Como saber se é vômito ou refluxo?

Perguntado por: ibarbosa . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 6 votos

A regurgitação corresponde ao retorno passivo, sem esforço, do conteúdo do estômago para a boca, que não é precedido por náusea. O vômito corresponde à expulsão violenta do conteúdo gástrico pela boca, que pode ser pre- cedido por náusea, palidez, taquicardia, taquipneia, sudore- se e sialorreia.

O refluxo gastroesofágico é a volta do conteúdo do estômago para o esôfago. Entre eles existe uma região que tem como função controlar este retorno, abrindo somente para a passagem dos alimentos, quando são engolidos.

O Portal Alô Mãe explica que o refluxo é, geralmente, líquido, pois o leite mamado não passou pela digestão. Já o golfo, que é fisiológico/normal, é o retorno de pequena quantidade de um conteúdo por vezes pastoso (semelhante a uma coalhada).

– azia ou queimação que se origina na boca do estômago, mas pode atingir a garganta; – dor torácica intensa, que pode ser confundida com a dor da angina e do infarto do miocárdio; – tosse seca; – doenças pulmonares de repetição, como pneumonias, bronquites e asma.

Queimação, ânsia e dor na região do estômago são alguns dos sintomas comumente relatados por pessoas que sofrem com o refluxo gastroesofágico. A condição, que passa a ser considerada doença quando ocorre mais de uma vez por semana, pode provocar mais do que um simples mal-estar.

Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça.

Tratar o refluxo com remédios caseiros pode ser uma fria

  1. Água com limão.
  2. Chá de gengibre.
  3. Vinagre de maçã
  4. Chá de camomila.
  5. Suco de babosa.
  6. Betaína.

Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)
Isso pode acontecer pelo relaxamento do esfíncter (anel muscular) do esôfago ou por uma hérnia de hiato, que é quando uma parte do estômago sai da sua posição habitual e sobe para a região torácica através de uma pequena abertura no músculo diafragma.

Mas como podemos diferenciar? É fácil, o vômito é quando a criança expulsa o conteúdo gástrico fazendo força, é uma atividade reflexa e que conta com a participação dos músculos, que muitas vezes é acompanhada de náuseas, sudorese e mal estar. Quem já vomitou sabe do que estamos falando.

Entenda por que o refluxo piora à noite. Quando estão deitadas para o lado direito do corpo as pessoas conseguem arrotar com mais facilidade. Consequentemente, o refluxo também é mais fácil de ocorrer se o indivíduo estiver deitado do lado direito.

Intolerância alimentar, alergia à proteína do leite de vaca e determinados distúrbios metabólicos hereditários incomuns também podem causar vômitos em recém-nascidos e bebês.

Os principais sintomas da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) são: azia, dor no peito, regurgitação, que é a sensação de um líquido amargo ou até mesmo ácido subindo até a boca, náusea após refeições, pigarro e sensação de bolo na garganta.

SINAIS E SINTOMAS DO REFLUXO

  1. Cuspir leite durante ou após as mamadas.
  2. Recusar alimentos ou engasgar.
  3. Soluços ou tosse persistentes.
  4. Choro ou choro excessivo durante a alimentação.
  5. Infecções de ouvido frequentes.

Quais os sintomas? O bebê, em geral, apresenta irritabilidade intensa após as mamadas, pode ter dor na região do abdômen, como cólicas, assim como dificuldade em dormir ou em se alimentar. Quando acontecem vômitos, pode sentir irritação na garganta, tosse crônica, engasgos e até mesmo pausas respiratórias.