Como saber se estou com crise de labirintite?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

No geral, os sintomas da labirintite são os seguintes:

  1. tontura e vertigem;
  2. náusea;
  3. perda de audição;
  4. zumbido no ouvido;
  5. desequilíbrio;
  6. sensação de estar caindo;
  7. vômito;
  8. transpiração excessiva.

Sintomas de labirintite
O principal sintoma são as tonturas e vertigens. Na vertigem rotatória clássica, a sensação é que o ambiente gira ao redor do corpo, ou que este roda em relação ao ambiente. Na tontura, a sensação é de desequilíbrio, instabilidade, de pisar no vazio, de queda.

A maior parte dos casos são decorrentes de uma infecção viral, que faz com que o labirinto fique inflamado. Diversos vírus podem causar a doença, mas geralmente ela inicia após uma infecção viral comum, como um resfriado ou uma gripe (contudo, existem outras causas).

É preciso reduzir o consumo de carne vermelha, o álcool e aqueles alimentos com glúten e açúcar branco, como pães, tortas e bolos. No lugar destes, é preciso aumentar o consumo de alimentos anti-inflamatórios como: Brócolis. Couve.

Muita gente quando sente tontura logo relaciona o problema com labirintite. Em pronto-socorros e até consultórios médicos, acaba-se confirmando (erroneamente) esse diagnóstico. Mas, na maioria dos casos, o nome é outro: vertigem posicional paroxística benigna.

A região anterior do labirinto integra o nosso sistema auditivo. Por isso, quando essa parte é afetada pela labirintite, é comum sentir uma pressão no ouvido ou até mesmo ouvir zumbidos, geralmente, junto de outros sintomas que essa doença acarreta.

Quais são os sintomas de labirintite? Na vertigem causada por labirintite, o paciente pode sentir que o ambiente está girando ao seu redor, ou que ele está rodando em volta do ambiente. Já a tontura vem acompanhada de uma sensação de queda, de desequilíbrio e de instabilidade.

Habitualmente, a labirintite inicia-se com uma fase aguda onde há perda auditiva e vertigem súbitas. O tempo de duração de sintomas é variável. As queixas de vertigem, tontura, náuseas e vómitos geralmente duram dias a semanas.

"Tontura incapacitante, dor de cabeça de forte intensidade, enjoos e vômitos são sinais de alarme para várias doenças graves e são sintomas comuns nas labirintites, portanto é sempre recomendado procurar um pronto-socorro no surgimento desses sintomas", alerta.

O Dramin é um dos melhores medicamentos a utilizar em se tratando de curar enjoos e problemas de labirintite. Dessa maneira, trata-se de uma ótima alternativa para quem deseja acabar com esses dois problemas.

Confira agora, em 5 passos, como mandar a tontura embora.

  1. Evite comer alguns alimentos. Alguns alimentos podem piorar os sintomas de tontura. ...
  2. Associe a medicação à mudança de hábitos alimentares. ...
  3. Atividade física ajuda a reduzir as crises de tontura. ...
  4. Evite situações que gerem tontura. ...
  5. Projeta os ouvidos.

Chá para labirintite: erva doce, cravo-da-índia e alecrim.

Para saborear uma sobremesa sem riscos, o jeito é apostar no consumo de frutas como banana, abacaxi, maçã e pera.

Essa doença compromete as estruturas responsáveis pela audição (cóclea) e pelo equilíbrio (vestíbulo) e pode ter como causa processos inflamatórios ou infecciosos como otites ou meningites, alterações metabólicas e o próprio envelhecimento.

São elas: tontura do aparelho labiríntico; tontura hemodinâmica; tontura de estruturas neurológicas; e tontura emocional. Abaixo, comento sobre as condições mais comuns que se encaixam em cada uma dessas categorias.

Pacientes com Distúrbios do Sono podem apresentar durante o dia tonturas e vertigens. Quem possui doenças vestibulares frequentemente se queixa de distúrbios do sono juntamente à sintomatologia de alterações do equilíbrio.

4 alimentos que pioram a labirintite

  • Cafeína. Evite consumir alimentos que tenham cafeína, a exemplo de café, chocolates, doces e refrigerantes.
  • Álcool. Eliminar o álcool é uma das indicações médicas, mas se beber, faça com moderação.
  • Sal. ...
  • Açúcar.

Caminhada. A caminhada ao ar livre é recomendada especialmente para aqueles que são mais sedentários. Essa atividade física tende a beneficiar o labirinto, o sistema nervoso central e todo o corpo. A probabilidade de ter algum sintoma desencadeado durante a atividade é maior em pessoas sedentárias, porém é pouco comum.

A “Labirintite” não causa AVC, não importa se falamos da Labirintite propriamente dita ou da tontura, que é frequentemente referida, pelos pacientes, da mesma forma. Entretanto, episódios agudos de tontura ou vertigem podem sim ser um sinal de AVC e, nesses casos, é recomendável procurar atendimento médico de urgência.