Como saber se estou com cistite ou infecção urinária?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 7 votos

Os sintomas da cistite são mais específicos para a bexiga, como dor ou ardência ao urinar, aumento da frequência urinária, urgência para urinar e dor na região inferior do abdômen. Já os sintomas da infecção urinária podem variar dependendo da área afetada, podendo incluir dor nas costas, náuseas, febre e calafrios.

Dores nas costas e no baixo ventre; Sangue na urina nos casos mais graves.

Para o diagnóstico da cistite, o especialista costuma pedir exames de urina. No caso de uma infecção, o exame apontará a presença de bactérias e deverá ser tratada com antibióticos e muito líquido.

Tipos de infecção urinária
Uretrite (ureter) Cistite (bexiga) Prostatite (próstata – apenas em homens) Pielonefrite (rim)

Pyridium serve para cistite? Sim, Pyridium pode ser receitado para aliviar os sintomas da cistite. O medicamento é composto por fenazopiridina, substância que é excretada na urina e exerce um efeito analgésico tópico sobre a mucosa do trato urinário.

Os principais antibacterianos indicados para o tratamento da cistite são ciprofloxacina, norfloxacina, amoxacilina e, sulfametoxazol com trimetropina. Por se tratarem de remédios antibióticos, sua compra é feita somente mediante retenção da prescrição médica.

Tratamento das cistites
Existem várias opções, como bactrim, cefalexina, macrodantina, norfloxacino, ciprofloxacino, enfim. Vários nomes complicados, cada um com um perfil diferente, e por isso é importante a avaliação por um médico para decidir o melhor para cada caso.

Ciprofloxacino: é um antibiótico da classe das fluorquinolonas. Costuma ser utilizado no tratamento de infecções urinárias bacterianas, como cistite, uretrite gonocócica ou pielonefrite aguda.

Toda cistite deve SEMPRE ser tratada com antibióticos para evitar recorrências e evolução para pielonefrite. Em geral, apenas três dias são suficientes.

Uretrite – o tratamento da uretrite costuma ser o mesmo para homens, mulheres e crianças, sendo proposto o uso de antibióticos durante 7 dias, sem interrupções. Cistite – o tratamento de mulheres com cistite, pode ser realizado com administração de antibióticos por 3 dias, prolongando-se somente após avaliação médica.

“Durante o tratamento da complicação no sistema urinário, é prudente utilizar preservativos no caso de quem for manter as relações”.

Os sintomas podem levar a suspeita de infecção urinária. No entanto, o diagnóstico deve ser realizado pelo médico por meio de avaliação clínica e realização de exames complementares. O mais comum é o EAS (exame simples de urina). Acompanhado da cultura de urina que dá ao diagnóstico definitivo.

Os sintomas podem piorar durante a ovulação ou menstruação, alergias sazonais, estresse físico ou emocional ou relação sexual. Os alimentos com alto teor de potássio (por exemplo, frutas cítricas, chocolate, bebidas cafeinadas e tomates), comidas picantes, fumo e álcool podem piorar os sintomas.

Como é a dor de infecção urinária? A princípio se inicia com quadro de ardência ao urinar que piora progressivamente e dura por toda a micção. Se não diagnosticada e tratada, este quadro inicial, chamado de cistite, pode evoluir pela ascensão das bactérias pelo trato urinário até chegar aos rins.