Como saber se é uma molécula?

Perguntado por: esalazar . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Uma molécula é um grupo de átomos de um mesmo elemento ou de elementos diferentes. Veja alguns exemplos: H2O – molécula formada por dois elementos diferentes (dois átomos de Hidrogênio e um átomo de Oxigênio); Cl2 – molécula formada por apenas um único elemento químico (dois átomos de Cloro).

Molécula é um conjunto de átomos, iguais ou diferentes, unidos por ligações covalentes. Essas espécies químicas são eletricamente neutras e representam a unidade formadora de uma substância. Existem moléculas simples, como o oxigênio (O2) do ar que respiramos.

O que são moléculas? (Conceito e Exemplos)
Dizemos que uma molécula é o conjunto de átomos. Esse agrupamento pode ser formado por átomos de elementos iguais ou diferentes. Molécula de água (H2O): formada por dois elementos diferentes (O e H), sendo dois átomos de Hidrogênio e um de Oxigênio.

Como sabemos, cada um mol tem cerca de 6,022 vezes 10²³ moléculas. Sendo assim, para saber o número de moléculas, basta pegar esse valor e multiplicar isso por 6,022 vezes 10 elevado à vigésima terceira potência.

Quantificando em mol
Se você precisa se referir a 6,02 x 10²³ moléculas, você pode dizer simplesmente 1 mol de moléculas.

Dentre as possíveis geometrias, as mais comuns são: a linear, triangular, angular, tetraédrica, piramidal, bipiramidal e octaédrica.

Quando uma molécula é formada por átomos de um único elemento químico, não há diferença de eletronegatividade e a molécula é apolar. As moléculas de substâncias simples, como O2 e N2, são formadas por átomos do mesmo elemento; já as moléculas de substâncias compostas possuem pelo menos dois elementos diferentes.

Pesquisadores do Observatório de Leiden, na Holanda, usando o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), no Chile, detectaram éter dimetil em torno da jovem estrela Oph-IRS 48. Com nove átomos, essa é a maior molécula já identificada em um disco formador de planetas até o momento.

Sabemos que o nível fundamental da matéria são os átomos. Esses átomos agrupam-se, interagem entre eles e formam as moléculas. As moléculas, por sua vez, podem organizar-se e formar compostos. As moléculas em conjunto com os compostos formam as organelas, que, em conjunto, formam as células.

Substâncias são grupos de moléculas iguais. Cada molécula pode ser formada por um grupo de átomos de um mesmo elemento químico ou por elementos diferentes. A água, por exemplo, é uma substância composta cujas moléculas são formadas por dois átomos de Hidrogênio e um átomo de Oxigênio.

A molécula da água é formada por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio por meio de ligações covalentes (figura 1). O ângulo de ligação é de 104,45º em função da estrutura tetraédrica dos orbitais sp3 do oxigênio (figura 2).

O DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é uma molécula presente no núcleo das células de todos os seres vivos e que carrega toda a informação genética de um organismo. É formado por uma fita dupla em forma de espiral (dupla hélice), composta por nucleotídeos.

Assim como os átomos que constituem as moléculas, elas também são minúsculas, tanto que há 602 200 000 000 000 000 000 000 moléculas em apenas 18 g de água. Podemos escrever esse número de uma forma mais simples: 6,022 .

Nada menos do que 1,67 x 10²¹ moléculas, um número tão grande que, se escrito, ocuparia umas duas linhas da nossa matéria. Vamos aos cálculos: Um mol de água, que é a quantidade padrão usada pelos químicos, corresponde a 18 gramas e contém 6,022 x 1023 moléculas.

Mol é uma palavra que vem do latim “mole”, que significa “porção”, “monte”, “amontoado”, “quantidade”. Essa quantidade tem sempre 6,02x10²³ unidade, que pode ser arredondando para 6x10²³. A unidade de mol se refere ao número de moléculas, íons e átomos, segundo os químicos.