Como saber se estou com líquido no pulmão?

Perguntado por: rxavier . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

O principal sintoma do edema pulmonar é a dificuldade de respiração, no entanto, outros sintomas podem aparecer, como: suor frio, arritmia cardíaca, chiado ao respirar, dor no peito, extremidades azuladas ou arroxeadas, lábios roxos e palidez.

Esse líquido pode aparecer por conta de várias causas, como problemas no coração e nos rins, infecções (como pneumonia e tuberculose), câncer (tanto no pulmão como em outros lugares), bem como por vários outros motivos.

Experimente exercícios de respiração

  1. respiração com lábios franzidos.
  2. respiração abdominal, também conhecida como respiração diafragmática.

O problema conhecido como água no pulmão pode ter duas origens diferentes. A primeira ocorre de forma mais branda na pneumonia, quando o processo inflamatório coleta um pouco de líquido em uma parte específica do pulmão. Além disso, outro caso é o edema pulmonar, um quadro grave que envolve problemas no coração.

O edema pulmonar é o acúmulo de líquido no interior dos pulmões, enquanto que a pneumonia é uma reação inflamatória dos pulmões. Ambas as doenças respiratórias apresentam tosse, dificuldade respiratória, e podem ser diagnosticadas por meio de exame clínico, exame físico, radiografias e hemograma.

Os pulmões são dois órgãos esponjosos localizados dentro da caixa torácica. O pulmão direito é dividido em 3 partes, conhecidas como lobos. O pulmão esquerdo possui 2 lobos. O pulmão esquerdo é menor, porque o coração está localizado desse lado do corpo.

Chá para pulmão: Chá verde
Incluindo epigalocatequina galato (EGCG), que demonstrou ajudar a suprimir o crescimento de células de câncer no órgão. Além disso, a bebida contém teofilina, composto que atua como broncodilatador para melhorar a função das vias aéreas e aliviar dificuldades respiratórias.

Drogas e medicamentos
O consumo de algumas drogas, como heroína ou cocaína podem provocar uma intensa inflamação pulmonar, causando aumento da permeabilidade dos vasos e consequente edema pulmonar agudo. A intoxicação por Aspirina (AAS) também pode levar a um quadro de edema agudo do pulmão.

1. Pneumonia

  • Falta de ar;
  • Respiração acelerada;
  • Febre alta (38ºC ou mais);
  • Tosse com catarro esverdeado, sangue ou tosse seca;
  • Suor noturno;
  • Dor no peito;
  • Dor de cabeça constante;
  • Cansaço ou dores musculares constantes.

A drenagem torácica, também conhecida como drenagem pleural, é indicada em casos de pneumotórax, quando há ar entre as membranas que envolvem os pulmões, e também nos casos de derrames pleurais, quando há líquido ao redor dos pulmões.

Para absorver oxigénio, os pulmões mais sensíveis chegam a ficar ofegantes e perdem mais água do que o normal. E aqui chegámos à importância, acima citada, de dar alívio aos desconfortos respiratórios: beber água.

Tente localizar a “fonte” da dor.
Dessa forma, tente apalpar o peito e localizar a área do desconforto; quando lesionados, os músculos geralmente sofrem espasmos. Caso seja possível encontrar uma área de desconforto, é sinal de que não há problemas com os pulmões e sim com os músculos do peito.

O acúmulo de líquido no pulmão acontece quando se tem um problema no sistema cardiovascular, como insuficiência cardíaca, mas também pode surgir quando existe uma lesão no pulmão devido a infecções ou exposição a toxinas, por exemplo.

Os pulmões são circundados pelo esterno (osso do tórax) e pela caixa torácica na frente e pelas vértebras (coluna vertebral) nas costas. Esta gaiola óssea ajuda a proteger os pulmões e outros órgãos do tórax.

O médico anestesia a área entre as duas costelas e faz uma pequena incisão para inserir o dreno. O dreno é conectado para sucção. Em geral, uma radiografia do tórax Diagnóstico por imagem do tórax é realizada após a inserção do dreno para confirmar sua colocação correta. Complicações graves são pouco frequentes.

Pleurite e Mediastinite
A pleurite está entre as principais causas da dor no pulmão. Chamada também de pleurisia, essa doença descreve a inflamação da camada que envolve os pulmões, gerando um desconforto que piora ao respirar. Traumatismos (pancadas) e outras infecções respiratórias podem levar à patologia.

A trombose pulmonar é a presença de um trombo (coágulo) nas artérias que levam sangue para o pulmão, deixando estes vasos entupidos. O bloqueio na passagem de sangue pode causar morte progressiva na parte afetada do pulmão.

Dizemos que um pulmão está comprometido quando ele foi tomado por uma infecção, que é causada, na maioria dos casos, por vírus ou bactérias. Quando o paciente tem mais de 50% do pulmão comprometido, ele passa a correr risco de morte.

Os principais sintomas do derrame pleural são a dificuldade em respirar, dor na região torácica que piora durante a respiração e falta de ar, gerados pela pressão elevada nos pulmões que reduz sua mobilidade plena. O paciente também pode ter febre alta, acima dos 37,5º, e tosse seca e persistente.

Olá, o edema pulmonar pode levar ao óbito por insuficiência respiratória aguda. A cardiopatia hipertrófica pode levar ao óbito por arritmias e pode também gerar edema pulmomar se a doença evoluir ao longo do tempo com insuficiência cardíaca.