Como saber se estou com candidíase ou infecção urinária?

Perguntado por: nzanette . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

A presença de dor ou ardência ao urinar é um sintoma muito recorrente na candidíase, porém se essa dor for acompanhada da necessidade de ir ao banheiro muito frequentemente ou se a dor começar a aparecer na parte inferior da barriga pode ser sinal de infecção urinária.

° Urina com cheiro forte; ° Mal-estar geral; ° Dificuldade para segurar o xixi. A candidíase surge quando existe um crescimento excessivo de fungos na região íntima e, normalmente, é acompanhada da sensação de ardência ao urinar.

Os sintomas da candidíase são: dor e comichão na vulva e vagina, corrimento branco sem odor com aspeto de requeijão e ardor ao urinar. Já a vaginose bacteriana provoca odor desagradável a peixe, corrimento aguado acinzentado mas não deverá causar qualquer dor ou comichão.

Normalmente, a candidíase torna-se crônica quando a sua causa não é eliminada, sendo uma situação comum nos casos de enfraquecimento do sistema imune ou quando o tratamento não é realizado corretamente.

O fluconazo por via oral é o agente de escolha para o tratamento de infecções do trato urinário por cândida, sendo eficaz tanto para as infecções do trato urinário superior e inferior, a dose usual é de 200 a 400 mg por via oral por 14 dias.

Dependendo do tipo de cândida, requer um exame específico? O exame de urocultura comum e antibiograma detecta infecção urinária por bactérias somente. No caso de suspeita de infecção de urina por fungos como a Cândida precisa pedir um exame específico para este fim como a urocultura com pesquisa de fungos.

O Fluconazol em comprimido, 150 mg em dose única, é o tratamento mais usado para candidíase vaginal. Uma opção com posologia menos cômoda é o Itraconazol 200 mg por dia, por 3 dias. Em relação aos tratamentos por via vaginal, o leque de opções é bem maior.

A candidíase aparece no exame de urina, por exemplo, quando ela invade o trato urinário, ou, quando ela se espalha pela corrente sanguínea, a candidíase altera o exame de sangue.

Os fatores que podem desencadear a infecção são: uso de antibióticos e medicamentos que diminuem as defesas do organismo, obesidade, uso de roupas justas, falta de higiene, umidade na região, calor e estresse. A transmissão ocorre pelo contato com secreções provenientes da boca, pele e vagina.

A candidiase pode se curar sozinha ? Pode sim. A candidíase geralmente ocorre por um desequilíbro de flora vaginal e pode acontecer sim de melhorar sem uso de medicações.

O metronidazol, também conhecido pelo nome comercial Flagyl, é um antibiótico muito utilizado no tratamento de infecções causadas por bactérias anaeróbicas e por alguns protozoários.

Doenças que podem ser confundidas com candidíase
Clamídia e gonorreia: as doenças sexualmente transmissíveis, assim como infecções fúngicas, podem levar a inflamações. Quando seus sintomas aparecem, podem ser semelhantes ao da candidíase, podendo causar a confusão.

Clamídia é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais frequentes do planeta, mas muitas vezes é confundida com a candidíase. Muitas mulheres confundem clamídia com candidíase, apesar da clamídia ser assintomática em 70% dos casos. A confusão aparece nos casos em que há queimação ao urinar e dor durante o sexo.

Candidíase. Como é o corrimento: não apresenta odor. É espesso (com aparência leitosa), de cor branca e costuma vir acompanhado de coceira e ardor.

Dormir sem roupa íntima é uma ótima opção para ajudar a evitar o agravamento da candidíase, pois a região íntima fica menos abafada, mais ventilada e menos úmida, dificultando a proliferação do fungo causador da candidíase que necessita de ambiente úmido e quente para proliferar.

Alimentos com alto índice glicêmico, além dos processados, ultraprocessados e bebidas alcoólicas, podem contribuir com a proliferação do fungo responsável pela candidíase.