Como saber se está tendo uma trombose?

Perguntado por: amoreira4 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

A trombose pode ser completamente assintomática ou apresentar sintomas como:

  1. Dor no local;
  2. Inchaço de somente uma das pernas, por vezes mais de 3 cm;
  3. Vermelhidão da perna afetada;
  4. Veias dilatadas na perna;
  5. Aumento da temperatura local;
  6. Dor ao toque;
  7. Enrijecimento da pele.

Os sintomas clássicos incluem:

  1. dor;
  2. inchaço;
  3. calor;
  4. vermelhidão;
  5. cãibras nas pernas;
  6. dor nas pernas que piora quando dobra o pé;
  7. descoloração da pele azulada ou esbranquiçada.

A trombose é a formação de um coágulo no sangue (trombo) que obstrui ou dificulta a circulação de um vaso sanguíneo qualquer. A depender do local afetado e da extensão do quadro, os sintomas da trombose variam. Eles envolvem inchaço, vermelhidão, limitações de movimento, dor etc.

Quando dores intensas ocorrem em apenas uma das pernas, vermelhidão, inchaço ou endurecimento da musculatura na região, podem ser sinais de trombose. Diante desses sintomas, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico.

“Manter-se no peso ideal, evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, não fumar, ter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas regularmente e evitar os fatores de risco conhecidos são os pilares da prevenção de qualquer doença e com a trombose não é diferente”.

Quais sintomas de trombose na perna?

  1. Dor;
  2. Edema (inchaço);
  3. Vermelhidão na pele;
  4. Cianose quando há um edema mais acentuado (coloração azul arroxeada);
  5. Dilatação do sistema venoso superficial;
  6. Rigidez da musculatura da panturrilha e dor ao apalpar;
  7. Aumento da temperatura local.

Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.

Dor muscular por si não significa trombose. A dor da trombose tem como característica ter inchaço, sensação de que a perna estivesse cheia, ingurgitada, além de melhora ao elevar os membros e alteração de cor.

A elevação dos membros inferiores ajuda na diminuição do inchaço pós trombose. Não há um tempo mínimo ou máximo. Utilizo esta estratégia até diminuição do edema e retorno às atividades de rotina e quando já se consegue vestir a meia elástica.

Por isso, os profissionais de saúde devem ficar atentos às manifestações e verificar a presença de sinais de trombose em qualquer pessoa com trombocitopenia desenvolvida no período de quatro a 52 dias após a administração de vacina com adenovírus em sua composição.

O tratamento da trombose venosa profunda geralmente envolve medicamentos anticoagulantes como a heparina ou varfarina e, nos casos mais graves, cirurgia, devendo ser iniciado assim que possível para evitar complicações como a embolia pulmonar.

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região.

Por que acontece a trombose? A trombose é caracterizada pela formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas, provocando o bloqueio do fluxo sanguíneo e causando dor e inchaço no local. A trombose ocorre, geralmente, após uma cirurgia ou por falta de movimento prolongado.

Afinal, existem alimentos que causam trombose?

  • Carne de porco é um dos alimentos que causam trombose.
  • Consumir batatas fritas processadas pode elevar o risco de trombose.
  • Tomar vinho pode aumentar o risco de trombose venosa.
  • A dieta mediterrânea é capaz de evitar a formação de coágulos.

Teste de dímero-D.
Este teste mede uma substância no sangue que é liberada quando um coágulo de sangue se dissolve. Se o teste mostrar altos níveis da substância, você pode ter um coágulo de sangue na veia profunda.

É um desconforto ou dor no quadril, glúteos, coxas, panturrilha ou pés que limita a distância para caminhar e geralmente é aliviada com o repouso por 2 a 3 minutos. Entre os pacientes com DAOP mais grave há incidência de 60% de doença coronariana.

A dor nas pernas pode acontecer devido à má circulação, dor ciática, excesso de esforço físico ou neuropatia e, por isso, para identificar a sua causa deve-se observar o local exato e as características da dor, assim como se as duas pernas são afetadas ou somente uma e se a dor piora ou melhora com o repouso.

Após a trombose, sua perna pode estar inchada, sensível, vermelha ou quente ao toque. Esses sintomas devem melhorar com o tempo e o exercício geralmente ajuda. Caminhada e exercício são seguros, mas lembre-se de ouvir seu corpo para evitar esforço excessivo.