Como saber se está com início de pneumonia?

Perguntado por: rsoares . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Os principais sintomas da pneumonia são:

  1. Dor torácica;
  2. Tosse seca ou com catarro;
  3. Calafrios;
  4. Fadiga;
  5. Febre alta;
  6. Confusão mental;
  7. Fraqueza;
  8. Mal-estar;

Em relação aos sintomas iniciais, na maioria dos doentes, verifica-se um começo ou início agudo de febre, tosse seca ou sem expectoração e dificuldade em respirar. No entanto, a pneumonia nem sempre tem febre associada.

Mal-estar generalizado. Alterações da pressão arterial. Falta de ar. Secreção de muco purulento (catarro) de cor amarelada ou esverdeada.

Os principais sintomas são:

  1. Febre alta;
  2. Dor no tórax;
  3. Tosse;
  4. Mal-estar;
  5. Falta de ar ou dificuldade respiratória;
  6. Confusão mental;
  7. Fraqueza;
  8. Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada.

Inicialmente, os primeiros sintomas que podem surgir são tosse persistente, sensação de falta de ar, febre e cansaço excessivo. À medida que a doença se desenvolve, é possível notar outros sintomas característicos da pneumonia.

Na pneumonia, costuma haver febre alta, acima de 38ºC, enquanto resfriados provocam febre baixa. A tosse pode ser diferenciada porque na maior parte das vezes a tosse da pneumonia produz muco verde-amarelado, enquanto a tosse do resfriado é seca.

Quando a tosse é preocupante, ela apresenta algum dos fatores descritos a seguir:

  1. presença de sangue ao tossir;
  2. dificuldade em respirar;
  3. dores no peito;
  4. inchaço nas laterais do pescoço;
  5. aumento de intensidade das crises;
  6. duração superior a três semanas;
  7. tosse e febre alta persistentes.

Sintomas de pneumonia silenciosa
A pessoa apresenta sintomas respiratórios como tosse e febre, mas não apresenta falta de ar importante que indicaria que a saturação de oxigênio estava baixando, com necessidade de procurar imediatamente socorro médico.

Couve, espinafre, rúcula e brócolis são alguns exemplos de vegetais verde-escuros muito benéficos para quem está com pneumonia. Graças à sua ação antioxidante são ótimos no combate a doenças no geral, incluindo as respiratórias, fortalecendo a imunidade do corpo.

É possível ter pneumonia sem febre? Mesmo sendo atípico, pode ocorrer de um paciente não apresentar sintomas de febre e ser diagnosticado com a doença. Em idosos e crianças recém-nascidas, a ausência desse sintoma é mais comum.

Não fumar e não beber exageradamente. Manter a higienização do ar condicionado sempre em dia. Não se expor a mudanças bruscas de temperatura. Procurar atendimento médico se estiver com uma gripe persistente.

Isso porque, quando a inflamação não é tratada, o germe entra na corrente sanguínea, espalha-se pelo corpo e acarreta uma infecção generalizada. O quadro evolui para uma insuficiência respiratória, levando o paciente a precisar de um suporte de ventilação mecânica, cujo risco de morte é considerável.

Uma rotina de exercícios que incorpore atividade aeróbica pode ajudar a melhorar sua capacidade pulmonar.
...
Faça mais exercícios aeróbicos

  • Andar.
  • Correr.
  • Pedalar, ao ar livre ou em uma bicicleta ergométrica.
  • Dançar.
  • Lutar boxe.
  • Jogar tênis.

Fluimucil® é um medicamento expectorante que ajuda a eliminar as secreções produzidas nos pulmões, facilitando a respiração.

Gengibre tem ação anti-inflamatória e ajuda a limpar as vias respiratórias. Além de ter uma forte ação termogênica, auxiliando na perda de peso, o gengibre se destaca por limpar as vias respiratórias, sendo indicado para quem tem asma, por exemplo, e também evita o surgimento de possíveis infecções.

O que muitas pessoas não sabem é que existem diversos tipos de pneumonia, que variam de acordo com o agente causador.
...
Quais são os tipos de pneumonia?

  1. Pneumonia viral. ...
  2. Pneumonia bacteriana. ...
  3. Pneumonia química. ...
  4. Pneumonia fúngica.

NA PNEUMONIA LOBAR USUALMENTE HÁ QUATRO ESTÁDIOS CARACTERIZADOS POR: CONGESTÃO (HIPEREMIA), "HEPATIZAÇÃO VERMELHA," "HEPATIZAÇÃO CINZENTA" E RESOLUÇÃO.

“A gripe normalmente é uma infecção de via aérea superior que pode evoluir para uma pneumonia quando infecta os pulmões, um exemplo é a pneumonia pelo H1N1, ou pode ocorrer uma infecção bacteriana secundária, que também pode levar à infecção dos pulmões”, esclarece.

Qual exame detecta pneumonia?

  1. 1 – Radiografia de tórax.
  2. 2 – Exames de sangue.
  3. 3 – Oximetria.
  4. 5 – Teste de escarro.
  5. 6 – Teste de reação em cadeia da polimerase (PCR)
  6. 7 – Broncoscopia.
  7. 8 – Tomografia computadorizada (TC) de tórax.
  8. 9 – Cultura do líquido pleural.

Caso ele apresente febre, chiado e/ou dificuldade para respirar, além de tosse com catarro, é recomendado procurar o atendimento médico com urgência.