Como saber se estou com esporão no pé?

Perguntado por: ateixeira7 . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Quais os sintomas de esporão do calcâneo?

  1. dor na sola do ;
  2. dor intensa, similar a uma pontada ou uma facada, ao apalpar o calcanhar ou mesmo ao apoiar peso do corpo no calcanhar;
  3. dor que melhora ao ficar com os pés repousados e piora ao fazer atividades como subir escadas ou caminhar;

Fisioterapia, exercícios de alongamento, massagens são medidas bem-vindas no tratamento do esporão do calcâneo. Há casos, porém, em que a indicação por um médico de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios se faz absolutamente necessária.

dor na sola do pé; dor intensa, similar a uma pontada ou uma facada, ao apalpar o calcanhar ou mesmo ao apoiar peso do corpo no calcanhar; dor que melhora ao ficar com os pés repousados e piora ao fazer atividades como subir escadas ou caminhar; inchaço no calcanhar e no tornozelo.

Resposta:É sim! O gelo ajuda na vasoconstricção e analgesia. A água quente abre a circulação (vasodilatação) para o processo inflamatório ir embora e também ajuda a relaxar. Aproveite a abertura dos poros para passar uma pomada ou gel tópico.

A formação de um esporão do calcâneo ocorre quando a fáscia plantar, tecido que reveste a face plantar do pé (sola), faz excessiva tração sobre o calcanhar - movimento comum em corridas, jogos de futebol e outras atividades que demandam bastante dos pés.

A fisioterapia para esporão do calcanhar inclui o uso de eletroterapia e aplicação de gelo, para reduzir a inflamação dos tecidos ao redor do esporão, aliviando a dor ao caminhar. Ela pode ser realizada de 3 a 4 vezes por semana, até a eliminação dos sintomas.

Olá. Normalmente não é necessário afastamento das atividades para o tratamento. Com o fisioterapeuta você poderá aprender técnicas para tratar as tensões e se livrar da dor que aparece ao pisar no chão. O aparecimento do esporão calcaneo tem muito a ver com a forma como se entrega o peso ao chão.

O esporão costuma se desenvolver devido a microtraumas e inflamação crônica da parte inferior do calcanhar, afetando não só osso calcâneo, mas também os tendões e a fáscia plantar (ligamento localizado na planta dos pés, cuja uma das extremidades fica aderida ao osso calcâneo).

O Diprospan é o nome comercial de um medicamento que contém, entre outras substâncias, betametasona (um tipo de corticoide). Essa medicação tem poder anti-inflamatório sim e provavelmente vai ser capaz de aliviar os sintomas do esporão.

Se você estiver sofrendo com fasciíte plantar (esporão) ou qualquer outro tipo de dor no pé, procure o ortopedista especialista para avaliar a indicação de receber o tratamento com ondas de choque.

A dor no calcanhar pode ter várias causas. Desde fascite plantar, passando por esporão calcâneo, fratura por estresse do osso calcâneo, tendinite calcânea ou ainda consequência de entorse do tornozelo, doença de Sever, em crianças, além de outras razões.

A dor no calcanhar ao pisar não costuma ter um diagnóstico muito preocupante. A principal causa da dor no pé ao pisar é a fascite plantar, uma inflamação no ligamento da região chamada fáscia plantar (que liga o calcanhar aos dedos), que pode causar pequenas rupturas no tecido.

O uso de medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios (ibuprofeno, etc.) é indicado para reduzir a inflamação e aliviar a dor no calcanhar nos casos onde existe inflamação (fascite plantar, por exemplo), devendo sempre ser prescritos pelo seu médico.

Como tratamento caseiro é importante utilizar CALOR para o tratamento do esporão de calcâneo. A realização de escalda pé com água quente e sal grosso pode ajudar no alívio da dor. Indico também o tratamento com sessões de Acupuntura.

ACIDENTE DO TRABALHO – ESPORÃO CALCÂNEO. A ausência do nexo de causalidade e/ou da efetiva redução da capacidade laborativa inviabiliza a concessão do benefício acidentário.

Tendo o laudo pericial demonstrado que a segurada está acometida de esporão do calcâneo, tendinite do aquiles direito e lombalgia (M77. 3; M76. 6 e M54. 5), impõe-se o restabelecimento do auxílio-doença desde o indevido cancelamento administrativo e a transformação do benefício em aposentadoria por invalidez.

Pode e deve fazer; porém deve-se evitar atividades de impacto (corrida em esteira, caminhadas longas) e priorizar trabalho de alongamento da panturrilha e fortalecimento. Muita atenção ao calçado (use tênis de corrida com amortecimento adequado).

A recuperação no pós operatório implica um período de descarga (sem exercer força no pé afetado), habitualmente, entre 3 a 6 semanas.