Como saber se estou com dor psicológica?

Perguntado por: uaragao . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Sintomas Psicológicos

  1. Estresse;
  2. Ansiedade;
  3. Impaciência;
  4. Problemas de concentração.
  5. Sensação de cansaço ou de pouca energia;
  6. Dificuldade para dormir.

Suas causas podem ser traumas, lesões e inflamações, ela na maioria das vezes também é nociceptiva. Alguns pacientes apresentam um segundo tipo de dor, conhecido como crônica. Nesses casos o desconforto persiste por mais tempo e em muitos deles não responde a tratamentos convencionais.

Dores de cabeça, tensão nos ombros e sensação de queimação na boca do estômago são sensações que podem estar relacionadas ao emocional.

Cansaço, sensação de esgotamento e dores no peito são sintomas muito comumente associados à ansiedade. E não é para menos: de acordo com dados levantados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Sendo assim, esse é um problema que faz parte do dia a dia de nossa população.

As desordens emocionais podem mexer com o nosso sistema nervoso, causando algumas reações, como alterações visuais, insônia, formigamento, e também, as enxaquecas e cefaleias. Quando a dor de cabeça não está relacionada a nenhum tipo de doença, ela pode ser o resultado de um esgotamento mental.

Superação – A perde de um filho é a maior dor emocional que o ser humano pode enfrentar. Além dela, traição, difamação, queda financeira ou ser vítima de violência estão entre as piores dores a serem esquecidas. Todas elas têm tratamento, mas este varia de acordo com a gravidade do trauma e a personalidade da pessoa.

"O estresse favorece a elevação da pressão arterial, a aceleração da frequência cardíaca e o aumento dos níveis de gorduras e açúcar no sangue, assim contribuindo para o surgimento de hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares", afirma a médica nefrologista Caroline Reigada.

As doenças psicossomáticas estão relacionadas ao controle das emoções, sentimentos e ao modo de pensar. As emoções incontroladas e os pensamentos negativos desencadeiam desequilíbrios mentais que, consequentemente, sobrecarregam as funções orgânicas e atrapalham o funcionamento do corpo.

Traçando um paralelo entre a dor física (notadamente em sua modalidade aguda) e a dor emocional, podemos afirmar que, enquanto a primeira nos alerta para o mal no nosso corpo (carne), a segunda nos avisa que nossa vida não está evoluindo segundo a nossa vontade, ou que estamos insatisfeitos frente a algo ou a alguém ( ...

De forma simples, as dores psicossomáticas são quando o sofrimento psicológico como angústias, ansiedade e depressão, de alguma forma, acabam causando ou agravando uma doença física.

Na depressão, ocorre uma alteração no funcionamento do cérebro: algumas regiões são desligadas e outras superativadas. Em consequência disso, ocorrem várias mudanças nas emoções, formas de pensar (a pessoa passa a focar no negativo) e autoestima, o corpo fica mais sensível à dor e aos desconfortos.

Como combater o esgotamento psicológico

  1. Boa alimentação. Muitas pessoas experimentam esse esgotamento porque não se alimentam como deveriam. ...
  2. Dormir bem. Dormir bem traz muitos benefícios, e quando não o fazemos, nosso corpo e nossa mente percebem isso. ...
  3. Pratique exercícios de concentração. ...
  4. Escolha um estilo de vida saudável.

Essa dor na alma é uma dor psíquica, uma tristeza ou angústia, como se fosse uma sensação de que algo estaria alojado na garganta, sufocando. Essa sensação ocorre quando são absorvidos os sentimentos de frustração, culpa, rejeição e vergonha.

A dor no corpo é um sintoma físico que normalmente surge em um transtorno de ansiedade, sendo comumente associada a outros fatores. Essa dor pode se apresentar de muitas maneiras, podendo afetar até mesmo o corpo por inteiro e atrapalhar a realização de atividades comuns do dia a dia.

O teste de escala de ansiedade de Beck possui um indicativo de qual é o grau de ansiedade que você possui no momento, que pode ser dividido em: leve, moderado ou severo. Existem outros testes como o questionário DASS-21 que pode ser feito junto de um profissional para avaliar a presença de ansiedade.