Como saber se está resfriado?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais. A congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou apenas febre baixa.

A maioria dos resfriados costuma durar pelo menos quatro dias, mas essa média pode variar entre apenas dois ou até sete dias até que o corpo se recupere da infecção.

A gripe é uma infecção respiratória, que pode ser mais ou menos grave e é causada pelo vírus da Influenza. O resfriado também é uma infecção respiratória viral, mas existem dezenas de vírus diferentes que podem provocar o resfriado, como Rinovírus, Adenovírus, Parainfluenza.

Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais. A congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou apenas febre baixa.

Por que resfriados ocorrem com mais frequência no inverno? O motivo está principalmente no clima seco e frio, que ao mesmo tempo favorece o ressecamento nas vias respiratórias, tornando o organismo mais vulnerável a microrganismos invasores, e ainda provoca melhores condições ambientais para sobrevida do vírus.

Transmissão e prevenção. Tanto em gripe, quanto em resfriados, a transmissão ocorre quando gotículas de saliva do indivíduo infectado entram em contato com as vias aéreas de outra pessoa, por meio de espirros, tosse, fala, ou através do contato com objetos contaminados.

O resfriado costuma causar sintomas que acometem as vias aéreas superiores, ou seja, nariz e garganta. Por isso, é natural que se manifestem sintomas como o nariz escorrendo ou entupido, espirros constantes e dor de garganta. Em alguns casos, a doença pode causar febre baixa e tosse1.

Desenvolvimento de sintomas da gripe
No caso da gripe, os primeiros três dias são os mais difíceis, onde os sintomas chegam de forma repentina e atingem rapidamente o seu ápice de intensidade. De fato, as dores de cabeça e no corpo, bem como a febre, costumam ser os sintomas iniciais.

Resfriado: a evolução é lenta e os sintomas são mais leves, como uma febre baixa por exemplo. Costuma melhorar em poucos dias. COVID-19: a evolução geralmente é gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações.

Além de ter uma temperatura não muito alta, a febre do resfriado não dura muitos dias, sendo mais comum sua ocorrência nos primeiros dias da infecção. Pode haver variação de uma pessoa para outra, mas, na maioria dos casos, a febre surge apenas nos dois ou três primeiros dias do resfriado.

Benegrip, medicamento para aliviar e melhorar os sintomas da gripe, do laboratório Hypera Pharma está entre os primeiros lugares na lista dos antigripais mais vendido no Brasil em valores no MAT de 2021/02 e MAT de 2022/02.

Quais são os 4 alimentos que pioram a gripe e que devem ser evitados?

  1. Bebidas alcoólicas ou ricas em cafeína. ...
  2. Alimentos gordurosos e difíceis de digerir. ...
  3. Comidas muito condimentadas ou processadas. ...
  4. Alimentos com muito açúcar.

Na verdade, não! Gripes e resfriados são causados por vírus, não por pegar friagem.

Ao contrário do que dizem nossas queridas mães e avós, andar descalço no frio não causa resfriado. A doença é originada por um vírus, transmitido de pessoa para pessoa por meio de gotículas contaminadas que são eliminadas pelo espirro, pela tosse ou até ao falar.