Como saber se está tudo bem com o coração?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Sintomas de problemas no coração: atenção a 13 deles

  1. Dor no peito. Sintoma clássico de infarto, a dor no peito também pode ser sinal de outros problemas no coração. ...
  2. Falta de ar. ...
  3. Desmaios e sensação de tontura. ...
  4. Suor frio. ...
  5. Cansaço crônico. ...
  6. Enjoo. ...
  7. Dor no pescoço. ...
  8. Ferimentos frequentes na gengiva.

O coração dói, e qualquer queixa de dor súbita desde o umbigo até ao maxilar inferior e desde a parte anterior do tórax até às costas, incluindo os dois braços, pode corresponder à apresentação clínica do enfarte do miocárdio.

Ao contrário do infarto, a dor da crise de ansiedade se concentra na área do peito, mas sem a pressão gerada nos ataques cardíacos. Além disso, as dores e os formigamentos podem surgir em qualquer parte do corpo, como braços, pernas, dedos, tórax e pescoço.

Sentir falta de ar ao realizar atividades cotidianas e simples, como caminhar, não é normal e deve ser considerado como um sinal do corpo. A fadiga e o cansaço constantes são sintomas de um coração fraco, que não está sendo capaz de bombear o sangue de forma eficiente para os pulmões e músculos.

Sim, isto é possível. Algumas pessoas tem doença coronariana e tem o que denominamos de isquemia silenciosa. Trata-se de situação mais comum em diabéticos.

Quer saber quais são os 4 sinais de que alguma coisa no seu corpo não vai bem?
...
Então, continue acompanhando!

  1. Falta de ar. A falta de ar é caracterizada pela sensação de dificuldade de respirar e ofegância. ...
  2. Emagrecimento repentino. ...
  3. Perda de apetite. ...
  4. Febre.

Além de dor no peito e formigamento no braço esquerdo e pescoço, náusea e até vômitos podem indicar um infarto, além de dores nas costas, suor frio e, em casos extremos, o desmaio.

Pré-infarto é o estado do organismo que antecede a ocorrência da doença, em que o corpo começa a dar sinais de que o problema pode acontecer, como fadiga e sonolência, falta de ar, fraqueza, tontura, suor frio, entre outros.

Entre os sintomas mais comuns estão dor no peito prologada – como um aperto – sensação de morte iminente, acompanhada ou não de sudorese, palidez, agitação, enjoo ou vômito, falta de ar, arritmia, entre outros sinais.

A crise de ansiedade é um quadro temporário, que geralmente é desenvolvido após alguma situação de estresse ou dúvida. Uma das principais diferenças com relação à dor no peito é que no infarto ela irradia e na crise de ansiedade, não. Em casos de crise de ansiedade, é indicado uma consulta com um médico psiquiatra.

Dor ou desconforto no centro do peito. Fadiga ou esgotamento. Falta de apetite e náuseas. Perda da consciência e desmaios.

COMO EVITAR UM INFARTO?

  1. Ter uma alimentação rica em fibras e vitaminas.
  2. Praticar exercícios físicos ou esportes.
  3. Evitar o consumo de alimentos gordurosos, com alto teor calórico.
  4. Evitar o consumo de álcool e cigarros.
  5. Consultar um médico cardiologista, pelo menos uma vez no ano, para verificar algum indício de riscos.

Como saber se são gases presos?

  1. Azia;
  2. Arrotos frequentes;
  3. Fisgada no peito;
  4. Estômago alto;
  5. Dor na barriga;
  6. Sessão de peso no estômago.

Esses transtornos são chamados de ansiedade cardíaca. A AC é o medo que a pessoa tem com estímulos e sensações de natureza cardíaca. O fator de risco é diagnosticado em pessoas com maior fragilidade emocional crônica, como a depressão, ou agudas, em certos casos de fobia por trauma ou episódios de pânico”, explica.