Como saber se está com virose?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

Os principais sintomas da virose são diarreia, febre, vômito, enjoo, falta de apetite, dor muscular, dor na barriga, dor de cabeça, secreção nasal e tosse. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e não necessariamente alguém com virose apresentará todos eles.

Virose é como se chama qualquer doença causada por um vírus, que nem sempre pode ser identificado. Os tipos mais comuns de viroses são causados pelos rotavírus, adenovírus, entre outros. A partir daí, surgem problemas gastrointestinais e respiratórios, respectivamente.

Washington D.C., 16 de novembro de 2022 (OPAS) – Com o aumento das infecções por COVID-19 na região, os casos de influenza sazonal em ascensão e um aumento nos casos de Vírus Sincicial Respiratório (VSR), a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F.

Os sintomas são febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças.

Virose é nome que se dá a qualquer doença que seja causada por um vírus, podendo ser transmitido facilmente de pessoa para pessoa por meio do consumo de alimentos contaminados, inalação de gotículas suspensas no ar contendo o vírus ou contato com superfícies contaminadas, por exemplo.

A virose é o termo dado para qualquer doença causada por um vírus e que tenha uma curta duração de tempo, ou seja, cerca de dez dias.

Em casos de viroses que evoluem para desidratação é indicado evitar o consumo de alimentos que sejam diuréticos, como café, chá e refrigerantes, já que colaboram com a perda de líquidos pelo corpo.

Além da água, outras boas opções para tomar quando se está com virose são os sucos naturais, como o de goiaba, a água de coco, os chás naturais, como o de camomila, e as bebidas esportivas com pouco açúcar (isotônicos).

Resfriado: a evolução é lenta e os sintomas são mais leves, como uma febre baixa por exemplo. Costuma melhorar em poucos dias. COVID-19: a evolução geralmente é gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações.

O quadro de vômitos é causado por inflamação e irritação da parede do estômago, que passa a tolerar mal a presença de alimentos. Já o quadro de diarreia ocorre porque o vírus ataca as células da mucosa do intestino, principalmente do jejuno e do íleo, que correspondem aos 2/3 finais do intestino delgado.

Tipos de viroses
Os tipos mais comuns são as respiratórias e as gastrointestinais, mas há também outros como a febre amarela, a dengue e a AIDS, que também são viroses, mas recebem essas nomenclaturas por conta de sua especificidade.

A virose da mosca é conhecida cientificamente como Doença Diarréica Aguda (DDA) ou Gastroenterite Aguda, e tem esse nome justamente por causa do maior aparecimento de moscas no período chuvoso do ano.

O tempo da incubação também é diferente: enquanto a gripe demora cerca de 4 dias para se manifestar, a COVID-19 pode levar entre 5 e 14 dias para causar os sintomas — além dos casos assintomáticos.

Dor de garganta de origem viral
As dores de garganta de origem viral representam cerca de 50% dos casos. As causas mais comuns são: Gripe (provocada pelo vírus Influenza). Resfriado (provocado pelos vírus Rinovírus, Adenovirus, Vírus sincicial respiratório, Coronavirus e Parainfluenza).