Como saber se estou com problemas emocionais?

Perguntado por: uvilela9 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

Quais são os sinais e sintomas de estresse emocional?

  1. Agitação, frustração e mau humor em níveis exagerados;
  2. Sensação de sobrecarga, como se estivesse perdendo o controle;
  3. Falta de vontade de estar com as pessoas;
  4. Dificuldade em relaxar e sossegar a mente;
  5. Sensação de solidão, baixa autoestima.

6 sinais de que a sua saúde mental não está boa

  • Desânimo e apatia. O desânimo e a apatia são sintomas significativos e que emergem o indivíduo em uma tristeza profunda. ...
  • Isolamento. ...
  • Estresse frequente. ...
  • Insônia diária. ...
  • Falta ou excesso de apetite. ...
  • Dores de barriga.

Conforme dissemos mais acima, o descontrole emocional também gera sintomas físicos. Essa é uma forma do organismo nos avisar de que a mente precisa de cuidados, assim como o corpo. Os sintomas comuns envolvem dores de cabeça, dores musculares e problemas gástricos.

Sintomas neurológicos

  • Perturbação do sono – sono inquieto ou dificuldade em manter ou cair no sono;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Inquietação (sensação de estar com os nervos “à flor da pele').

Fantasiar é muito normal sim, faz parte da vida desde muito cedo e são inclusive necessárias para lidar com as angustias e desejos. Agora, se está de alguma forma causando prejuízo ou sofrimento é importante buscar auxilio e ajuda profissional.

O psicólogo conta com habilidades para tratar, por meio de técnicas da psicoterapia, os diversos transtornos mentais, comportamentais e emocionais que o paciente possa ter. Em geral, a psicoterapia é realizada por meio do diálogo entre psicólogo e paciente.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.

Você sente uma dor inexplicável; Você tem problemas para dormir e falta de apetite; Você anda muito esquecido; Seu mundo parece desmoronar (durante um período prolongado);

Qualquer sinal como desânimo, sonolência, insônia, dificuldade em se concentrar ou até se irritar com facilidade podem indicar cansaço mental. A fadiga excessiva, alterações de humor mais frequente, a perda de memória, tristeza e sensação de angústia frequente, são fortes indicações de estafa mental.

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

Dores de cabeça, tensão nos ombros e sensação de queimação na boca do estômago são sensações que podem estar relacionadas ao emocional.

No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.

Os pensamentos de pessoas ansiosas costumam ser muito focados em si, na tentativa de controlar situações. Logo, elas sentem dificuldade de compreender a realidade dos outros, o que afeta relações sociais e até profissionais. Afinal, é como se o indivíduo se mantivesse constantemente na defensiva.

Os principais sintomas são:

  • Tensão musculares. Você constantemente sente dores pelo corpo? ...
  • Insônia. Os dias são extremamente corridos e novas demandas não param de surgir. ...
  • Dores de barriga. Má digestão, diarreia e azia. ...
  • Tonturas repentinas. A cobrança pela entrega das tarefas está cada vez maior. ...
  • Falta de ar.

O Mestre vem ao nosso encontro para curar as feridas da nossa alma e do nosso coração. Ele tem o remédio, que é o Seu amor, a Sua bondade e afetividade profunda, que vem do coração do Pai e cura nossas feridas.

O melhor caminho para a ira é estar sob o seu domínio e você ter sempre uma carta de perdão em suas mãos. Se você tem um sentimento contra alguém, perdoe, procure a reparação. Deus nos amou e a Palavra diz que: “[...] Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo” (2 Co 5.19).