Como saber se estou com retenção de líquido na barriga?

Perguntado por: rguedes . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Para identificá-la, observe se as roupas que antes estavam ajustadas estão marcando a sua pele, como cano das meias ou cós das calças. Você também pode pressionar levemente o edema com o dedo; caso a região fique marcada, provavelmente você está retendo líquido.

Entretanto, com um teste simples dá para descobrir se é gordura ou retenção de líquido: basta apertar a pele por dois segundos e observar. Se a marca do dedo ficar por três segundos ou mais, há líquido retido nos tecidos periféricos. Se isso não acontecer, existe aumento de gordura.

A ascite, chamada popularmente de barriga d'água, é o nome que se dá ao acúmulo de líquidos dentro da cavidade abdominal. A ascite não é uma doença, mas sim um sinal de doença, habitualmente do fígado, mas também pode ter origem em problemas dos rins, coração ou tumores malignos.

Arkorelax. Casenfibra líquida. Dulcogas. Aquilea Gases com funcho, erva-doce e cominho.

Como acabar com a retenção de líquido? “Quando a retenção é leve, um ou dois dias de volta aos hábitos saudáveis podem ser suficientes para a eliminação de todo líquido.

Os sintomas mais comuns da retenção de líquidos, além do inchaço de membros são a vermelhidão no local inchado, falta de ar ou dor no peito e diminuição da quantidade de urina produzida e descartada durante o dia.

A ultrassonografia e a TC podem mostrar quantidades bem menores de líquido (100 a 200 mL) do que o exame físico. A suspeita de peritonite bacteriana espontânea ocorre quando o paciente com ascite apresenta febre, dor abdominal e piora clínica geral.

Manter a hidratação do corpo com a ingestão de água nas quantidades adequadas é indispensável para combater a retenção de líquidos, pois ajuda a eliminar as toxinas através da urina e garante o melhor funcionamento dos rins. Por isso, é muito importante que você esteja seguro sobre a qualidade da água que ingere.

O diagnóstico de retenção de líquidos baseia-se na avaliação médica do quadro clínico, podendo ser necessária a realização de alguns exames de sangue que dosam a quantidade de sais e proteínas, assim como uma avaliação cardíaca, hepática, renal, imunológica e tireoidiana.

A retenção de líquido aumenta significativamente o peso na balança, “mascarando” a pesagem. O aumento pode ser de 1 a 3 kg de líquido no corpo, geralmente na fase da TPM (tensão pré-menstrual) ou no período menstrual.

Segundo a especialista, a média é acumular até 2,5 kg nessa situação, mas o número pode dobrar, o que depende da alimentação e nível de atividades físicas. “Lembre-se que um número não reflete nada sobre você ou seu corpo. Não lhe diz o quanto do seu físico é músculo ou gordura, não lhe diz o quão bonito você é.

Esse aumento de volume no abdome pode causar dificuldades na alimentação e na mobilidade diária do paciente. O líquido ascítico pode desenvolver uma infecção chamada peritonite bacteriana espontânea, que clinicamente se apresenta com dor abdominal, febre e náuseas.

A principal causa da barriga inchada é o acúmulo de gases no estômago. É um sintoma temporário que acontece quando uma refeição foi farta demais ou pelo excesso de algum alimento que libera mais gases durante sua digestão.

Também chamada de doença do caramujo ou de barriga d'água, a infecção traz problemas sérios se não tratada a tempo. Saiba como evitar e detectar os sinais. A esquistossomose, também conhecida como barriga-d'água, é transmitida pelo verme da família Schistosoma, que se espalha na água por causa de caramujos.

Em geral, barriga inchada e desconforto abdominal são sinais de má digestão, que pode causar gases; má alimentação (dieta pobre em fibra); e grande quantidade de alimentos ingeridos em uma refeição.

O estufamento é aquela sensação de estômago inchado, quando a pessoa se sente cheia mesmo tendo comido pouco naquela refeição ou ao longo do dia. Uma das causas para isso acontecer está relacionada ao modo com que se come. Quem mastiga pouco, por exemplo, tende a se sentir mais inchado. É o que explica a dra.

Além disso, tomar chá de erva-doce, de erva cidreira ou de hortelã durante o dia, também acalma a produção de gases e ajuda na sua eliminação, o que também contribui para a redução do inchaço do abdômen. A barriga inchada também pode ser sinal de gastrite, intestino irritável ou indigestão.

Canela e gengibre podem ajudar a limpar o organismo, então aposte em uma xícara de chá para desinchar a barriga antes de ir se deitar. O chá de menta também pode ajudar a aliviar o mal estar no estômago, então lembre-se dessa opção se precisar aliviar o organismo depois do jantar.