Como saber se estou com tensão muscular no pescoço?

Perguntado por: djesus5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Quais os sintomas da dor no pescoço?

  1. dificuldade para movimentar a cabeça;
  2. rigidez ou contratura muscular ao apalpar o pescoço;
  3. sensação de agulhadas ou de pontadas no pescoço;
  4. dor de cabeça;
  5. fraqueza nos braços;
  6. formigamento na ponta dos dedos da mão;
  7. dormência.

Esteja atento à sua postura
Uma das causas mais comuns das dores no pescoço é a tensão nos músculos associada a uma postura inadequada, por exemplo ao ver TV ou quando estamos sentados em frente ao computador, quando dormimos numa posição desconfortável ou quando torcemos e giramos o pescoço de forma extrema.

Sintomas da tensão muscular

  • Sensação de rigidez ou restrição de movimento.
  • Dores musculares que surgem sem motivo aparente, e que muitas vezes melhoram com o repouso.
  • Fraqueza muscular e sensibilidade no local.
  • Espasmos musculares dolorosos.
  • Inchaço na região dolorida.

Mioflex, Torsilax, Tandrilax, Beserol ou Infralax. Todos esses medicamentos têm como princípio ativo o Carisoprodol. Disponível na forma de comprimidos, ele começa a fazer efeito com 30 minutos, durante de 4 a 6 horas.

Há evidências de que a orfenadrina seja um eficaz relaxante muscular, principalmente no tratamento de dores agudas nas costas ou no pescoço. Essa atuação é possível porque esse relaxante atua nos sistemas envolvidos na regulação da dor ligados ao sistema nervoso central.

Você deve procurar ajuda médica imediatamente se tiver dor no pescoço acompanhada de algum dos seguintes sintomas: Febre alta. Dor de cabeça intensa. Dificuldade em mover o pescoço ou perda de força nos braços ou pernas.

Um aperto no pescoço é uma sensação desconfortável que muitas pessoas experimentam em algum momento de suas vidas. Tensão, estresse e ansiedade são frequentemente citados como desencadeadores desse desconforto, levando a uma tensão muscular na região cervical.

Dormir de lado
Essa é a posição preferida da maioria dos adultos, de acordo com estudos3 — o que é uma boa notícia, já que pode ser benéfica por diversos motivos2. Para começar, dormir de lado alivia a pressão na coluna, ajudando, portanto, a afastar dores no pescoço4, como o torcicolo, e na região lombar5.

3) Tensão muscular
É comum que em meio a crises ansiosas, a pessoa tenha a sensação de mandíbula apertada, punho tensionado e músculos enrijecidos por todo corpo. Por vezes, a tensão é tão grande que pode gerar dores locais.

Dor no pescoço pode ser um sintoma de estresse
Para o médico, ela se caracteriza principalmente por pontos de tensão muscular associados à sensação de formigamento ou à dor exacerbada nessas regiões. Muitas vezes, é possível apalpar e sentir um pequeno ponto mais dolorido.

Apesar de geralmente a dor muscular ir embora em poucos dias, em alguns casos persiste por mais tempo, podendo durar semanas, meses e até anos. Diversos fatores podem levar ao desenvolvimento da dor muscular. Os mais comuns são lesões ou sobrecarga. Infecções e condições inflamatórias também podem ser fatores causais.

Como saber se o nervo do pescoço está inflamado? A inflamação do nervo do pescoço pode causar dor, formigamento, dormência, fraqueza muscular, rigidez e espasmos. Se você suspeita que o nervo do seu pescoço está inflamado, é importante procurar um profissional de saúde para um diagnóstico preciso.

A tensão muscular é considerada uma resposta fisiológica ao desconforto causado ao corpo pelos estímulos externos. Os mais comuns são provocados por fatores emocionais, como estresse e ansiedade, ainda mais nesses períodos de pandemia, ou decorrentes de problemas posturais que ameaçam a saúde.

Trata-se de um espasmo muscular que torna a movimentação do pescoço mais rígida, o que dá a sensação de desconforto, podendo irradiar para a região da nuca. As causas do torcicolo variam bastante – o problema pode surgir após um movimento brusco ou condições de saúde, como hérnias de disco.

É uma contração excessiva de um músculo, que leva à dores no local, dificultando o movimento e até mesmo o relaxamento após o momento de estresse.

Ela localiza-se no triângulo carotídeo e consiste em cinco ramos: os nervos gênio-hióideo, tireo-hióideo, omo-hióideo, esterno-hióideo e esternotireóideo.

Analgésicos como o ibuprofeno ou paracetamol, podem ajudar a aliviar a dor no pescoço.