Como saber se está tudo bem com meu cérebro?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Tremores nas mãos, lentidão nos movimentos, perda de olfato, fraqueza muscular e distúrbios do sono são indícios menos comuns, mas também podem ser um sinal de que algo não está funcionando bem em nosso cérebro.

A anatomia do cérebro
O cérebro é dividido em dois hemisférios: o esquerdo e o direito. Eles estão ligados pelo corpo caloso, uma estrutura composta por fibras mielínicas. O lado esquerdo controla os movimentos do lado direito do corpo, e o lado direito controla os movimentos do lado esquerdo.

Quais são os principais tipos de exames neurológicos?

  • Ultrassonografia transcraniana. Na Magscan, a ultrassonografia transcraniana é realizada em pacientes de até 2 anos de idade. ...
  • Angiografia por ressonância magnética. ...
  • Angiotomografia de crânio. ...
  • Eletroencefalograma.

Problemas de movimento. Dificuldade para caminhar, tremores, movimentos não intencionais ou outras complicações do gênero podem ser sintomas de um problema no sistema nervoso. Se esses problemas de movimento interromperem suas tarefas diárias é hora de procurar um neurologista.

Falando especificamente em alimentação, é bom evitar alimentos ultraprocessados, como salgadinhos ou biscoitos recheados. Isso porque eles costumam ser ricos em sal, açúcar e gorduras trans — substâncias que prejudicam o funcionamento do cérebro.

vitamina B12

A vitamina B12 está entre os principais componentes para a manutenção e funcionamento de um cérebro saudável. Ela age diretamente nesse órgão imprescindível do nosso organismo e, sua deficiência, pode causar sérios riscos cerebrais.

Boa leitura!

  1. Invista em jogos com palavras. Exercícios para manter a mente saudável são uma ótima pedida, pois as atividades que exigem raciocínio representam um desafio para o nosso cérebro. ...
  2. Monte quebra-cabeças. ...
  3. Pratique exercícios físicos. ...
  4. Faça meditação diariamente. ...
  5. Mantenha uma alimentação saudável.

Otimize a energia: o cérebro é naturalmente preguiçoso, porque pensar gasta muita energia. Quando forçamos o pensamento durante muito tempo em uma mesma tarefa, provocamos a fadiga mental – estado onde não conseguiremos progredir e ainda comprometemos a qualidade das nossas decisões.

Frutas para a memória: 6 aliadas do cérebro

  1. Laranja. Uma laranja de tamanho médio fornece por volta de 96 mg de vitamina C, a quantidade diária recomendada do nutriente que é fundamental para o cérebro, pois previne o declínio da função cerebral. ...
  2. Mirtilo. ...
  3. Cereja. ...
  4. Uva. ...
  5. Abacate. ...
  6. Morango.

O melhor desempenho físico, em geral, é atingido entre 16h e 20h", diz Louzada.

Entre 10 e 12 horas: produtividade total
Entre 10 e 12 horas, o cérebro está no auge do estado de vigília e a memória de curto prazo está mais apurada. É o momento ideal para criar, discutir projetos, estudar e se inspirar.

Estudo durante a noite
Portanto, assim como os outros horários, é preciso se preparar para garantir que o seu momento de estudo seja produtivo. No entanto, algumas pesquisas apontam que estudar antes de dormir contribui para que o cérebro seja capaz de aprender melhor os conteúdos, formando, assim, novas memórias.

Uma ressonância magnética usa uma máquina em forma de túnel junto com ondas de rádio e ímãs fortes para produzir imagens detalhadas dos tecidos moles do cérebro. Essas imagens geralmente são mais nítidas e fornecem mais detalhes do que uma tomografia computadorizada para detectar um tumor cerebral.

Causas da anoxia cerebral
Segundo a neurologista, a anoxia pode acontecer devido a qualquer situação onde o cérebro fica sem receber oxigênio após uma parada cardiorrespiratória, como afogamento e enforcamento. “Quanto maior esse tempo sem oxigênio, mais graves são as consequências da anoxia cerebral”, lembra.

O melhor exame para visualizar os tumores cerebrais é a ressonância nuclear magnética do crânio. A tomografia computadorizada também pode ser útil, mas tem menor resolução do que a ressonância. É sempre necessário obter tecido da lesão suspeita através de biópsia ou da remoção cirúrgica da lesão.

Esquecimentos eventuais, especialmente em momentos de muito cansaço ou estresse emocional, costumam ser aceitáveis. Quando há comprometimento das atividades de vida diária, com queda no rendimento e performance no trabalho e no ambiente acadêmico, faz-se necessário uma avaliação com um médico neurologista.

O neurologista pode fazer uso de vários exames neurológicos para diagnosticar uma doença, como a tomografia, ressonância magnética, eletroencefalograma, exames laboratoriais, doppler transcraniano e eletromiografia.

COMO É A PRIMEIRA CONSULTA COM O NEUROLOGISTA
Se possível, leve também um amigo ou parente para que possa junto com você, tirar todas as dúvidas e fazer anotações importantes. Fale para seu médico tudo que for relevante, sintomas e a quanto tempo sofre com eles.

O cérebro consome energia na forma de glicose, e, para funcionar adequadamente, também precisa de uma boa quantidade de vitaminas e minerais específicos.