Como saber se está com depressão ou não?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Sintomas de depressão

  1. Tristeza;
  2. Humor deprimido, que se caracteriza por desânimo persistente, baixa autoestima, sentimentos de inutilidade;
  3. Perda de interesse em atividades que antes a pessoa apreciava;
  4. Mudança de apetite;
  5. Ganho ou perda de peso;
  6. Insônia;
  7. Dormir em excesso;
  8. Perda de energia ou fadiga acentuada;

Muita gente tem depressão e não sabe. Associa à desmotivação, à anemia, ao cansaço, que são alguns dos sintomas que podem mesmo mascarar o quadro de depressão. E a pessoa acha que não é.

A pessoa com depressão, não deixa de amar o seu par, só não consegue demonstrar. Contudo, sentir-se amada, pela não desistência da pessoa que ama, certamente lhe dará mais facilidade em subir os degraus do buraco escuro e frio para onde a depressão a levou.

  1. Compartilhe suas emoções. A tristeza proporcionada pela depressão leva ao isolamento social. ...
  2. Procure acompanhamento psicológico. A depressão é uma doença atrelada à melancolia e à angústia sendo, portanto, um sofrimento psíquico. ...
  3. Tente dormir bem. ...
  4. Pratique meditação (Mindfulness) ...
  5. Procure fazer uma atividade física.

Características de cada grau de depressão
“No episódio depressivo leve, há presença de poucos sintomas além dos necessários para o diagnóstico; a intensidade dos sintomas causa sofrimento, mas é manejável e os sintomas resultam em pouco prejuízo no funcionamento social ou profissional”, explica a médica.

Dizemos que a depressão é uma doença silenciosa porque não tem uma fórmula definida para diagnóstico e tratamento. Cada pessoa reage e a manifesta de um jeito. Sendo assim, as causas também variam de acordo com as experiências e histórico de saúde de cada paciente.

Humor triste, ansioso ou “vazio” persistente; Sentimentos de desesperança, luto ou pessimismo. Irritabilidade. Sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo.

Diagnóstico do episódio depressivo
Atenção: O diagnóstico da depressão é clínico, feito pelo médico após avaliação do paciente. Não existem exames laboratoriais ou de imagem específicos para diagnosticar depressão.

desinteresse, falta de motivação e apatia; falta de vontade e indecisão; sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio; pessimismo, idéias freqüentes e desproporcionais de culpa, baixa auto-estima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte.

Sentir alegria e de repente uma tristeza profunda pode ser sintoma de ansiedade? Sugiro que você procure um psicólogo para ajudar a entender o que está acontecendo, o porquê de essa oscilação de seu humor, tristeza/alegria. Procure alguém em quem você confie e boa sorte.

Existem muitas possíveis causas da depressão, incluindo falta de regulação do humor pelo cérebro, vulnerabilidade genética, eventos estressantes da vida, medicamentos e problemas médicos.

Uma crise de depressão é quando os sintomas estão em seu pico de intensidade, impossibilitando da pessoa realizar suas atividades cotidianas impactando negativamente em tudo o que vai fazer. As crises se caracterizam principalmente pelo descontrole emocional e a incapacidade da pessoa de lidar com o conflito.

Acontecimentos marcantes como divórcio, desemprego, perda de um ente querido, fim de um relacionamento amoroso ou situações traumáticas são causas frequentes de depressão, mas as situações que favorecem o estresse prolongado, como discussões frequentes no trabalho ou em casa também pode levar à depressão porque faz com ...

«E, embora as pessoas não mudem de personalidade, podem ter alguns ajustamentos, ficam mais vulneráveis, menos confiantes e com um olhar pessimista perante a vida e, nesses casos, a depressão pode arrastar-se durante vários meses e, até, tornar-se crónica», alerta o especialista.

Duração - enquanto a tristeza dura algumas horas ou até alguns dias, a depressão, sem o tratamento certo, pode durar meses ou anos. Na verdade, uma pessoa é considerada com depressão quando a tristeza dura mais de duas semanas. Intensidade - a tristeza é um sentimento normal e não afeta a sua produtividade.

Portanto, a depressão tem cura e com o tratamento adequado o paciente pode voltar a ter uma vida normal e feliz. Quem já teve uma crise depressiva, no entanto, sempre deve estar atento a possíveis novos episódios da doença, por isso o acompanhamento psicoterapêutico é indicado mesmo quando a pessoa já é está curada.

Como tratar a depressão de forma natural? Como você já viu, muitos dos itens que ajudam a tratar a depressão são naturais. Comer bem, movimentar o corpo e manter o contato com pessoas que são importantes para você são formas de melhorar o seu estado depressivo.

Os tipos de depressão

  • Depressão clássica ou maior, transtorno depressivo maior.
  • Transtorno depressivo persistente.
  • Transtorno Disruptivo de Desregulação do Humor.
  • Transtorno afetivo sazonal.
  • Depressão pós-parto.
  • Desordem disfórica pré-menstrual.
  • Transtorno bipolar.
  • Depressão psicótica.

A depressão profunda é a fase mais severa e grave da doença, por conta disso os sintomas estão em sua intensidade máxima e afetam integralmente a vida de quem sofre com o transtorno.

Conheça 7 tipos diferentes de depressão

  1. Depressão casual. ...
  2. Depressão sazonal. ...
  3. Distimia. ...
  4. Depressão atípica. ...
  5. Depressão pós-parto. ...
  6. Depressão reativa. ...
  7. Depressão maior. ...
  8. 2 comentários sobre “Conheça 7 tipos diferentes de depressão

Desde 5 de março, urgências e emergências em clínica médica, pediatria, ortopedia e psiquiatria estão sendo atendidas nesta nova unidade. “Era um anseio da população ter uma estrutura como esta.