Como saber se estou com falta de melatonina?

Perguntado por: alima . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Sintomas como fadiga e falta de energia, falta de apetite, dor nos músculos e articulações, anemia e infecções frequentes, hipoglicemia e pressão baixa são comuns quando há deficiência em sua produção.

Falta de melatonina é prejudicial ao organismo
Por exemplo, deixa a pessoa com sonolência quando deveria estar desperta e acordada quando deveria dormir. Além disso, faz com que o sistema imunológico não atue de forma tão potente como quando se tem a produção adequada, o que favorece o surgimento de infecções.

Alguns fármacos e substâncias podem inibir a produção da melatonina. O mais conhecido é o propranolol, um medicamento da classe dos beta-bloqueadores, muito usado para o tratamento da hipertensão e de problemas cardíacos. A cafeína e o álcool também são substâncias que interferem com a secreção da melatonina.

Suco de cereja
A fruta é rica em melatonina, e um estudo recente revelou que beber suco de cereja regularmente ou comer cerejas pode ajudar a regular os seus ciclos de sono.

Quando tomar a melatonina? Para o neurologista, o primeiro passo quando o paciente percebe alguma dificuldade para dormir é procurar um médico. “Para cada pessoa vai haver uma indicação, a melatonina não vai servir para qualquer tipo de insônia”, afirma.

O primeiro é a alteração na rotina natural do corpo humano, o que acontece em pessoas que trabalham no turno da noite e dormem de dia. Isso acontece porque a luz, mesmo artificial, inibe a produção da melatonina. O envelhecimento também leva à redução da produção do hormônio.

Ela é liberada no início da noite, quando cai a iluminação natural, porém tem um pico de produção maior algumas horas após o anoitecer e ajuda a promover o início do sono.

A suplementação de melatonina não costuma causar efeitos colaterais e é segura. Mas, se ela for usada sem critério e em quantidades muito altas, pode gerar sintomas como: pesadelos ou sonhos muito vívidos, fadiga ou sono exagerado durante o dia, além de falta de concentração e agravamento da depressão.

Entre as 9 e 10 horas da noite começa a haver uma elevação cumulativa dos níveis noturnos de melatonina, chegando ao seu ponto máximo entre meia noite e uma hora da manhã. Assim, neste horário é quando a pineal começa a desligar, ou seja, começa a dormir.

Camomila

Melatonina 3mg. O Chá de Camomila contém ação cicatrizante, antibacteriana, anti-inflamatória e anti-espasmódica. Pode ser utilizado no tratamento da ansiedade, porque apresenta efeito calmante, auxilia na melhora da qualidade do sono e diminui o nervosismo.

6 Chás para Você Dormir Melhor

  • Camomila. Durante anos, o chá de camomila foi usado como um remédio natural para reduzir a inflamação e ansiedade e tratar a insônia. ...
  • Raiz valeriana. ...
  • Lavanda. ...
  • Erva-cidreira. ...
  • Passiflora. ...
  • Casca de magnólia.

O consumo de chá na cama ajuda a relaxar e pegar no sono mais rapidamente.

  • Chá de camomila. Provavelmente a mais popular entre os apaixonados por chá, a camomila é um dos principais calmantes utilizados para dormir. ...
  • Chá de capim limão. ...
  • Chá de maracujá ...
  • Bônus: chá para dormir de valeriana e chá verde.

O bisglicinato de magnésio, por exemplo, está ligado ao aminoácido glicina e, segundo um estudo, este tipo de magnésio é normalmente recomendado para dormir.

Além de ser usado para melhorar a qualidade do sono, esse suplemento também é usado no tratamento de hiperatividade, ansiedade e depressão.

A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, localizada no cérebro. Sua liberação ocorre à noite e ela ajuda a regular o ritmo circadiano, uma espécie de relógio biológico do organismo.

Caso você esteja tomando melatonina e continue tendo dificuldades para dormir ou esteja se sentindo sonolento durante o dia, avise o seu médico. Pode ser sinal de dosagem muito baixa ou muito alta.

A idade mínima para tomar melatonina recomendada pela Anvisa é 19 anos. Isso acontece porque ainda não há estudos que apontam a eficácia e segurança do hormônio em crianças e adolescentes que estão em desenvolvimento. A melatonina tem sido usada ao redor do mundo todo para regular o sono.

Embora a melatonina seja enquadrada agora como um suplemento alimentar e possa ser comprada sem prescrição nas drogarias convencionais, a Anvisa impôs algumas restrições ao seu uso. A primeira é que ela só poderá ser tomada por pessoas com mais de 19 anos de idade e a dosagem é de, no máximo, 0,21 miligramas por dia.

Na verdade, o termo para isso é ritmo circadiano. Ele é geneticamente determinado, mas pode sofrer alterações ambientais. Basicamente, funciona a partir do ciclo sono-vigília. Em determinadas pessoas, esse ciclo pode variar a depender do sistema neuroquímico de cada um.