Como saber se está com a bexiga baixa?

Perguntado por: onovais . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Bexiga baixa (Cistocele): como saber se estou com esse problema?

  1. Protuberância na vagina, que pode ser vista à olho nu ou sentida com os dedos durante o toque vaginal;
  2. Sensação de peso na bexiga;
  3. Sensação de bola na vagina;
  4. Dor ou desconforto na região pélvica;
  5. Fraqueza ou flacidez dos músculos e ligamentos do períneo;

A bexiga caída é um problema que atinge diferentes perfis de pacientes, sendo sua maior incidência em mulheres com mais de 40 anos de idade. Essa doença faz com que não só a bexiga, mas todos os órgãos pélvicos percam sua sustentação, gerando um abaulamento na vagina.

Os sintomas desse problema na bexiga são vontade de urinar frequente, dor na bexiga, ardência ao urinar, pouca quantidade de urina, dor na parte inferior da barriga, urina escura ou com sangue e cheiro forte, além de febre baixa.

O tratamento para bexiga baixa pode ser feito com mudanças no estilo de vida, com perda de peso, deixar de fumar, combater a prisão de ventre, além da fisioterapia, exercícios pélvicos, indicados pelo fisioterapeuta, ou através de cirurgia, nos casos mais graves, quando a bexiga chega até a entrada da vagina ou passa ...

Esse problema não é fatal, mas os sintomas da bexiga baixa provoca muitos transtornos para a mulher, como riscos de infecções urinárias de repetição (cistite), mas também pode trazer transtornos emocionais, como baixa autoestima e isolamento social, que prejudicam a vida social, pessoal e profissional.

Chá de folha de uva-de-urso. Também chamado de chá de folha de uva-ursi, essa planta tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, anti-sépticas e diuréticas. O seu chá auxilia no combate às bactérias, atuando como um chá para infecção de urina, que pode ser um dos problemas causados pela incontinência urinária ...

Até outubro deste ano, o hospital já realizou 39 correções de "bexiga caída" O investimento neste tipo de cirurgia é alto, chega a aproximadamente R$ 4,8 mil, tendo 92% de seu custo bancado com recursos próprios da Administração Municipal.

urologista

A infecção urinária isolada ou por repetição é uma das diversas doenças do sistema urinário que devem levar as mulheres à procura de um tratamento com um médico urologista.

Quais os sintomas de prolapso uterino?

  • dor na região da pelve;
  • incômodo ou pressão na região da pelve;
  • sensação de peso na pelve e na vagina;
  • sensação de ter algo saindo pela vagina;
  • corrimento vaginal;
  • incontinência urinária;
  • dificuldade de evacuar;
  • dor ou incômodo durante a relação sexual.

O chá de funcho é perfeito para a incontinência urinária, já que tem propriedades diuréticas. Esse chá ajuda a conter a urina e a facilitar o ato de esvaziar a bexiga por completo.

Exame de urina. Fica pronto em um curto período de tempo e analisa a presença de bactérias, o número de leucócitos (células de defesa do organismo) e outros sinais que identifiquem uma possível infecção. É o exame mais adotado para realizar o diagnóstico da patologia; Urocultura ou cultura da urina.

A dor pode ocorrer no ventre, na região lombar e sacra, uretra, vagina, testículos, bolsa escrotal, períneo ou ainda durante a relação sexual e ejaculação.

O paciente deverá permanecer deitado em uma maca, para inserção de uma sonda, que verificará o esvaziamento da bexiga do paciente. Em seguida, o paciente precisa urinar. A sonda é capaz de avaliar se ainda existe líquido armazenado na bexiga. Também é possível avaliar a possibilidade de infecções urinárias.

Bexiga baixa causa infecção urinária e outras implicações
Inclusive, ela pode causar a incontinência urinária, que é a perda involuntária da urina em situações de esforço, pós-parto, após cirurgias ginecológicas, tosses crônicas ou mesmo por doenças neurológicas.

Para fraqueza do esfíncter urinário ou músculos pélvicos (incompetência de saída da bexiga) causando incontinência de esforço. Bloqueadores alfa-adrenérgicos: Alfuzosina. Doxazosina.