenas a presença dos parasitas, mas também determina os tipos de vermes.

Existem ainda casos em que a presença e vermes no intestino provocam inchaço da barriga, o que pode causar um ligeiro desconforto na região ao redor do umbigo.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

Os sintomas das verminoses variam de acordo com o tipo do verme, no entanto, os sintomas mais comuns são: dor no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios.

Sintomas das verminoses – Os sintomas das verminoses variam de acordo com o tipo do verme, no entanto, os sintomas mais comuns são: dor no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios.

A teníase é provocada pela presença no intestino delgado das formas adultas da Taenia solium ou da Taenia saginata. A parasitose adquirida pela ingestão de carne de boi ou de porco mal cozidas, que contém as larvas, pode causar dores abdominais, náuseas, debilidade, perda de peso, gases, diarreia ou constipação.

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido. Aí basta agitar e beber.

A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes.

Os oxiúros são pequenos, de distribuição ampla, e ocorrem mesmo em populações onde o saneamento básico é satisfatório. Este animal parasita o intestino humano, conferindo prurido (coceira) na região anal, (seu sintoma mais característico), que ocorre em razão da migração das fêmeas à região anal para postura dos ovos.

Comer carnes bovinas e suínas mal-cozidas ou cruas pode fazer com que o indivíduo seja contaminado por um verme bastante conhecido: a tênia. Além de diarreia e desconforto abdominal, em casos mais graves, a tênia causa obstrução intestinal, sendo necessária cirurgia de emergência.