Como saber se estou com larva de mosca?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 3 de maio de 2023
3.9 / 5 3 votos

dor intensa; sensação de pontadas ou mesmo de picadas no local do ferimento; coceira; inchaço e mudança de cor no local do ferimento.

Inicialmente, há prurido intenso e posteriormente dor local nas miíases que acometem as áreas cutâneo-mucosas, podendo ocorrer infecção secundária. Nas situações de miíases acidentais (intestinais ou urinárias), o diagnóstico pode ser realizado através de endoscopia digestiva e cistoscopia.

Berne, miíase ou bicheira é uma infecção parasitária causada por larvas de várias espécies de moscas que invadem a pele ou os orifícios naturais, como olhos, nariz e ouvidos.

A larva alimenta-se na derme e garante sua respiração através da extremidade posterior. O berne fica no corpo do homem por aproximadamente 50 dias, sendo que, durante esse período, não ocorre a migração pelos tecidos. Após esse tempo, a larva cai no solo, onde inicia a sua fase de pupa.

Para isso, é preciso, primeiro, limpar a ferida e anestesiar a região. Depois, com o auxílio de uma pinça, é feita a retirada das larvas, uma a uma. O próximo passo é tratar a ferida com medicamentos bacteriostáticos ou, dependendo da gravidade do caso, com antibióticos de largo espectro.

Em 24 horas, as larvas de primeiro estágio eclodem, passando por dois outros estágios, durando de cinco a oito dias, mas, durante o inverno, o desenvolvimento larvar pode prolongar-se por várias semanas.

Adentra o organismo na forma de microscópicos ovos, junto com alimentos ou água contaminados. Quando ainda é uma larva, viaja pelo corpo até chegar ao intestino delgado, onde cresce, se reproduz e libera os filhotes junto com as fezes.

O diagnóstico é feito pelo exame de fezes pelos métodos de Faust e Hoffman, capazes de detectar as larvas deste parasita. Os tratamentos recomendados pela Organização Mundial de Saúde consistem na medicação com albendazol 400mg dose única, mebendazol, levamisol ou pamoato de pirantel.

Utilize água fervente no local
A forma mais natural de eliminar as larvas é com água fervente, e essa dica funciona ainda melhor se for na lata de lixo e os insetos estiverem ali Nesse caso, tampe a lixeira e espere alguns minutos, depois a abra a lava bem o local.

Obstruir o orifício central da lesão, na miíase furunculóide com vaselina pastosa ou geléia, forçando a larva a sair. Remover em seguida a larva com uma pinça. Aplicar anti-sépticos no local após a remoção. Avaliar a necessidade de antibioticoterapia nas lesões infectadas.

4) DIARREIA
Dependendo do quadro clínico, os excrementos podem vir com sangue. A enfermidade faz com que se perca bastante água e sais minerais. Existem diarreias passageiras ou persistentes, como a diarreia bacteriana, conhecida como Cólera que deve ser tratada com maior atenção.

Em casos leves, o quadro pode melhorar por si só em dois ou três dias, desde que a pessoa se hidrate adequadamente. “Orientamos repouso, hidratação e uma alimentação leve e balanceada, sem gordura e fritura”, recomenda o dr. Costa Júnior.

Ela pode ser facilmente identificada, pois gera coceiras, e, no local da ferida, há a presença de larvas esbranquiçadas, que se movimentam pela área, geralmente, com a presença de secreção, explica Dra. Vitória. Além disso, o ferimento fica com um odor forte.

Ovo => Larva => Pupa => Adulto
Após um período de 5 a 8 dias, as larvas abandonam a matéria orgânica onde estavam instaladas. A camada externa de pele das larvas se endurece, formando uma casca, dentro da qual começa a haver a metamorfose para mosca adulta, recebendo neste estágio o nome de pupário.

Sintomas da miíase

  1. Lesões graves na pele;
  2. Inchaço subcutâneo firme;
  3. Perda de apetite;
  4. Perda de peso;
  5. Dor;
  6. Claudicação (cão mancando), quando a miíase afeta as patas;
  7. Peritonite;
  8. Cegueira (quando a miíase afeta os olhos).

Normalmente, esses vermes se instalam nos intestinos, mas podem se instalar em outros órgãos, como o cérebro, os pulmões e o fígado.

O que deve fazer, imediatamente, é procurar um médico, que provavelmente irá receitar alguns vermífugos para expulsar as larvas que já possam ter eclodido dos ovos.

Quais são os sinais e sintomas do berne? Normalmente, a dermatobiose se manifesta como um caroço vermelho com orifício central, por onde pode sair secreção sanguinolenta ou pus. Com certa frequência, também se observa a saída de parte das larvas do buraco.

Na miíase cavitária, as moscas depositam seus ovos diretamente em qualquer área exposta de pele ou ferida e crescem até o estágio vermiforme, mantendo-se na superfície da pele.