Como saber se está na hora de limpar a fossa?

Perguntado por: aramos5 . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Como saber se passou da hora de limpar a fossa e ela está problemática?

  1. Odor desagradável em ralos ou vasos sanitários.
  2. Borbulhamento na descarga quando ela é acionada.
  3. Infiltrações na tampa da fossa.
  4. Lentidão na drenagem da água em ralos e no vaso sanitário.

O tempo correto vai de acordo com a necessidade, o recomendável é que seja feita a cada 6 meses podendo variar pra mais ou para menos.

Atualmente, o preço médio varia entre R$ 200,00 e R$ 270,00 por m3 .

Alguns proprietários de fossa esvaziam elas uma vez por ano enquanto outros permanecem de 5 a 10 anos sem esvaziá-la. Como regra geral, você precisa bombear sua fossa a cada três a cinco anos.

A cal é usada para uma solução cáustica que irá dissolver e eliminar a sujeira encontrada nos compartimentos da Fossa Séptica, Poço e Sumidouro. A mistura é feita com a diluição de 1 quilo de cal virgem, para cada 20 litros de água.

Em caso de dúvida, lembre-se desta regra prática: se não for água, dejetos humanos ou papel higiênico, não deve ir para sua fossa séptica.

Esvaziamento e limpeza pouco frequente, recomenda-se que as fossas sejam esvaziadas uma vez por ano, ou semestralmente, trimestralmente, dependendo da necessidade do local, fluxo de pessoas, etc. Poços de infiltração bloqueados com resíduos de detergente ou gordura.

A falta de higienização da fossa também leva a uma sobrecarga no sistema de esgoto. Pode haver entupimento nos canos, já que os efluentes não escoam corretamente. E sempre existe o risco de o vaso sanitário “devolver” o material após a descarga. Ninguém merece um banheiro alagado, ainda mais com água de privada.

Esse problema normalmente é causado pela saturação do solo (fim da vida útil da fossa) ou também pela má utilização da fossa .

O Fossa Trat é um produto para secar fossa 100% natural, não tóxico e não patogênico. Ele realiza um tratamento biológico preventivo que ajuda a elevar a eficácia da ação que já ocorre naturalmente nas fossas.

– Primeiramente, para limpar, o ideal é escolher um dia na qual ela não irá receber resíduos. – Abra a fossa, saia de perto e a deixe respirar por alguns minutos. – Utilize uma bomba para fluídos, pode ser manual, elétrica ou de sucção.

Os especialistas em limpeza de fossas sépticas usam caminhões a vácuo com uma bomba e uma mangueira resistente para remover os resíduos dentro do tanque. O técnico irá inserir a mangueira na fossa através das tampas abertas e remover todo o conteúdo do tanque séptico.

A primeira coisa a se esclarecer é que de forma comum, o inquilino é quem deve pagar pela limpeza de fossas, assim como o desentupimento de vasos sanitários. Essa é a regra para o caso as casas.

Para a limpeza preventiva de fossas, um recurso cada vez mais utilizado é o biorremediador. Esse tipo de solução é composto a partir de bactérias que metabolizam, imobilizam ou absorvem gorduras, proteínas e açúcares de receptáculos, como as fossas sépticas.

Por esse motivo e visando seu bem-estar, o mais sensato a se fazer agora é que você recorra ao suporte de profissionais. Em casos de fossa enchendo muito rápido, o que não é algo normal, somente um técnico experiente em manutenção e limpeza de tanque séptico saberá do que se trata bem como qual a solução.

Bom, essa é uma pergunta simples de ser respondida, a fossa séptica pode durar para sempre.

Sim, não há problema em conectar sua máquina de lavar ao seu sistema séptico. Mas não deixe de fazer a manutenção de rotina em sua fossa séptica.

O ideal é ter uma vegetação baixa perto da fossa para que não danifique o sistema. Além disso, a grama é uma excelente forma de saber se a fossa está funcionando bem. Se perceber que está constantemente úmida, algum problema está acontecendo na sua fossa. Se puder escolher, opte pelo chão gramado e não pelo cimento.