Como saber se estou cadastrada no SUAS?

Perguntado por: lsanches . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Como verificar se os dados da pessoa estão devidamente cadastrados no CADSUAS?

  1. Acesse o link: http://aplicacoes.mds.gov.br/cadsuas/
  2. Acesse a área restrita do CADSUAS utilizando os atuais login e senha;
  3. Clique em “Pessoa Física” e digite o CPF da pessoa que deseja verificar os dados;
  4. Clique em “Pesquisar”;

Qualquer cidadão que estiver em situação de vulnerabilidade social, pobreza, acesso precário a serviços públicos, com dificuldades no rela- cionamento familiar e comunitário.

Todo CRAS deve ser cadastrado no CadSUAS e a equipe registrada na aba Recursos Humanos. Outros sistemas buscam informações dos CRAS direto na base do CadSUAS, como o Registro Mensal de Atendimento, Cens SUAS e SISC.

tAMBéM SãO USUáriOS dO SUAS AqUelAS peSSOAS qUe eStãO eM SitUAçãO de riSCO, OU SejA, pASSAM pOr SitUAçõeS de viOlêNCiA fíSiCA, pSiCOlógiCA, SexUAl, eNtre OUtrOS.

Fazem parte do Suas as organizações específicas de assistência social (definidas nos termos da Resolução 191 do CNAS) devidamente inscritas nos Conselhos de Assistência Social (nos âmbitos estadual, municipal, do Distrito Federal ou ainda federal).

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) está organizado por meio de uma rede de proteção social, que pode ser básica ou especial. As unidades que ofertam serviços e programas desse sistema descentralizado e participativo são chamados de CRAS e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Promover a elevação da qualidade de vida e a dignidade das pessoas com deficiência beneficiárias do BPC garantindo-lhes acesso a escola. Programa de Acompanhamento e Monitoramento do Acesso e Permanência na Escola das Pessoas com Deficiência Beneficiária do Benefício de Prestação Continuada - BPC na Escola.

Programa de Atendimento Integral à Família;Agente Jovem;Apoio a Pessoa Idosa,Apoio a Pessoa com Deficiência,Benefício de Prestação Continuada,Programas de geração de Trabalho e Renda,Benefícios Eventuais (auxílio natalidade e mortalidade), Bolsa Família.

Qualquer cidadão brasileiro pode utilizar o SUS, independentemente de qualquer contribuição. Ninguém precisa pagar para usufrui do SUS. O acesso não pode sofrer qualquer tipo de discriminação seja de raça, credo e condição financeira.

Quem pede demissão recebe: Saldo de salário até o dia do mês em que trabalhou; Férias vencidas (se houver) e férias proporcionais, ambas acrescidas de um terço de seus valores e o 13º salário proporcional.

Usuários: No âmbito dos Estados, Municípios e Distrito Federal os servidores públicos, empregados públicos e temporários, conforme a Lei Nº 8.745, de 9 de Dezembro de 1993. No âmbito dos Conselhos de Assistência Social o Secretário-Executivo e os Conselheiros, durante a sua legislatura.

Ela está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), presente em todo o Brasil. Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

Quem pode ser inscrito no Cadastro Único
Todas as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza, que possuam: renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; ou. renda mensal total de até três salários mínimos.

O CadSUAS é o sistema de Cadastro do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), instituído pela Portaria nº 430, de 3 de dezembro de 2008 e nele são registradas todas as informações cadastrais de prefeituras, unidades gestoras, fundos, conselhos municipais, rede socioassistencial e trabalhadores do SUAS.