Como saber se estou a entrar na menopausa?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 28 de abril de 2023
4 / 5 6 votos

Esse período costuma se iniciar por volta dos 40 anos, mas algumas mulheres podem começar a senti-lo depois dos 35 anos. Os sintomas mais comuns são: ondas de calor, dores de cabeça, diminuição de libido, incontinência urinária, alterações no humor, insônia e aumento de peso. Por que a mulher engorda na menopausa?

Para muitas mulheres, a chegada da menopausa provoca irregularidades menstruais, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos frequentes.

Com quantos anos a mulher entra na menopausa? A menopausa costuma ocorrer por volta dos 51 anos.

Dor nas costas, pernas e braços, redução da força muscular e menor aptidão física são alguns sintomas da queda nos níveis de estrogênio.

A densidade da sua menstruação também vai variar. Ciclos sem ovulação podem apresentar menstruações mais leves, enquanto menstruações que vem após um ciclo longo podem ser longas (32). Em média, cerca de 6 das últimas 10 menstruações antes da menopausa são prolongadas e anovulatórias (onde ovulação não ocorre) (33).

Pesquisa realizada pelo The Journal of The North American Menopause Society trouxe notícias animadoras para as mulheres com menopausa precoce. Assim, publicado no último dia 29 de março, o estudo-piloto mostrou que a retomada da menstruação é possível, assim como a gestação.

As ondas de calor, às vezes acompanhadas por suores noturnos, estão entre os sintomas mais comuns da menopausa, acometendo até 80% das mulheres. Em um estudo realizado em 2015 com 1.500 mulheres americanas que apresentavam ondas de calor e suores noturnos frequentes, esses sintomas duraram em média 7,4 anos.

O FSH é o hormônio que controla o ciclo menstrual e estimula a produção de óvulos durante a idade fértil. Na análise, alto nível de FSH no sangue (30,0 UI/L) significa que a função ovariana e a fertilidade diminuíram. Essas características indicam que a menopausa está começando.

Há casos de mulheres na menopausa que também notam um corrimento amarelo acastanhado por conta das alterações hormonais.

Os piores alimentos para menopausa
As bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gordura trans, também podem agravar os sintomas da menopausa e aumentar o risco de doenças crônicas. Portanto prefira alimentos saudáveis e equilibrados para ter uma boa saúde durante essa fase.

A menopausa é um processo natural do envelhecimento da mulher. Porém, a queda dos hormônios esteroides (estradiol, testosterona e progesterona) pode vir acompanhada de sintomas indesejáveis, entre eles aumento de gordura, principalmente na região abdominal.

A menstruação acaba quando deixa de descer um fluxo vermelho vivo e, gradualmente, a secreção vaginal volta ao normal. Não existe utilidade em saber exatamente o dia em que a menstruação acaba, porque isso não influi no ciclo ou na ovulação.

aumento de 41% de derrames cerebrais; aumento de 113% de embolias pulmonares; aumento de 26% de câncer de mama; redução dos riscos de fraturas ósseas em 34%;

Apesar de ser uma condição auto-diagnosticável, recomenda-se a consulta com um ginecologista ou em alguns casos endocrinologista para tratar os sintomas como as ondas de calor ou fogachos, a secura vaginal, distúrbios do sono, ansiedade e depressão. O BoaConsulta ajuda você a cuidar da sua saúde.

Náuseas. Todas as alterações hormonais pelas quais o corpo está a passar podem causar alguns distúrbios no seu sistema digestivo e até mesmo algumas náuseas e vómitos. Tente comer mais lentamente, beber mais água e evitar alimentos com demasiadas gorduras.

Em algumas mulheres, essa fase pode chegar até mesmo aos 30 anos, na conhecida menopausa precoce. Porém, a partir dos 45 anos, ela é considerada normal. A queda nos hormônios pode gerar um risco aumentado de osteoporose e doenças cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto e hipertensão.