Como saber se estou com infecção urinária ou DST?

Perguntado por: adias . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.4 / 5 16 votos

Alguns dos sinais típicos de uma infecção urinária, como dor ao urinar, vontade frequente de fazer xixi e alteração na cor ou cheiro da urina também podem surgir em caso de ISTs, as infecções sexualmente transmissíveis.

Tricomoníase: os sintomas são, principalmente, corrimento amarelo-esverdeado, com mau cheiro, dor durante o ato sexual, ardor, dificuldade para urinar e coceira nos órgãos sexuais.

Sintomas: Corrimento pelo canal de onde sai a urina, que pode ser amarelo purulento ou mais claro - às vezes, com cheiro ruim, além de poder apresentar coceira e sintomas urinários, como dor ao urinar e vontade de urinar constante. DST prováveis: Gonorreia, clamídia, tricomoníase, micoplasma, ureoplasma.

O mau odor na região vaginal costuma surgir durante infecções, e também estão associadas a uma má higiene íntima. Causas: as DSTs que podem causar mau cheiro costumam ser causadas por bactérias, como acontece na Vaginose bacteriana, provocada pela Gardnerella vaginalis ou outras bactérias.

Quais são os sintomas de infecção urinária?

  • dor ao urinar;
  • febre;
  • cheiro forte na urina;
  • vontade constante de urinar e.
  • secreção da uretra, sendo mais comum nos homens.

Diagnóstico de infecção urinária

  1. Levantamento da história clínica do paciente e de seus sintomas;
  2. Exame de urina tipo I;
  3. Urocultura com antibiograma (para identificar o agente infeccioso e orientar o tratamento).

Quando a doença está em um estágio mais avançado, sintomas como: odor desagradável, esvaziamento incompleto da bexiga, constipação, dor lombar, sangue na urina, febre e sensação geral de mal estar, também podem ocorrer.

Em conversa com Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa, este mito foi revelado. Não, não é possível contrair DST em banheiros públicos! Ela explica o por quê: “Como o próprio nome diz, essas infecções são transmitidas por contato sexual.

Procure uma unidade básica de saúde da rede pública ou os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

O diagnóstico do HPV masculino é realizado por meio de exames urológicos ou dermatológicos. Quando não há presença de manifestações clínicas, o diagnóstico é feito por meio de exames de biologia molecular (PCR), que mostram a presença do DNA do vírus.

Os exames de rotina de DST também são recomendáveis. Os homens devem consultar um urologista pelo menos 1 vez ao ano, com o intuito de avaliar as condições do aparelho reprodutor e tratar possíveis doenças rapidamente. Já as mulheres, devem ir ao ginecologista a cada 6 meses, ou sempre que perceberem algo errado.

Azitromicina em dose única é o antibiótico mais prescrito contra a clamídia. Uma alternativa é usar Doxiciclina 100 mg 2 vezes por dias por 7 dias. Portanto, o esquema clássico para o tratamento de uretrites com corrimento é Ceftriaxona + Azitromicina em dose única.

O que fazer se eu for infectado? Não entre em pânico, se você acha que está infectado com uma DST, os sintomas podem aparecer imediatamente ou podem não aparecer até algumas semanas depois. Você deve ir ao seu centro médico para um teste de DST.

As principais ISTs que não têm cura são a aids (HIV), o Papiloma Vírus Humano (HPV) e a herpes. Não ter cura não significa que não tenha tratamento.

Corrimento, irritação, coceira, sensação de queimação. Esses são os sintomas mais comuns da infecção na vagina, que pode ser causada por microrganismos como bactérias, vírus, fungos ou amebas. As mais frequentes são por fungos, como a Candida, que causa a chamada candidíase.

Clamídia e gonorreia: duas DSTs silenciosas e perigosas Saúde da Mulher.

Os sintomas dependem do local onde a bactéria se instala. Quando ocorre a infecção na uretra, pode haver uma urgência e vontade de urinar com frequência, seguida de dor no canal urinário. Quando a bactéria infecta os rins, pode causar febre alta, dores nas costas (do lado do rim infectado), náuseas e vômitos.

Como prevenir
* A exceção é o sexo anal ativo, pois a camisinha protege a uretra do homem, impedindo que ela tenha contato direto com as bactérias do ânus do parceiro ou da parceira. Urinar imediatamente após cada relação sexual é frequentemente sugerido como forma de reduzir o risco de cistite.