Como saber se estou com algum problema no estômago?

Perguntado por: ncavalcanti . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Os sintomas mais comuns de desconforto estomacal

  1. Perda de apetite;
  2. Perda de peso;
  3. Vômito;
  4. Fezes escuras;
  5. Fezes claras (cor de massa de vidraceiro);
  6. Icterícia (coloração amarela dos olhos e da pele);
  7. Urina escura (cor de coca-cola ou chá mate);
  8. Dor no peito ao fazer esforço;

Veja abaixo alguns dos problemas gastrointestinais mais comuns e como tratá-los.

  • Gastrite. Inflamação nas mucosas das paredes do estômago, causada especialmente pela bactéria H Pylori, que desequilibra o PH gástrico. ...
  • Refluxo. ...
  • Intolerância alimentar. ...
  • Pancreatite. ...
  • Câncer de intestino.

Dor abdominal: cerca de 60% dos pacientes apresenta dor nessa região. A sensação de desconforto abdominal persistente pode tanto indicar doença benigna (úlcera, gastrite) quando maligna (tumor de estômago). No exame físico feito pelo médico, o paciente pode sentir dor no momento em que o estômago é palpado.

Quando a dor de estômago é persistente, muito forte ou acompanhada de vômitos com sangue ou fezes pretas, é importante consultar o gastroenterologista para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Mas é importante estar ciente dos sinais e sintomas mais comuns do câncer, que podem incluir: Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes.

Entre eles estão azia, queimação, aquela sensação de estômago cheio ou inchaço abdominal. Também é possível sentir dor constante ou em pontadas, enjoos, vômitos e arrotos frequentes; ou até perda do apetite e diarreia.

Fígado: Dor abdominal do lado direito, barriga inchada e cor amarelada na pele e nos olhos. Boca amarga, má digestão, gases superiores (como arrotos), náusea e vômitos. Estômago: Enjoo, má digestão, dores abdominais e arrotos com refluxo.

Quais os sintomas de úlcera?

  • dor de estômago que parece como uma queimação na boca do estômago e fica pior quando o paciente não se alimenta;
  • vômitos e náusea;
  • vômito com presença de sangue;
  • fezes avermelhadas devido à presença de sangue.

Endoscopia digestiva alta
É um exame muito solicitado para analisar a saúde do estômago, que é feita sob sedação. Durante o procedimento, é inserido um tubo pela boca do paciente. Nesse tubo há um chip que exibe as imagens do revestimento do duodeno, esôfago e estômago.

A popular “dor no estômago” é na verdade a dor epigástrica ou epigastralgia, caracterizada por ser uma dor que surge na parte superior do abdômen, abaixo do tórax, região que corresponde ao local onde o estômago começa.

Fadiga; Sangramento digestivo, pode se apresentar como vômitos com sangue ou líquido escuro; Fezes escurecidas, com textura pastosa e cheiro muito forte devido à presença de sangue digerido; Dor quando o estômago é palpado.

Queimação e azia, rotulados de sintomas dispépticos – São frequentes e semelhantes aos das úlceras benignas e das gastrites (queimação e azia). Náuseas, vômitos e sensação de estômago cheio (saciedade precoce) – Ocorrem em mais de 50% dos pacientes, porque a presença do tumor pode reduzir o espaço interno do estômago.

Como é a dor causada por gases? A dor causada por gases normalmente acontece quando os gases estão presos no sistema digestivo, provocando a dilatação do intestino. Essa dor geralmente surge de repente, provocando uma sensação de nó, pontada ou agulhada na barriga, que varia de leve a intensa.

Se você sente dores frequentes no estômago, isso é sinal de que algo não está bem. Essa dor pode ser um sintoma de vários problemas, como refluxo, gastrite, úlcera e até mesmo câncer. Ou seja, estar atento aos pequenos sinais lhe ajuda a evitar possíveis complicações e receber o melhor tratamento.