Como saber se estou com pressão no olho?

Perguntado por: hmello9 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Atente-se aos sintomas da pressão intraocular elevada

  1. Dificuldades para enxergar;
  2. Dor de cabeça;
  3. Dor intensa nos olhos;
  4. Dor nos músculos faciais;
  5. Náuseas;
  6. Pupilas aumentadas;
  7. Redução da visão periférica;
  8. Vermelhidão nos olhos;

A pressão alta nos olhos é causada por um desequilíbrio entre a produção de líquido ocular, chamado humor aquoso, e sua eliminação, devido ao mau funcionamento dos canais que fazem a drenagem desse líquido, o que leva a um acúmulo de líquido dentro do olho, e como consequência ocorre um aumento da pressão ocular.

Dormir com a cabeça elevada pode reduzir a pressão intraocular durante a noite e diminuir o risco de problemas de visão relacionados ao glaucoma”, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion (CRM-SP 13.454), diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

Pêssego. A fruta doce e aveludada é rica em carotenos, antioxidantes e vitaminas A e C, que podem estar associadas à melhora da saúde ocular e, consequentemente, do glaucoma. Além dele, outras frutas e vegetais ricos nessas substâncias, como a couve e a cenoura, também são recomendados em uma dieta aliada aos olhos.

Como saber se minha pressão é alta? Para identificar níveis elevados da pressão arterial é necessário medi-la regularmente, preferencialmente, por um profissional da saúde. Deve-se ter atenção quando a pressão arterial chega acima de 140/90 mmHg (os níveis ótimos são de 120/80 mmHg e os normais de 130/85 mmHg)1,2.

Tremor no olho e pálpebras também pode indicar algo mais sério. Na maioria dos casos, como os causados por estresse, poucas horas de sono ou excesso de cafeína, por exemplo, o tremor nas pálpebras é chamado de Mioquimia da Pálpebra, condição considerada clinicamente mais simples.

A dor em cima dos olhos pode ser ocasionada por diversas condições que afetam nosso corpo. Os motivos para sentirmos dor em cima dos olhos, na pálpebra ou detrás dos olhos são diversos, desde infecções sinusais a enxaquecas e até mesmo hordéolo (conhecido popularmente como terçol).

No caso de glaucoma agudo, é muito comum sentir dores nos olhos e na cabeça, principalmente na região da testa. Isso acontece porque o aumento repentino da pressão intraocular leva a uma resposta diferente dos nervos, transmitindo essa sensação de que algo está dolorido.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

Os resultados do estudo publicados na edição impressa de junho da Ophthalmology podem sugerir que os pacientes com um forte histórico familiar de glaucoma devem reduzir a ingestão de cafeína.

Os betabloqueadores costumam ser a primeira escolha dos oftalmologistas, devido à sua eficiência e rapidez no controle da pressão intraocular.

Porém, o glaucoma avançado pode apresentar:

  1. Perda gradual da visão lateral.
  2. Dor forte e súbita em um dos olhos.
  3. Visão embaçada.
  4. Olhos vermelhos e inchados.
  5. Náuseas e vômitos.
  6. Dores na testa.
  7. Lacrimação.
  8. Sensibilidade à luz.

Passar muito tempo ao computador, ler em movimento, não usar óculos de sol ou adiar constantemente a visita ao médico oftalmologista. São vários os comportamentos que adotamos no quotidiano (muitas vezes, sem nos apercebermos) e que nem imaginamos que podem estar a prejudicar os nossos olhos.

O exame é feito através de um maquinário portátil chamado tonômetro ar. O aparelho lança um jato de ar no olho do paciente, jato que volta para o aparelho. Assim, a pressão ocular consegue ser medida. A recomendação oftalmológica é a de que o paciente faça os testes a cada três meses.

É comum as pessoas com hipertensão apresentarem tonturas e enjoos. Além disso, é possível que esses sintomas tenham relação direta com as dores de cabeça, que podem desencadear outros problemas. Quando alguém tem tontura, normalmente quem está em volta pede que ela se abaixe e, logo em seguida, oferece sal.

Melancia, principalmente a parte branca que chamamos de citrulina. Chuchu. Cereais integrais, como aveia e quinoa. Abacate.

Coloque os dedos indicador e médio esticados sobre a parte interna do punho, logo abaixo da base do polegar. Pressione firmemente com os dedos esticados até sentir a pulsação. Posicione os dedos indicador e médio na parte macia e oca da lateral do pescoço.

Quando os olhos tremem por mais de uma semana ou com grande intensidade e acompanham outros sintomas, como pálpebras inchadas, olhos vermelhos e tremores em outras partes do corpo, é hora de começar a se preocupar.