Como saber se estou com candidíase ou tricomoníase?

Perguntado por: lAvila . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 2 votos

A principal maneira de saber se é candidíase ou tricomoníase é observar a cor e o odor do corrimento vaginal. No caso da tricomoníase, o corrimento geralmente é amarelo ou esverdeado e tem um cheiro forte, já o corrimento da candidíase é esbranquiçado e sem cheiro.

Quando os sinais surgem, as mulheres tendem a sofrer com corrimento vaginal, geralmente amarelo ou amarelo-esverdeado. Ao contrário da candidíase, surge um odor bem desagradável, que lembra o cheiro de peixe. E ocorre uma sensação de irritação e ardor local.

A tricomoníase pode ser confundida com a candidíase, o que é um perigo para o paciente, já que necessita de urgência no tratamento.

Uma mistura de algumas gotas de óleo de alho com óleo de coco, diluídas e passadas diretamente na área afetada, vai tratar a infecção e aliviar os sintomas. Ou ainda, você pode amassar alguns dentes de alho e misturar em água, e usar essa solução para lavar a vagina.

A tricomoníase deve ser tratada utilizando nitroimidazólicos, de preferência em dose única oral, para garantir maior aderência e eficácia no tratamento. Metronidazol parece ser a melhor escolha, podendo nos casos de alergia medicamentosa utilizar-se tinidazol ou realizar dessensibilização com especialistas.

O diagnóstico pode ser feito através do exame de microscopia direta das secreções vaginais e urina, e de swab uretral, no caso dos homens. Também pode ser diagnosticado através de testes imunocromatográficos (testes rápidos).

Orientações para o cliente
- A análise pode ser feita em amostra de urina primeiro jato, secreção vaginal, secreção ou raspado de colo uterino. Amostra de URINA: - O exame é realizado em amostra do primeiro jato de urina. - A cliente pode realizar sua higiene habitual.

O corrimento branco e espesso, tipo leite coalhado, está muito associado ao fungo Candida albicans, que causa a candidíase vaginal. Geralmente esse tipo de corrimento aparece de forma abrupta, com bastante coceira, vermelhidão e sensação de queimação na região da vulva e da vagina.

Ela é a doença sexualmente transmissível não-viral mais comum em todo o mundo, acometendo cerca de 170 milhões de pessoas. Nas mulheres, a tricomoníase é uma das principais causas de vaginite (infecção da vagina), levando frequentemente a queixas como corrimento vaginal com mau cheiro, coceira genital e dor ao urinar.

Sintomas da vaginite por Trichomonas
A mulher com vaginite por Trichomonas pode ter um corrimento vaginal de cor verde ou amarela, que às vezes é espumoso, abundante ou ambos. Ele pode ter odor fétido. É possível haver coceira na área genital e a vagina pode ficar vermelha e dolorida (irritada).

Coceira e dor ao urinar são sintomas que também podem ocorrer. Pode levar a complicações como parto prematuro e infertilidade. Também está associada com a amplificação da transmissão do vírus da aids, o HIV.

É uma infecção causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Nas mulheres, ataca o colo do útero, a vagina e a uretra, e, nos homens, o pênis.

O tratamento da tricomoníase é feito com remédios antibióticos indicados pelo médico ginecologista ou urologista. Essa medicação elimina o parasita causador da doença. O tratamento leva cerca de uma semana e é aconselhável evitar o uso de bebidas alcoólicas nesse período.

Flogo rosa banho de assento é indicado para este e outros casos como tratamento de candidíase e tricomoníase vaginal. Este anti séptico vaginal é o primeiro passo para manter a sua saúde feminina sempre em dia.

Tratamento da Tricomoníase
O metronidazol (2 g, VO, em dose única) é a droga de escolha para o tratamento, obtendo-se uma taxa de cura de 90 a 95%, e o tinidazol (2 g, VO, em dose única) tem uma eficácia semelhante ao metronidazol. O tratamento tópico pode ter falha de até 50%, não sendo recomendado.

Sempre que os fatores de risco para este tipo de infeção sejam mantidos existe o risco de reinfeção, devido ao não tratamento do parceiro sexual ou pelo contato com um novo companheiro sexual, e que se pode complicar por infeções recorrentes (tricomoníase recorrente ou crónica).

Tratamento. A droga de primeira escolha para tratar a tricomoníase é o metronidazol, com 5 comprimidos de 400mg em dose única. Assim, a dose total é de 2g. Para mais, os parceiros sexuais devem ser rastreados e tratados, evitando-se o consumo de álcool e suspendendo-se as relações sexuais durante o tratamento.

Em relação ao metronidazol usado por via intravaginal, a taxa de efeitos colaterais é mais baixa e costuma ficar restrita à região genital, sendo o corrimento vaginal o efeito adverso mais comum. Sintomas gastrointestinais costumam surgir em menos de 5% dos pacientes, uma taxa 50% mais baixa que nos comprimidos.

Como tomar azitromicina 500mg
Para o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis causadas por Chlamydia trachomatis, Haemophilus ducreyi ou Neisseria gonorrhoeae (tipos de bactérias) sensíveis, a dose é de 1000mg, em dose oral única.

Os profissionais de saúde geralmente diagnosticam a candidíase por exame laboratorial, coletando uma pequena amostra de tecido ou fluido da área afetada para ser analisada em laboratório.