Como saber se estou com HPV na boca?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Principais sintomas

  1. lesões orais que se parecem com verrugas esbranquiçadas;
  2. dores de ouvido constantes;
  3. aparecimento de pequenas aftas, principalmente na gengiva, céu da boca e na língua;
  4. dificuldade na mastigação e deglutição de alimentos.

A incubação, ou seja, o período necessário para surgirem as primeiras manifestações da infecção pelo HPV é de aproximadamente 2 a 8 meses, mas pode demorar até 20 anos!

Na boca, as lesões, em sua maioria, aparecem como pequenas verrugas que podem ter a cor da pele ou apresentar uma camada esbranquiçada. No primeiro caso, sua observação é difícil, mas, na segunda possibilidade, a lesão pode ser reconhecida devido a uma leve semelhança com uma pequenina couve-flor.

O beijo pode transmitir o HPV, principalmente se uma das pessoas tiver lesão ou verruga por HPV na cavidade oral. Mas essa transmissão é rara. O HPV pode ser transmitido através do sexo oral, principalmente se a pessoa que recebe o sexo oral tem lesões ou verrugas de HPV.

Segundo pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF), o tipo mais comum de lesão bucal causada pelo HPV é uma verruga conhecida como papiloma escamoso, que pode ser esbranquiçada ou da cor da pele, semelhante a uma afta, mas que não cicatriza. Geralmente surgem agrupadas na língua ou no céu da boca.

Existem fibromas, nevus, papilomatose, glândulas que podem mimetizar as verrugas provocadas pelo HPV. Para o diagnóstico diferencial, o exame físico do seu médico é fundamental.

O exame clínico cuidadoso do paciente, realizado por um Cirurgião de Cabeça e Pescoço, pode ser suficiente para se reforçar a suspeita da presença de HPV na cavidade oral e orofaringe. Em outros casos, pode-se lançar mão de nasofibrolaringoscopia ou laringoscopias diretas a fim de visualizar melhor a região.

Se você teve sexo oral, a lesão pelo HPV poderá se instalar na cavidade oral. No entanto, como a saliva tem substâncias protetoras, o risco de adquirir o HPV e desenvolver verrugas é menor quando comparado ao sexo com penetração. Você não pegará o HPV simplesmente pelo fato de tocar.

O HPV cura sozinho? Quando o HPV não gera sintomas, ele pode desaparecer sozinho em até 2 anos após a contaminação, pois o próprio sistema imunológico da pessoa consegue eliminar o vírus do organismo.

Sim, é possivel a contaminação por HPV apenas pelo contato dos órgãos sexuais sem que haja penetração. Procure seu médico para diagnóstico , tratamento e vacinação para HPV, independente do diagnostico.

A infecção pelo HPV não é causa de dor ou desconforto.

Alguns remédios caseiros para HPV são:

  1. Chá verde. ...
  2. Chá de alho e limão. ...
  3. Suco de laranja com cenoura e beterraba. ...
  4. Chá de equinácea. ...
  5. Pomada de barbatimão.

Não serve para tratar HPV. Mas pode tratar infecções associadas. O HPV é um vírus, alguns tipos de tratamentos podem ajudar a amenizar sintomas e suas manifestações, mas é uma condição que não pode ser curada.

Os principais fatores de risco para o HPV genital são: Ter muitos parceiros sexuais. Ter menos de 25 anos de idade. Início de atividade sexual em uma idade precoce (16 anos ou menos).