Como saber se estou com bactéria no dente?

Perguntado por: rcorte . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

10 sintomas de infecção nos dentes que merecem sua atenção

  1. Sensibilidade nos dentes. ...
  2. Mudança na cor dos dentes. ...
  3. Inchaço na face e na região bucal. ...
  4. Inchaço ao redor do dente que se assemelha a uma espinha. ...
  5. Mau hálito ou gosto amargo na boca. ...
  6. Dificuldade para abrir a boca. ...
  7. Dor na boca pulsante e constante.

A técnica de curetagem ou limpeza profunda, é feita no consultório odontológico e tem como finalidade remover as bactérias e o tártaro acumulado nos dentes e na parte interna das gengivas. Com isso, é possível evitar que a condição piore e danifique significativamente os ossos que servem de suporte aos dentes.

A radiografia panorâmica permite investigar a posição deles, se houve prejuízo para outros dentes, se tem infecção e outros detalhes.

As infecções, caracterizadas pela penetração e multiplicação de bactérias na gengiva ou nas estruturas do dente, têm diversos fatores desencadeantes. Entre os principais, certamente está a falta de higiene bucal.

A dor que provoca é normalmente contínua, forte e difusa e agrava quando a pessoa se deita devido à maior irrigação cefálica. A duração da pulpite aguda pode variar em média entre 2 a 14 dias, reagindo fortemente aos estímulos externos, principalmente às alterações de temperatura.

A amoxicilina é geralmente a primeira escolha para desinflamar o dente, pois é eficaz no tratamento de infecções causadas por bactérias comuns da cavidade oral.

sangramentos; secreção purulenta; inchaço ou caroço na região afetada.

Existem várias medidas que podem proporcionar alívio temporário para a dor de dente. Uma opção é fazer bochechos com água morna e sal, pois essa solução pode ajudar a reduzir a inflamação. Outra alternativa é aplicar compressas frias na área afetada, o que pode ajudar a aliviar tanto a dor quanto o inchaço.

Uma infecção na boca pode ser silenciosa, isso ocorre principalmente quando fazemos algum tratamento que acaba com a dor, mas não elimina o foco infeccioso. Ou seja, as bactérias podem se espalhar pela corrente sanguínea podendo causar uma septicemia que é uma infecção generalizada que pode até levar a morte.

Como tratar dente inflamado corretamente
Vale destacar, ainda, que não é indicado se automedicar ou realizar a higienização do dente por conta própria. Em casos de inflamação, é imprescindível que o dentista investigue o quadro e supervisione todas as fases do tratamento.

Você já ouviu falar delas? As bactérias cromogênicas se formam com a junção da bactéria com a saliva. Em resumo, os resíduos de alimentos que ficam em nossa boca devido à má higienização geram a proliferação das bactérias que, em contato com a saliva, podem resultar nas cromogênicas.

As três principais bactérias bucais se chamam: estafilococos; estreptococos; lactobacilos.

Se você sente dor ao comer alimentos açucarados, pode ser um sinal de cárie extensa ou retração de sua gengiva . Um tratamento de canal é recomendado se a cárie atingir o tecido nervoso. Além disso, se houver inchaço sem dor, é possível que haja uma infecção seguida de um abcesso.

Com um canal ainda infectado por bactérias, a restauração definitiva será perdida porque o dente precisará ser “aberto” novamente para fazer a limpeza.

A infecção, como dito anteriormente, diz respeito à penetração, multiplicação e/ou desenvolvimento de um agente infeccioso no organismo humano ou de outro animal. A inflamação já diz respeito à reação do organismo aos danos causados por agentes químicos, físicos ou biológicos.

Os sintomas do abscesso dentário são vários. Os pacientes geralmente se queixam de dor aguda e latejante na região da gengiva e do dente. Eventualmente, gosto desagradável na boca e mau hálito persistente são relatados. Isto se deve, sobretudo, a grande quantidade de bactérias acumulada na região.

O sal funciona como agente para eliminar a infecção e o calor da água morna irá drenar os fluídos desta infecção, além de acalmar o tecido inflamado. Chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha também pode aliviar a dor. O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar.

Para infecções dentárias, os dentistas muitas vezes prescrevem penicilina ou amoxicilina, segundo o Merck Manuals. E se você tem alergia à penicilina, a alternativa é a clindamicina. O(a) dentista certamente identificará a dose e a duração adequadas da medicação para a sua situação particular.