Como saber se estou com glândula de Bartholin?

Perguntado por: hbelem . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

A maioria dos cistos de Bartholin não causa sintomas. É possível que a mulher note um caroço indolor perto da abertura da vagina, fazendo com que a vulva fique com uma aparência torta. Se os cistos aumentarem, eles podem causar irritação e sensação de pressão e/ou dor.

O câncer da glândula de Bartholin é facilmente confundido com um cisto (acúmulo de líquido na glândula), retardando o diagnóstico e tratamento corretos.

O diagnóstico de bartolinite é clínico, com exame físico para identificar a inflamação e o aumento de volume das glândulas de Bartholin. O exame é simples, pode ser feito na primeira consulta. Em mulheres acima dos 40 anos é recomendada a biópsia e drenagem do cisto para descartar a possibilidade de câncer.

O tratamento da bartolinite depende da gravidade dos sintomas e da presença ou ausência de infecção. Os casos leves, medidas conservadoras, como banhos de assento mornos e compressas quentes, podem ajudar a aliviar os sintomas e promover a drenagem do fluido.

Quais são as causas da bartolinite? A obstrução das glândulas de Bartholin é causada por infecções provocadas pelo contato da vulva da paciente com bactérias, como a E. coli e a Chlamydia trachomatis.

Na imensa maioria dos casos, o cisto desaparece espontaneamente após alguns dias.

“Embora possa causar aflição, o cisto é inofensivo e não representa um risco para a saúde, tampouco uma infecção”, tranquiliza o especialista. Contudo, alguns cistos podem ser maiores, o que atrapalha o dia a dia da mulher ao se sentar, usar certos tipos de roupa e ao se relacionar sexualmente.

A principal diferença entre cisto de Bartholin e bartolinite é que o primeiro é um cisto cheio de líquido, enquanto o segundo é uma inflamação causada pela infecção do cisto. Além disso, o cisto de Bartholin geralmente não causa muita dor, mas a bartolinite pode ser muito dolorosa e requer tratamento imediato.

O que causa a bartolinite? A bartolinite não infeccionada pode ocorrer por uma mera obstrução do ducto de Bartholin, impedindo a saída do muco da glândula, o que leva ao acúmulo de secreção e consequente inflamação da região.

Se um cisto da glândula de Bartholin causar pouca ou nenhuma dor em uma mulher com menos de 40 anos, é possível que ela consiga tratá-lo sozinha. Elas podem usar um banho de assento ou mergulhar em alguns centímetros de água morna em uma banheira. Imersões devem durar de 10 a 15 minutos e ser feitas duas vezes por dia.

Existe pomada para bartolinite? Segundo a ginecologista Karina Tafner, não existe pomada que trate a bartolinite. O tratamento é feito apenas com medicamentos por via oral e cirurgia para drenar o cisto infectado.

O procedimento consiste na drenagem da glândula de bartholin, por meio de um cateter que fica na paciente por cerca de 6 semanas, para que o muco possa ser drenado de forma segura e eficiente.

Cisto vaginal
Geralmente, não causam sintomas, mas podem ser sentidos como caroços ou nódulos no interior da vagina. Um tipo muito comum de cisto vaginal é o cisto de Gartner que é mais comum depois da gravidez e que surge devido ao acúmulo de líquido dentro de um canal que se desenvolve durante a gestação.

Com a infecção, pode acontecer o crescimento do quisto, causando, também, ruborização e quentura quando o local é tocado. Dessa forma, durante sua fase inicial, a bartolinite pode ser indolor. Porém, pode se tornar incomodativa, impossibilitando, até mesmo, que a mulher possa caminhar ou sentar confortavelmente.

A paciente deve se privar de ter relações sexuais por um período, usar antibióticos por via oral e, sobretudo, cuidar da higiene íntima e da cicatrização da região. As complicações são raras e, quando ocorrem, os principais sintomas são: dores localizadas, inchaço da vulva e hematoma local.

O banho de assento com sal ajuda a secar a lesão causada pela herpes genital. Para fazer é necessário colocar 600 ml de água morna numa bacia, adicionar uma colher (de sopa) de sal, misturar bem e sentar-se dentro da bacia durante 15 minutos, 3 a 4 vezes por dia.

De acordo com o Dr. Márcio Alcântara a resposta é sim, quem tem cisto pode engravidar! O médico explica que ao contrário do que muita gente pensa, o cisto no ovário não é impedimento para engravidar, mas ele pode dificultar o processo devido às alterações hormonais produzidas pela situação.

Quais são os medicamentos mais comuns para o tratamento de cistos sebáceos?

  • Prednisona.
  • Prednisolona;
  • Dipropionato de Betametasona.

Além disso, a bartolinite também pode surgir associada a DTS´s, já que alguns microorganismos, como os que causam a gonorreia e a clamídia também podem ser responsáveis pela formação do abcesso característico da bartolinite.

Em média, as pacientes podem precisar de cerca de 7 a 14 dias de repouso para se recuperar completamente, utilizar roupas fechadas e retornar às atividades cotidianas.

O cisto do duto de Bartholin se caracteriza pela obstrução não infecciosa do duto distal, resultando no acúmulo de secreções e aumento da glândula, que está localizada posterolateralmente ao óstio da vagina, tendo como função a lubrificação vaginal.