Como saber se estou com seroma?

Perguntado por: vmedeiros . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Sintomas

  1. Abaulamento local;
  2. Sensação de deslocamento de líquido na região operada;
  3. O Seroma encapsulado geralmente não solta líquido;
  4. Seromas cronicamente instalados podem aparentar uma tonalidade achocolatada na pele.

A drenagem linfática utiliza um conjunto de manobras que estimulam o organismo a eliminar o líquido. Portanto, além de reduzir o inchaço e prevenir fibromas no pós-operatório, ela é uma grande aliada para evitar o seroma.

O Seroma é um processo natural pós-cirurgia e normalmente não oferece nenhum risco. O corpo reabsorve o líquido num período aproximado de 10 a 21 dias. Em alguns casos o Seroma também pode extravasar através da pele, o que também é comum.

O Seroma, geralmente, é tratado através de punção e anti-inflamatórios. A punção consiste na aspiração do Seroma com uma seringa e agulha calibrosa para a retirada de todo o líquido. Mas, para Seromas encapsulados o tratamento é outro. A ultrassonografia tem sido o método de escolha para um diagnóstico pós-cirúrgico.

Além do aspecto visual, um seroma pode se desenvolver combinado a sintomas como:

  1. Vazamento de líquido claro ou transparente pela cicatriz da cirurgia;
  2. Flutuação na região da cicatriz;
  3. Pele avermelhada e aumento de temperatura na região da cicatriz.
  4. Sensação de abaulamento próxima da ferida operatória.

Não cumprimento do período de repouso. Pegar peso. Mau uso da cinta cirúrgica. Reação natural do organismo ao procedimento cirúrgico invasivo.

O seroma é perigoso? O seroma não é perigoso, pois é uma reação do corpo e é um efeito colateral esperado, muito comum na maioria das cirurgias. Caso não seja tratado da forma correta, pode acontecer de haver um encapsulamento ou então uma infecção.

O que fazer para prevenir
Embora seja algo que possa acontecer, algumas medidas podem ser adotadas ainda na cirurgia para prevenir o seroma. O ideal é evitar espaços mortos na sutura do tecido subcutâneo. O uso de drenos após o procedimento também ajuda a eliminar o líquido para prevenir seu acúmulo”, explica.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são:

  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Dor ao tocar;
  • Sensação de calor.

Compressa com gelo também é uma medida que ajuda na prevenção do seroma, além de também ser um excelente anti-inflamatório local. O tratamento do seroma só é necessário quando existe um grande acúmulo de líquidos ou surge dor, pois, nos casos mais leves, o corpo é capaz de absorver o excesso de líquido.

Uma cicatriz de boa qualidade deve ser fina, plana, com coloração semelhante ao local em que está e bem posicionada, ou seja, ficando "escondida" ou quase imperceptível no convívio social.

O Seroma é uma complicação pós-cirúrgica que consiste no acúmulo excessivo de líquido próximo à cicatriz cirúrgica, causando inflamação. Ocorre após alguns dias da cirurgia e pode demorar semanas para desaparecer totalmente.

É caracterizada pela presença de secreção. Esta fase pode durar de 1 a 4 dias, a depender da extensão da área a ser cicatrizada e da natureza da lesão. Neste período, a ferida pode apresentar edema (inchaço), dor e vermelhidão.

Seromas são complicações tardias pouco comuns, que podem se manifestar sem causa definida e cujo tratamento implica a retirada ou a troca das próteses.

Não é possível acelerar as etapas de cicatrização, isso porque este é um processo biológico e que depende de inúmeros fatores para ocorrer de forma natural, como genéticos e a ausência de interferências.

O Seroma é definido como o acúmulo de líquido, produzido como reação a danos nos tecidos e vasos sanguíneos (exsudato), localizado sob retalhos cutâneos ou no espaço morto após o procedimento cirúrgico, sendo caracterizado pela presença de área de flutuação.

A princípio você pode procurar qualquer ortopedista para fazer o diagnóstico correto dessa lesão e indicar o melhor tratamento.…

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Continuar lendo Qual é a cor do seroma?