Como saber se estou com melena?

Perguntado por: ufarias . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

A característica clássica da melena são fezes pretas, pastosas e com odor fétido, tipicamente descrita como fezes em “borra de café”, que pode continuar por vários dias depois da hemorragia cessa.

Sintomas que podem ocorrer tanto nos casos de sangramento do trato gastrointestinal superior quanto inferior incluem:

  1. Sensação de fraqueza, vertigem, ou tontura (especialmente quando se perde muito sangue).
  2. Batida cardíaca acelerada (quando se perde muito sangue).
  3. Cólicas ou dor na barriga.
  4. Diarreia.
  5. Palidez.

O diagnóstico da hemorragia digestiva baixa é feito a partir da anamnese, exame físico geral, exames laboratoriais e endoscópicos. O hemograma costuma evidenciar uma queda de hemoglobina, devido a perda de sangue. Para investigação do sítio de sangramento, o exame de escolha é a colonoscopia.

O toque retal é ferramenta importante para a pesquisa de melena ou enterorragia.

Melena são fezes escuras, quase pretas e pastosas, lembrando borra de café ou piche; elas se explicam pela presença de sangue no aparelho digestivo, pois era tais casos a origem da hemorragia se situa geralmente nos seg- mentos mais altos do trato digestivo.

Os principais sintomas da hemorragia digestiva alta são: vômitos e fezes com sangue, dificuldade na hora de engolir, queimação, dores no abdômen, síncope, fraqueza, cansaço e perda de peso.

A hemorragia digestiva alta costuma ser notada quando há vômitos com sangue, fazendo com que ele saia vermelho vivo, ou sangue nas fezes - que acontece quando ele é digerido pelo organismo, deixando as fezes com odor fétido característico e cor bastante escura, com aspecto de borra de café.

Melena – Evacuação de fezes de cor negra, que indica presença de sangue digerido no conteúdo fecal. Fezes moles e pastosas, em “borra de café” e de odor bastante fétido.

O tratamento para o sangramento gastrointestinal consiste em: Medicamentos: alguns remédios podem inibir a produção de ácido pelo estômago, como os antagonistas dos receptores anti-histamínicos H2 (Ranitidina) e os inibidores de bomba de próton (Omeprazol e Pantoprazol).

Obtendo a confirmação da hemorragia interna, deve-se acionar o serviço médico de emergência imediatamente pois o tratamento da hemorragia interna só pode ser feito em ambiente hospitalar.

O sangramento intestinal (ou hemorragia digestiva) é um quadro perigoso e grave. Por isso, se o paciente. detectar esse problema, deve se dirigir imediatamente.

Melena é a presença de sangue digerido nas fezes e se apresenta como fezes negras cor de alcatrão (Fig 1.), devendo ser diferenciada de fezes que são intensamente verde-escuras.

A hemorragia interna normalmente ocorre devido a lesões de órgãos internos, e não podem ser vistas, mas podem ser percebidas. Alguns sinais, como desmaio, pulso fraco ou acelerado, suores abundantes, palidez e sangue na boca, são importantes para que se desconfie de que a vítima está tendo uma hemorragia interna.

A hemorragia digestiva não é por si só uma doença mas sim uma manifestação clínica de uma patologia subjacente. Embora na maioria dos casos a hemorragia digestiva se associe a patologias com pouca gravidade, esta pode ser a manifestação de uma doença grave e potencialmente fatal.

Alterações no formato, cor e cheiro das fezes podem indicar diversas doenças, principalmente se acompanhadas de sangue. Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.

Procure o médico imediatamente na ocorrência de qualquer sangramento anal repentino ou persistente acompanhado de ardor ou de outros sintomas. Hemorroidas são a causa mais frequente, todavia existem outras que precisam ser afastadas. Entre elas, a mais importante é o câncer do cólon e do reto.

1 – Sangue nas fezes
Caso o tumor esteja localizado nas porções mais próximas do ânus ou no reto, é possível, ainda, ocorrer sangramento vermelho vivo que pode ser visto direto no vaso sanitário, misturado às fezes ou no papel higiênico.

Um dos motivos do cocô estar preto ou mais escuro é a presença de sangue, o que é preocupante e precisa de atenção médica quanto antes.

Introdução: Gastrite hemorrágica é o sangramento decorrente de lesão aguda, de causas diversas, da mucosa gástrica. É uma importante causa de hemorragia digestiva alta cujo diagnóstico foi facilitado pelo desenvolvimento da endoscopia digestiva alta.