Como saber se estou com má circulação nas pernas?

Perguntado por: iibrahim . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Os principais sintomas da má circulação são: Pele fria e seca, coceira, câimbra e manchas vermelhas nas pernas, varizes, inchaços nos pés e tornozelos, ausência de pelos nos membros inferiores, rachaduras nos calcanhares, sensação de formigamento ou dormência e cor pálida ou azulada em locais de má circulação.

Veja algumas maneiras de evitar e tratar a má circulação nas pernas

  1. praticar exercícios físicos;
  2. ter uma alimentação balanceada;
  3. evitar ficar em pé ou sentado durante muito tempo;
  4. evitar o consumo de cigarro;
  5. utilizar meias de compressão;
  6. evitar o uso de roupas apertadas em excesso.

Pode gerar infecções (flebites) e transformar-se em uma trombose profunda; profunda: pressão mais elevada na região das varizes mais evidentes, com um calor nessa parte das pernas e formigamento, podendo deixar a pele mais pálida porque o sangue está com dificuldade de circular.

Quando devo me preocupar com essas dores
Dor muito forte na perna, surgindo de forma repentina. Presença de vermelhidão e/ou inchaço. Presença de febre e até mesmo falta de ar. Dor repentina que faz você mancar.

pés e tornozelos inchados; sensação de formigamento ou dormência; cor azulada nas regiões com má circulação; queda dos pelos das pernas.

Isso acontece em decorrência de problemas como pressão arterial, diabetes e colesterol alto, devido ao estreitamento ou obstrução da circulação do sangue para as células.

vermelhidão ou aumento da temperatura na perna afetada; sensação de calor ou queimação na região; dor ao caminhar ou ao movimentar o membro acometido pela TVP. Em alguns casos, a dor aumenta ao levantar o pé em direção ao joelho.

A seguir estão 5 dicas para evitar a má circulação, coloque em prática!

  1. Use roupas e calçados confortáveis. ...
  2. Pratique exercícios físicos com frequência. ...
  3. Mantenha uma alimentação equilibrada. ...
  4. Evite ficar na mesma posição por muito tempo. ...
  5. Eleve as pernas por alguns minutos. ...
  6. Dica extra – Consulte um médico.

Faça um escalda pés para aliviar a dor após um dia exaustivo de pé

  1. Massagem com óleos essenciais. Depois do escalda pés, você pode fazer uma massagem nas pernas com óleos essenciais anestésicos e relaxantes. ...
  2. Use meias de compressão. ...
  3. Procure um médico caso as dores permaneçam.

angiologista

O cirurgião vascular, ou angiologista cuida dos problemas envolvendo os vasos sanguíneos das pernas, braços, tronco e pescoço. Ele trata problemas nas artérias, como aneurisma de aorta, estenose das carótidas, doença arterial obstrutiva; e também problemas nas veias como telangiectasias (vasinhos), varizes e trombose.

Este é um dos sinais da trombose venosa profunda, uma doença grave potencialmente causada pela formação de coágulos, em geral, nas pernas – na região da panturrilha e até nas coxas.

Nas doenças vasculares, a sensibilidade fica acometida de uma forma mais global”. Uma das formas de apresentação que costuma confundir entre doença vascular e neurológica é a claudicação dos membros inferiores. “Esse termo significa que as pernas doem, adormecem e podem falhar após andar certa distância.

Apesar de algumas pessoas serem assintomáticas, ou seja, não apresentarem sintomas, um dos principais indicativos de trombose são as fortes dores nas pernas acompanhadas de inchaço, formigamento, vermelhidão e sensação de calor na região afetada.

pode trazer grandes benefícios!

Dores, câimbras e cansaço nas pernas ou pés ao caminhar, pernas mais frias que o resto do corpo e feridas na região que demoram para cicatrizar.

Teste de Dímero-D: o exame de sangue de trombose
A trombose também é diagnosticada por exames laboratoriais e o principal é o teste de Dímero-D. Os Dímeros-D são resultado da deterioração de coágulos de fibrina que se formam pela ação de três enzimas: a trombina, o fator XIII ativado e a plasmina.

Durante o período de tratamento o paciente pode se movimentar ou é necessário repouso absoluto? Diferente do que muitos pensam, o paciente com trombose não deverá ficar apenas deitado com as pernas elevadas.

Industrializados e ultraprocessados
Os processados, além de grande quantidade de sódio, também levam açúcar e gordura --todos relacionados à dificuldade da circulação sanguínea.

Além disso, a prática regular de atividade física e uma alimentação pobre em sal e rica em vitamina C e antioxidantes também podem ajudar a evitar e combater os sintomas da má circulação, assim como alguns remédios caseiros, como o suco de laranja com salsinha e o suco de abacaxi com gengibre, por exemplo.

Artrites inflamatórias diversas (artrite reumatóide, artrite psoriásica, espondilite anquilosante, gota, e outras) ou também degradativa (artrose) quando acometem especialmente os joelhos podem gerar dor local ou irradiada para as pernas.

Vitamina D e dores musculares
A falta dessa substância no organismo pode gerar algumas relações, como: Vitamina D e dor nas pernas; Dor nos ossos e vitamina D; Falta de vitamina D e dor nas articulações.