Como saber se é um nódulo na mama?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Os nódulos benignos normalmente são mais macios e possuem bordas regulares na palpação. Já os nódulos suspeitos são duros e possuem bordas irregulares. O exame dos nódulos de mama sempre deve incluir o ultrassom de mamas. Quando a imagem for suspeita, é necessário também fazer uma biópsia por agulha.

O caroço, também chamado nódulo, do câncer de mama, normalmente surge em qualquer região da mama e também na axila. Porém, em um tipo raro de câncer de mama inflamatório, normalmente a paciente não nota nenhum tipo de caroço nos seios, e os sintomas são apenas vermelhidão local, dor, inchaço e coceira.

Resumindo, é possível afirmar que os caroços na mama se devem principalmente ao acúmulo de líquidos nas glândulas mamárias. Isso é mais frequente em alguns períodos do ciclo menstrual e devido a flutuações hormonais que também tornam a área das mamas mais sensível.

É relevante pontuar que mulheres naturalmente podem ter sensações de “caroços” na mama, por isso é tão necessário o autoexame periódico, pois assim é possível perceber o que está desalinhado no organismo. Todos esses aspectos não devem ser motivos de estresse ou medo, mas sim de atenção e cuidado.

Mamas têm uma textura nodular e densa e são frequentemente sensíveis quando palpadas. As mamas podem parecer pesadas e desconfortáveis. As mulheres podem sentir dor em queimação nas mamas. Alterações fibrocísticas são a causa dos sintomas mamários mais comumente relatados.

Quando um nódulo na mama é preocupante? Todo nódulo palpável na mama deve ser analisado. Nódulos espessos, endurecidos e de bordas irregulares são mais preocupantes e merecem uma atenção especial, devendo ser avaliados prontamente por profissional médico e realizados os exames necessários.

Nódulos que não se movem, são duros, possuem bordas irregulares, causam dor e provocam alterações na pele ao redor são os mais preocupantes.

Por apresentar vários sintomas, muitas outras doenças benignas podem ser confundidas com câncer de mama. Como por exemplo, cistos, infecções e hiperplasia ductal, entre outras. Os cistos podem ser confundidos com nódulo, mas são alterações benignas, porém devem ser investigados.

Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.

A única forma de saber se um tumor é benigno ou maligno é procurando a ajuda de um médico especialista. Durante a consulta, o médico irá fazer um levantamento do histórico médico do paciente, um exame físico e ainda solicitar exames complementares para a confirmação do tipo de tumor.

Observe atentamente os dois seios com o braço caído, depois com as mãos na cintura fazendo força e posteriormente com as mãos atrás da cabeça. Aperte delicadamente os mamilos e verifique se há a saída de secreções. Quando estiver em dúvida sobre um nódulo em particular, verifique o outro seio.

Por isso, se a dor ou o desconforto na mama permanecer por mais de 15 dias ou se não estiver relacionada com a menstruação ou a menopausa, é importante que a mulher procure um médico ginecologista ou mastologista para uma avaliação, e se preciso, realizar exames.

Em alguns casos, o nódulo da mama pode ser considerado benigno. Isso, é claro, só poderá ser determinado após a consulta médica. Alguns nódulos surgem devido às alterações hormonais causadas pela menstruação ou algum tipo de tratamento com hormônios, e acabam desaparecendo em pouco tempo.

Em média, o câncer de mama duplica de tamanho em seis meses. Tem tumor que é mais lento, e tem o superagressivo que, em dois meses, duplica de tamanho. São vários subtipos diferentes, com ritmo de crescimento, evolução diferente e, portanto, prognóstico diferente”.

Bom, e qual a diferença entre nódulo e cisto? A principal distinção é que o conteúdo do cisto é líquido, enquanto o do nódulo é endurecido. Além disso, cistos geralmente são benignos — mas somente o médico pode indicar se não é mesmo necessário investigar.

fibroadenoma – nódulo benigno e com incidência maior entre mulheres mais jovens; lipoma – acúmulo de tecido gorduroso que não oferece riscos à saúde da mulher; mastite – inflamação do tecido mamário, normalmente acompanhada de infecção.

No caso do nódulo, as bordas regulares e a maleabilidade são bons indicativos de benignidade. Já se o mesmo tiver o contorno irregular, massa mal definida e aderência a tecidos adjacentes, acende o alerta para suspeita de câncer.

Um nódulo maligno costuma ser duro, de formato irregular e bem aderido aos planos profundos. A presença de gânglios na axila, alterações no mamilo, secreção sanguinolenta e alterações na textura da pele na mama também são sinais de alerta que podem indicar câncer de mama.