Como saber se é uma jararaca?

Perguntado por: lcampos . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Essa percepção é possível por meio de um órgão chamado fosseta loreal: um buraco localizado na cabeça da serpente, entre o olho e a narina. A presença desse órgão também serve para identificar algumas das serpentes peçonhentas no Brasil: Jararacas, cascavéis e surucucus-pico- de jaca.

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Serpente venenosa que pertence à família dos viperídeos e pode chegar dois metros de comprimento. Na língua tupi-guarani, "jarara" significa “o bote da cobra”, e "uçu” ou “ussu" grande, longo.

Morfologia. Possui corpo marrom com manchas triangulares escuras e região ao redor da boca com escamas de cor ocre uniforme, peculiaridades que propicia uma excelente camuflagem. Também é conhecida por jararaca-do-campo, jararaca-do-cerrado, jararaca-dormideira, jararaca-preguiçosa e jararaca-verdadeira.

As cobras são animais predadores que costumam se esconder para surpreender suas presas. Portanto, o seu pátio será convidativo para elas se tiver lugares onde possam usar como esconderijo: grama alta, buracos, pilhas de lenha, montes de lixo etc.

Ao longo da sua distribuição geográfica, as jararacas possuem variação nos padrões de cores e manchas, com indivíduos apresentando tons de cinza, pardo-esverdeado, verde, amarelo e marrom.

Engana-se quem acha que assim como a jiboia, a jararaca ataca, se enrola na presa e engole de uma vez! A jararaca morde, despeja o veneno e solta a presa. Se for um rato, por exemplo, depois de morder ela solta e deixa que ele tente fugir enquanto a toxina faz efeito.

A jararaca só ataca quando se sente ameaçada ou para caçar. Mesmo assim, é uma cobra considerada de risco para humanos e de difícil observação. O veneno da jararaca pode até causar morte, seja por hemorragia ou alterações cardiovasculares e renais.

O seu veneno é potente, ataca o sistema nervoso (neuro-tóxico) e pode matar nas primeiras 24 horas, principalmente se a vítima for uma criança. 6 - encaminhar a vítima ao Posto Médico ou Hospital.

Conhecida como falsa jararaca, seu comportamento intimidador e o padrão de coloração fazem com que seja confundida com a serpente Bothrops jararaca. Não é peçonhenta, ou seja, é inofensiva ao homem.

Quando nascem, os filhotes de jararaca podem ser de coloração branca ou amarelo-creme. A jararaca costuma terminar sua fase reprodutiva em fevereiro e março. Como é um animal carnívoro, ela se alimenta de roedores, sapos e lagartos e os caçam com suas presas.

Lavar o local da picada com água e sabão; ir até o hospital ou posto de saúde mais próximo; ficar deitado e elevar o membro que levou a picada; se possível, e em segurança, tire uma foto da cobra para ser identificada.

A fecundação ocorre dentro do corpo da cobra, mas o desenvolvimento do filhote pode acontecer tanto dentro, quanto fora de seu corpo. Algumas espécies de cobras botam o ovo fecundado e o filhote se desenvolve fora do corpo da mãe. Mas o filhotinho só sai do ovo depois de terminado o seu desenvolvimento.

Serpentes costumam buscar abrigos em fendas de. pedras dando origem a verdadeiros ninhos de.

Jararaca é uma cobra peconhenta. Boipeva é uma cobra não peconhenta.

Tem fosseta loreal e a fêmea apresenta a cauda mais curta que a do macho. Alcança até 1,50 m de comprimento. Se alimenta de pequenos mamíferos, aves, lagartos, serpentes e anfíbios. Possui hábitos noturnos e terrestres, esconde-se em tocas e troncos ocos.