Como saber se estou com asma ou bronquite?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 19 votos

Quando não está passando por uma crise, o paciente asmático se sente bem e consegue levar uma vida normal. Já quem sofre de bronquite tem tosse persistente e com expectoração (muco), além da sensação de aperto no peito e mal-estar.

O diagnóstico da asma é principalmente clínico, obtido após consulta e avaliação pelo médico, mas também é confirmado pelo exame físico e pelos exames de função pulmonar (espirometria).

Ao contrário da asma, a bronquite é marcada por tosse excessiva com a presença de secreção, falta de ar, chiado ao respirar e, em alguns casos, febre e calafrios. A causa desta patologia pode estar relacionado a vírus e bactéria, além de inalação de fumaça de cigarro.

Barulho bem fino como se fossem gatos miando, devido ao estreitamento do brônquio. Dessa forma, quando o ar passa pela resistência aumentada, se transforma em som do chiado. Outro sintoma bastante comum é a tosse, que pode ser seca ou, mais comumente, produtiva (com muco).

O asmático tem tosse freqüente, prolongada, geralmente durante a noite, nem sempre com catarro; chiado, cansaço, opressão no peito com dificuldade para respirar. Esses sintomas podem aparecer juntos ou ocorrer isoladamente.

Falta de ar, tosse, chiado no peito e dificuldade respiratória são alguns dos sintomas de bronquite asmática, muito notados principalmente durante as crises. Nesses eventos, a reação alérgica é extremamente incômoda e é importante tomar os devidos cuidados para não correr o risco de sofrer complicações.

Aerolin xarope é indicado para o controle e prevenção do ataque asmático e proporciona alívio do espasmo brônquico associado às crises de asma, bronquite crônica e enfisema. AEROLIN 2MG/5ML É UM MEDICAMENTO.

O exame de espirometria na asma pode fornecer valiosas informações no diagnóstico dessa doença respiratória. Também chamado de prova de função pulmonar, o teste indica a partir de seus resultados qual deve ser a conduta médica no tratamento ao paciente.

6 – Quais os principais sintomas? Falta de ar, inclusive durante o exercício, tosse e chiado no peito. Sendo piores pela manhã a ao deitar. Os sintomas clássicos são episódios de tosse e chiado no peito (sibilância) que podem ser acompanhados por dificuldade para respirar (falta de ar).

Os sintomas principais de asma são tosse, sibilância, dor torácica e dispnéia. Podem ocorrer em crises com intervalos assintomáticos, serem persistentes ou desencadeados por exercício físico.

O primeiro passo para o diagnóstico é suspeitar de asma em todos que apresentem episódios recorrentes de tosse e sibilância. O relato de “chieira” pode ter diferentes interpretações e significados e o exame físico pode estar normal. Algumas crianças apresentam asma sem sibilância.

A bronquite é uma inflamação dos brônquios (canais que levam o ar até os pulmões), cujos principais sintomas são tosse, sibilância (chiado no peito) e excesso de muco (broncoconstrição). Essa produção exagerada objetiva fechar os brônquios, para impedir a entrada de agentes irritantes no organismo.

Tanto na forma aguda quanto na crônica, a tosse é o principal sintoma da bronquite. Na bronquite aguda, ela pode ser seca ou produtiva. Na crônica, é sempre produtiva e a expectoração clara no início, pode tornar-se amarelada e espessa com a evolução da enfermidade.

Bronquite aguda: tipo de infecção temporária dos brônquios, que geralmente deriva de uma gripe, e tem durabilidade de uma a duas semanas. A tosse é mais seca e irritativa.

O chiado no peito é frequentemente associado a condições respiratórias, como asma, bronquite, DPOC e infecções respiratórias. Também pode ser um sintoma de outras condições médicas, como insuficiência cardíaca congestiva, refluxo ácido e reações alérgicas.

É possível ter pneumonia sem febre? Mesmo sendo atípico, pode ocorrer de um paciente não apresentar sintomas de febre e ser diagnosticado com a doença. Em idosos e crianças recém-nascidas, a ausência desse sintoma é mais comum.

Quanto tempo pode durar uma crise de asma? Há crises asmáticas que duram minutos, horas ou até dias.

Quais são os sintomas da asma alérgica?

  1. respiração ofegante.
  2. tosse.
  3. aperto no peito.
  4. respiração rápida.
  5. falta de ar.

A asma é provocada por uma complexa relação entre factores genéticos e ambientais, tais como: infeções víricas, alérgenos e agentes ocupacionais que influenciam não só o seu aparecimento como a sua progressão.